Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimentos à população do Estado de Rondônia pelo reconhecimento do trabalho de S. Exª como Governador; e outros assuntos.

Autor
Ivo Cassol (PP - Progressistas/RO)
Nome completo: Ivo Narciso Cassol
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA PARTIDARIA. CALAMIDADE PUBLICA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, PESCA.:
  • Agradecimentos à população do Estado de Rondônia pelo reconhecimento do trabalho de S. Exª como Governador; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 19/03/2014 - Página 278
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA PARTIDARIA. CALAMIDADE PUBLICA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, PESCA.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, POPULAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), MOTIVO, RECEBIMENTO, ORADOR, RECONHECIMENTO, ATUAÇÃO, PERIODO, GOVERNADOR.
  • REGISTRO, PARTIDO POLITICO, ESTADO DO PARANA (PR), REALIZAÇÃO, EVENTO, LOCAL, CIDADE, JI-PARANA (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), OBJETIVO, DISCUSSÃO, ELEIÇÕES.
  • REGISTRO, FATO, DILMA ROUSSEFF, VISITA, LOCAL, ESTADO DE RONDONIA (RO), OBJETIVO, ACOMPANHAMENTO, CALAMIDADE PUBLICA, AUMENTO, NIVEL, AGUA, RIO MADEIRA, DEFESA, GOVERNO FEDERAL, DESTINAÇÃO, RECURSOS, FORNECIMENTO, ALIMENTAÇÃO, POPULAÇÃO, MANUTENÇÃO, RODOVIA.
  • AGRADECIMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PESCA E AQUICULTURA (MPA), MOTIVO, ATENDIMENTO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, RELAÇÃO, LIBERAÇÃO, PAGAMENTO, SALARIO MINIMO, PESCADOR.

            O SR. IVO CASSOL (Bloco Maioria/PP - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, nosso Presidente, Senador Paim. É uma alegria e uma satisfação cumprimentá-lo.

            Quero aqui também cumprimentar os nobres colegas Senadores e Senadoras e aproveitar esta oportunidade para mandar meu abraço a todos os nossos rondonienses, que, infelizmente, estão passando por uma situação difícil, àqueles que estão sendo desalojados de suas casas, especialmente aos ribeirinhos e às pessoas de Porto Velho, de Nova Mamoré, de Jaci-Paraná, de Guajará-Mirim. Infelizmente, a chuva dos últimos dias tem atormentado a vida de todas essas pessoas, gerando prejuízos incalculáveis à população e ao Estado de Rondônia.

            Mas, ao mesmo tempo, nosso amigo e Presidente gaúcho, torcedor do Caxiense, o que é uma alegria, Senador Paim, quero dizer o que eu dizia, há pouco, ao Senador Cidinho, que substitui o Senador Blairo Maggi, ao Senador Jayme Campos e a V. Exª: nos últimos tempos, as autoridades políticas fazem de tudo para não ir a um estádio de futebol, evitam ir a um estádio de futebol, porque, muitas vezes, os representantes políticos, infelizmente, são vaiados pelos torcedores.

            Na semana passada, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na cidade de Vilhena, jogou o Palmeiras, uma grande equipe do Brasil, uma grande equipe do Estado de São Paulo. Na Copa do Brasil, o Palmeiras disputou a primeira partida com a equipe vilhenense conhecida como VEC.

            Aqui, quero agradecer ao Presidente da CBF, José Marin, e ao Sr. Marco Polo, que, se Deus quiser, nos próximos dias, será o Presidente da CBF. Eles intermediaram no sentido de que a partida entre os times Palmeiras e VEC fosse jogada em nosso Estado. É inaceitável que, quando uma das vagas da Copa do Brasil é dos Estados e dos times campeões do Estadual, queiram, na verdade, levar para Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, esse jogo, essa partida. Nós a reivindicamos. Eu a solicitei. E, graças a Deus, fomos atendidos em nosso pedido.

            No último dia 12, na quarta-feira da semana passada, houve essa partida na cidade de Vilhena. Cheguei lá por volta de 17 horas. Com o Prefeito e com o Deputado Federal Nilton Capixaba, entramos de veículo no recinto, nós o encostamos no fundo da arquibancada, Senador Jayme Campos, e fomos dar uma volta junto com a torcida. O Prefeito José Rover disse o seguinte: “Senador, vamos dar a volta por trás e vamos às cabines de rádio.” Eu disse para ele: “Não. Prefeito, Deputado Nilton Capixaba e Vereadores, nós vamos para a frente das arquibancadas, vamos cumprimentar o público, vamos medir a temperatura do Ivo Cassol, ex-Governador, ex-Prefeito e atual Senador da República pelo Estado de Rondônia.” E, quando entrei na arquibancada, do lado esquerdo do vestuário, ouvi aplausos e cumprimentos. O povo gritava de todos os lados, com saudade e lembrança do Ivo Cassol quando era Governador. Adentrei o campo de futebol, dei a volta olímpica, Senador Jayme Campos. Dei a volta olímpica, e continuaram os aplausos. Eram mais de 12,5 mil pagantes. Eram 17h30. O jogo só começaria às 18h30, às 19h30 no horário daqui. Passou até no SporTV, se não estou enganado.

