Comunicação inadiável durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de atividades parlamentares desenvolvidas por S.Exª em Recife-PE e Natal-RN; e outro assunto.

Autor
Inácio Arruda (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. GOVERNO FEDERAL.:
  • Registro de atividades parlamentares desenvolvidas por S.Exª em Recife-PE e Natal-RN; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 19/03/2014 - Página 31
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. GOVERNO FEDERAL.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, REUNIÃO, LOCAL, CIDADE, RECIFE (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), OBJETIVO, DEBATE, ATUAÇÃO, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE (SUDENE).
  • REGISTRO, SUBCOMISSÃO, DESENVOLVIMENTO URBANO, COMISSÃO, INFRAESTRUTURA, SENADO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, LOCAL, NATAL (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), PARTICIPAÇÃO, ORADOR, OBJETIVO, DEBATE, ASSUNTO, POLITICA URBANA, ANUNCIO, EVENTO, LOCALIDADE, CURITIBA (PR), ESTADO DO PARANA (PR), PORTO ALEGRE (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
  • ANUNCIO, VIAGEM, ORADOR, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LOCAL, ESTADO DO CEARA (CE), OBJETIVO, DEBATE, POLITICAS PUBLICAS, POPULAÇÃO, ZONA RURAL, PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC).

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco Apoio Governo/PCdoB - CE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna, neste espaço breve de comunicação inadiável, para prestar contas, primeiro, de uma reunião que tivemos no Recife, para discutir a Sudene, sob o comando do nosso Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Senador Antonio Carlos Valadares.

            Nessa reunião de altíssima qualidade, houve intervenções que envolveram o superintendente da Sudene, o nosso Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, acadêmicos - uma excelente intervenção do Prof. Emmanuel Ismael, que apresentou um estudo que ele fez, como tese de doutorado, sobre o desenvolvimento regional. Uma maravilha a intervenção que ele fez.

            Tivemos também a presença de representantes da Confederação Nacional da Indústria, de muitos Senadores, do Vice-Prefeito do Recife, de vários secretários de Estado, de representantes do Governador do Estado de Pernambuco. Então, uma discussão e um debate que nós temos de voltar a fazer no Congresso Nacional, especialmente num ano de eleição. As questões regionais têm que estar muito bem emolduradas no projeto de desenvolvimento do Brasil, no projeto de desenvolvimento nacional.

            Na sequência, presto contas também de atividade realizada em Natal, em nome da Subcomissão de Desenvolvimento Urbano da Comissão de Infraestrutura, que tem no comando o Senador Fernando Collor. A subcomissão está com a atribuição de discutir, em várias regiões metropolitanas, o chamado “nó urbano”, a questão da reforma urbana, que foi a consigna da recente Conferência Nacional das Cidades. Fazer a reforma urbana diante da explosão demográfica que viveu o Brasil e da concentração dessa explosão demográfica nas regiões metropolitanas do nosso País.

            A primeira reunião foi em Natal em face da existência ali de um parlamento comum. Eles têm uma unidade de todos os Municípios da região metropolitana, têm um parlamento comum e trabalham em iniciativas para responder essas questões cruciais que a explosão urbana e, evidentemente, o desenvolvimento do País estão colocando à nossa mesa. E é responsabilidade do Congresso Nacional dar resposta, especialmente do Senado Federal. Trata-se, Sr. Presidente, de uma bateria de reuniões, de debates, de seminários, que estão em consonância com o que acontecerá no País daqui a pouco, a partir de junho, que será o grande debate em torno da sucessão presidencial e também da sucessão nos Estados e da eleição congressual.

            Falando nisso, mais um governamentável acaba de adentrar o nosso plenário, o Senador Crivella, pré-candidato às eleições do Estado do Rio de Janeiro. Desejo sucesso a V. Exª. Seja muito bem-vindo às hostes do Senado Federal.

            Sr. Presidente, nós vamos dar continuidade a esse debate, agora nas cidades de Curitiba e de Porto Alegre. Na quinta-feira, estaremos em Porto Alegre - portanto, estaremos trabalhando em nome do Congresso Nacional, do Senado Federal e do povo brasileiro. Depois, estaremos em Curitiba, realizando esse seminário sobre a questão urbana brasileira. Então, que já fique registrado, no Congresso e também aqui no Senado Federal, que nós estaremos, com a Subcomissão de Desenvolvimento Urbano, na cidade de Porto Alegre no dia 20 e, no dia 21, em Curitiba, também tratando dessa questão urbana.

            É preciso ouvir todas as regiões metropolitanas, ouvir a população, discutir com ela, debater intensamente, para poder alcançar, então, as proposições que permitam ajustar a legislação que está em vigor.

(Soa a campainha.)

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco Apoio Governo/PCdoB - CE) - Nós temos a Constituição, nós temos o Estatuto das Cidades, nós temos uma série de iniciativas que foram discutidas e votadas no Congresso Nacional e, para colocá-las em prática, é preciso que se promova um amplo debate com a sociedade.

            Então, os resultados da conferência sobre as cidades, o debate com o movimento comunitário, com o movimento popular, o debate com os empresários que atuam nos setor urbano brasileiro, tudo isso nós estamos realizando através da nossa Subcomissão para dar luz a essa questão de desatar o nó urbano no Brasil.

            Registro, Sr. Presidente, para concluir minha passagem rápida aqui na tribuna do Senado nesta tarde, que amanhã estaremos em Fortaleza, depois em São Gonçalo do Amarante e, na sequência, em Sobral, acompanhando a Presidente Dilma Rousseff em viagem a nosso Estado. É a oportunidade de, ao mesmo tempo, lançarmos programas; discutirmos com...

(Soa a campainha.)

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco Apoio Governo/PCdoB - CE) - ... a população da cidade de Fortaleza; discutirmos com a população rural do nosso Estado, porque vamos ao interior do Estado; vamos tratar do programa São José, já nas suas múltiplas edições; e vamos ao Pecém, que é uma área portuária e industrial em expansão no Estado do Ceará e no Nordeste brasileiro. É a oportunidade de a Presidente também examinar um conjunto de obras do Plano de Aceleração do Crescimento que estão em curso em nosso Estado e também as iniciativas que estão sendo discutidas, debatidas no Estado do Ceará.

            Portanto, Sr. Presidente, eu gostaria de fazer o registro de que não estarei aqui, neste plenário do Senado Federal, pois estarei no Estado do Ceará amanhã, durante o dia inteiro; na quinta-feira, estaremos em Porto Alegre; e, na sequência, estaremos em Curitiba, discutindo o nosso País.

            Muito obrigado. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/03/2014 - Página 31