Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a nomeação do Sr. Néfi Cordeiro para o cargo de Ministro do STJ.

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO, JUDICIARIO.:
  • Considerações sobre a nomeação do Sr. Néfi Cordeiro para o cargo de Ministro do STJ.
Publicação
Publicação no DSF de 19/03/2014 - Página 89
Assunto
Outros > SENADO, JUDICIARIO.
Indexação
  • ELOGIO, APROVAÇÃO, SENADO, INDICAÇÃO, MINISTRO, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ).

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco Apoio Governo/PT - BA. Sem revisão do orador.) - Serei muito rápido, Sr. Presidente.

            Quero aqui corroborar, em gênero, número e grau. É óbvio que o Senador Vital do Rêgo tem mais propriedades do que eu para tocar nesse assunto. Eu me refiro aqui, Senador Vital, a essa condução do Dr. Néfi Cordeiro ao STJ. Eu diria que V. Exª tem a proeza e a capacidade de falar da chamada parcela do jurídico, mas eu posso também falar inclusive da parcela que antecede a chegada do Dr. Néfi ao Judiciário. Ele vem da área de exatas e vai para o mundo do Direito. Portanto, é alguém que, na sua vida, se destacou exatamente pela exatidão, pela correção e pela contundência com conteúdo na sua carreia. Aliás, uma carreira que começou na juventude. Portanto, a gente pode falar de uma carreira longa, ainda jovem, mas com uma jornada extremamente prestativa para a sociedade e uma jornada recheada de conquistas e vitórias.

            Portanto, ganha o STJ, Senador Jorge Viana, mas ganha principalmente a população que mais carece da Justiça, ao aprovarmos aqui hoje a indicação do Dr. Néfi Cordeiro para a ocupação desse importante posto em um dos pontos da chamada cúpula do Judiciário brasileiro.

            Portanto, ganhamos todos nós com a ascensão para esse posto de um homem que, sem dúvida nenhuma, honrará o Judiciário, mas, principalmente, honrará toda a sua trajetória no Judiciário e na sua vida pública, coroando com a chegada a essa Corte, onde contribuirá em muito para solucionar diversos problemas que ali chegam.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/03/2014 - Página 89