            A torcida inteira se levantava e aplaudia. Quero dizer a vocês, especialmente à população do meu Estado e à população do Brasil inteiro que me assiste neste momento: foi de arrepiar! Foi gratificante, por tudo aquilo que fiz no passado e, ao mesmo tempo, pelo reconhecimento do povo do meu Estado. Lá estavam torcedores de Porto Velho, de Ariquemes, de Buritis, de Machadinho, de Jaru, de Ouro Preto, de Mirante, de Alvorada, de Ji-Paraná, de Presidente Médici, de Cacoal, de Rolim de Moura, de São Miguel, de São Francisco, de Colorado, de Cerejeiras, de Cabixi, de Corumbiara, da cidade de Vilhena, do Estado vizinho de Mato Grosso, de Comodoro, como também estavam ali alguns torcedores do Acre que para lá foram de avião, porque, infelizmente, por estrada, não conseguiriam ali chegar.

            Demorei 1 hora e 30 minutos para dar a volta olímpica, para chegar ao outro lado. Passei do alambrado para o outro lado, junto com o público, de frente para as cabines de rádio e de televisão. Os aplausos, os abraços, as fotografias, as filmagens, Senador Jayme Campos, foram de arrepiar. Foi inesquecível! Foi a demonstração mais bonita, mais linda que recebi na minha vida. Por todos os processos que tenho nas minhas costas, quero dizer que esse é o reconhecimento do trabalho honesto e sério que fiz em meu Estado, com os aplausos dos torcedores. Os torcedores são muito autênticos, são muito verdadeiros. Lá é vista a satisfação do público, é vista como está a temperatura. Aquilo, na verdade, comoveu-me. Não me deixou vaidoso, não me deixou maior, simplesmente me deixou mais completo, quando, no meio da população, recebi aquele calor humano, o reconhecimento pelo trabalho que fiz como Governador do Estado de Rondônia.

            Só posso dizer isto à população do meu Estado, às pessoas do Estado vizinho que lá estiveram: obrigado pelo reconhecimento. Não há dinheiro que pague esse reconhecimento. Temos, nosso Presidente, Senador Paim, de continuar trabalhando, defendendo os interesses do povo do Estado de Rondônia. Sou muito verdadeiro. Às vezes, eu me machuco, porque não sei ficar enrolando: ou é sim, ou é não. E, quando dá, eu corro atrás. E tenho trabalhado para buscar dias melhores para a nossa população.

            O VEC, a nossa equipe de Vilhena, cujo Prefeito fez sua parte para que essa partida também acontecesse na cidade, conseguiu manter, até quase os últimos minutos, o empate de zero a zero. Quase conseguiu marcar gol no Palmeiras. No último minuto, o Palmeiras conseguiu um gol, e, com isso, o VEC, no próximo dia 12, se não me engano, no final do mês ou no começo do próximo mês, fará uma partida de volta na cidade de São Paulo.

            Quero dizer à população de meu Estado: obrigado, de coração. Que Deus ilumine cada um dos senhores, cada uma das senhoras, aquelas crianças que estavam no estádio, vocês que ficaram em casa e que sempre aplaudem e reconhecem o trabalho que fizemos! Esse é o maior prêmio que um homem público pode receber. Essa é a maior honraria que um homem público pode levar com ele. Esse prêmio, essa homenagem quero dividir não só com minha esposa, mas também com meus filhos, com meus netos e com a população em geral. O mínimo que posso fazer é continuar trabalhando para que a população de meu Estado continue tendo orgulho do Senador Ivo Cassol.

            Nunca tive, Sr. Presidente, nem tenho hoje vergonha dos atos que pratiquei em meu Estado. Eu tive de peitar e de denunciar o desmando, o roubo que havia em nosso Estado, à época, cometido pela Assembleia Legislativa, pelo sistema que faziam, sangrando os cofres do Estado. Eu os peitei e sofri retaliações. Isso foi manchete, na época, na mídia nacional. O Fantástico passou o fato várias vezes. Mas, ao mesmo tempo, nós conseguimos resgatar a credibilidade, a autoconfiança e a autoestima do nosso povo.

            É isso o que é gratificante, e o reconhecimento vem mais dia, menos dia. Mas ele vem, melhor ainda, quando você fica fora por certo período. Por exemplo, nos três anos e dois meses em que estive fora do Governo do Estado de Rondônia, a população, com certeza, pôde fazer uma comparação entre o trabalho que nós fizemos e o trabalho que está sendo feito hoje. Portanto, sou grato a todos os amigos e amigas do Estado de Rondônia que reconhecem o quanto fui importante para o meu Estado.

            No último sábado, na cidade de Ji-Paraná, houve um grande evento político comandado pelo Partido Progressista, juntamente com o Deputado Carlos Magno, uma grande liderança; com o Deputado Maurão de Carvalho; com Deputado Flávio Lemos; com o Deputado Luiz Cláudio. A minha filha comanda o PR no meu Estado e se está preparando para uma pré-candidatura para Deputada Estadual. Ao mesmo tempo, o Deputado Luiz Cláudio tenta a candidatura a Deputado Federal. Estavam presentes mais de 500 pessoas naquele evento, no Estado de Rondônia.

            Eu me sinto feliz, porque isso não ocorre somente no campo de futebol e na volta olímpica, mas também no encontro partidário, nas ruas, no rádio, na televisão, nas festas, nos campos de futebol, naquelas peladas que a gente faz. Constantemente, ainda fazemos as peladas. E jogaremos na linha P 18 num campeonato em Santa Luzia, que começa no próximo domingo. Eu também tenho participado.

            Isso é gratificante porque estimula a gente a trabalhar cada vez mais com o mesmo propósito. Esses partidos estavam reunidos junto com o PPS, de João Cahulla; com o PSDC, de Edgar do Boi e do Deputado Neodi; com o PROS, do Zico, que, como muitos outros Partidos, discutem o processo eleitoral de 2014.

            Muitas pessoas até estranham: “Mas o grupo do Cassol está conversando com A, com B ou com C?” Quero deixar bem claro que essa antecipação das convenções é igual a um namoro. Isso não quer dizer que o namoro do jovem é obrigado a virar casamento. Mas, a partir do momento em que se entrosa mais, em que se discute mais, em que se conversa mais, o resultado para a sociedade, com certeza, é muito melhor.

            Por isso, está aberto o diálogo com o Deputado Carlos Magno; com Cláudio Farias, o nosso Secretário do Partido; com Miguel Sena; com Josias Custódio, com Salomão, com Décio Lira. Está aberta a discussão, para que se possa debater o processo da coligação para Deputado Estadual, para Deputado Federal, para Senador, para Vice-Governador e também para Governador de Estado.

            Quero aqui também agradecer a todos os meus amigos e amigas do Estado de Rondônia.

            Nos quatro cantos de Rondônia, sempre cito o nome da minha esposa, Ivone, para que ela possa ser indicada como pré-candidata a Governadora. Senador Paim, ela foi convidada até pelo seu Partido, comandado pelo Padre Ton, para participar de uma candidatura para Governador de Estado para a qual ele está trabalhando. Ele convidou minha esposa para Vice e ofereceu também a vaga de Senador, para que ela pudesse ser Senadora, para fazer uma composição.

            Então, quero aqui agradecer e dizer que esse trabalho que nós fizemos nos dois mandatos de Prefeito e, além disso, nos dois mandatos de Governador do Estado de Rondônia, juntamente com a Ivone, minha esposa, é gratificante porque tem o conhecimento da população.

            Ao mesmo tempo, cito também meu irmão César Cassol, que também tem feito um grande trabalho na Prefeitura.

            É tempo de aproximação, é tempo de discutir o processo eleitoral, é tempo de a gente definir o que é melhor para o povo do Estado de Rondônia. E é importante que os partidos políticos renovem sua mentalidade, para que não fique a maneira mesquinha que se via no passado, em que se tratavam alguns partidos como se nada pudessem somar.

            Ao mesmo tempo, nós temos trabalhado para que possamos estudar, Senador Jayme Campos, um projeto para resgatar a confiança e a autoestima do povo do meu Estado.

            Além de todas essas coisas boas que aconteceram, também contamos com a presença da Presidente da República, Presidente Dilma, no último fim de semana no meu Estado. Ela sobrevoou o Estado e verificou a calamidade em que se encontram os Distritos de São Carlos, de Calama, de Nazaré e de Santa Catarina e muitos outros distritos. Ela verificou as alagações e os prejuízos que elas têm causado. Espero que, verificando isso in loco, pessoalmente, ela consiga se motivar muito mais para liberar mais recursos. Por mais que haja a necessidade hoje da cesta básica, por mais que haja a necessidade hoje de recursos para se atender a essas famílias na sua alimentação do dia a dia, queremos lembrar que, após as águas baixarem, a nossa BR-364 vai estar danificada; haverá problemas de doenças em vários bairros, em vários locais, em várias cidades.

            Nós precisamos de recursos, mas de recursos maiores. Não aqueles que, num primeiro momento, foram liberados, mais ou menos R$500 mil, para atender à demanda do nosso Estado.

            A Presidente também falou claramente a respeito do defeso dos pescadores profissionais do nosso Estado, que me solicitaram resolução para o problema. Uma semana antes do Carnaval, entrei com o requerimento no Ministério da Pesca - tenho cópia do requerimento -, e o próprio secretário, responsável por essa área, encaminhou o documento - se não me engano, o Sr. Henrique Almeida -para que o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama liberassem por mais 90 dias o defeso. Com isso, os pescadores profissionais continuariam recebendo o mínimo, que é o salário mínimo, para atender à demanda das suas necessidades.

            Quero aqui agradecer a toda a equipe do Ministério da Pesca e à Presidente Dilma por terem atendido a essa indicação, essa iniciativa do Senador Ivo Cassol, que foi motivada tanto pela Colônia de Pescadores Tenente Santana Z1 quanto pela Colônia de Pescadores de Costa Marques, de Guajará-Mirim, quando reivindicaram ao Sindicato de Pescadores Profissionais de Rondônia (Sinpesro), comandado por Valter Canuto Neves, que também mandou ofício para mim, comunicando e solicitando, como também à Presidente Marina Gomes Veloso, que é Presidente da Tenente Santana Z1. Isso é gratificante.

            Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esse trabalho é fundamental.

            Houve, ontem, uma manifestação, em Porto Velho, dos sindicatos e dos servidores públicos em cima da transposição. Eu quero dizer para os servidores públicos e sindicalistas que, por mais que vocês cobrem da bancada, o nosso papel nós estamos fazendo. Eu fui o único político nesta Casa do Estado de Rondônia que falou a verdade. Eu dizia que o Governo Federal não tinha interesse em que isso acontecesse, que foi criada uma expectativa e deixaram em vão. Dizem que se tem que fazer isso com acordo político, mas nem com acordo político isso está acontecendo.

            Portanto, sugiro aos sindicatos que representam esses servidores que vão para a transposição que entrem na Justiça. A Justiça está aí para isso, para dar direito a quem tem direito.

            Portanto, está aprovada a PEC da Transposição, foi feita a lei complementar, que foi necessária e cobrada, e agora não acontece! A situação é igual à dos policiais militares, que já entraram na Justiça e já ganharam no ano passado. Mais que 400 funcionários, policiais militares, foram para a transposição, para o quadro federal.

            Nós estamos trabalhando empenhados, nos dedicando a isso, correndo junto, para liberar os recursos para as pessoas que estão sendo afetadas pela enchente, para as pessoas do Estado de Rondônia em todos os sentidos da BR. Nós temos feito um trabalho em conjunto com a Bancada Federal.

            Por mais que algumas vezes se queira levar o Ministro ou alguma pessoa para tirar uma foto, como se houvesse só um representante, aqui, nesta Casa, os três Senadores e os oito Deputados Federais trabalham e defendem o Governo Federal. Somos da Base do Governo Federal. Estamos juntos, abraçados.

            Portanto, tudo aquilo que está indo para Rondônia é fruto, é trabalho da Bancada em conjunto, para poder atender às demandas de que tanto necessita o nosso Estado.

            E não é só isso que está indo hoje, não é só isso que a Presidente está autorizando nesse instante.

(Soa a campainha.)

            O SR. IVO CASSOL (Bloco Maioria/PP - RO) - Eu quero dizer que, após as enchentes, os recursos que têm que ir para se recuperar os bairros de Porto Velho, de Guajará-Mirim, de Nova Mamoré, de Jaci-Paraná ou do Baixo Madeira são muito mais.

            Nós não queremos, Presidente Dilma, dinheiro emprestado. Nós queremos dinheiro a fundo achado, aquele recurso que está disponível para que a gente possa aplicar, defender e fazer as ações necessárias para atender à nossa população.

            Eu dizia para o Senador Jayme Campos que eu seria preciso nos 20 vinte minutos.

            Senador Jayme, quero agradecer a Deus por tudo que Ele tem propiciado na minha vida; quero agradecer às pessoas, aos senhores, às senhoras, às lideranças religiosas que vão à Igreja e que sempre estão orando por nós. Continuem orando, para que Deus continue nos fortalecendo, nos dando saúde e paz. Do resto, nós correremos atrás.

            Um abraço e obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/03/2014 - Página 278