Fala da Presidência durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem a representantes do Fundo Aerus, que fizeram vigília no Salão Verde da Câmara dos Deputados.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM, CAMARA DOS DEPUTADOS.:
  • Homenagem a representantes do Fundo Aerus, que fizeram vigília no Salão Verde da Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 11/04/2014 - Página 34
Assunto
Outros > HOMENAGEM, CAMARA DOS DEPUTADOS.
Indexação
  • HOMENAGEM, REPRESENTANTE, APOSENTADO, PENSIONISTA, FUNDO DE PREVIDENCIA, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG), MOTIVO, PERMANENCIA, CAMARA DOS DEPUTADOS.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Eu já tenho tomado nota aqui quem chegou pela ordem e eu queria só fazer um apelo aos Senadores… Neste momento, a Senadora Ana Amélia está em primeiro lugar, e V. Exª, em segundo lugar.

            Mas, neste momento, eu queria fazer esta pequena homenagem aos companheiros e companheiras do Aerus que ficaram acampados aqui no Salão Verde, durante 30 dias, e, neste momento, vêm entregar um documento a mim, que estou no exercício da Presidência do Plenário, colocando por que, neste momento, eles estariam saindo desse acampamento, desse confinamento, dessa vigília. Eu, quebrando todos os protocolos, gostaria de mencionar o nome deles - acho que eles merecem essa homenagem; falei com o Presidente da Casa, e assim ele me autorizou, e também o Vice-Presidente.

            Queria que a Graziella, que é quem lidera o movimento… Claro, todos eles aqui são líderes: Graziella Baggio, Zoroastro Ferreira, Vera Barreto, Vera Leal, Alzira Tâmara, Marcelo Bona, Amaury Guedes, Ivan Martins, Ruth Tamiko, Yara Rolando, Marcos Neuhof, Miguel Ramos, João Pereira, Manuel Wischmann, Ary Guidolin, Irineia Bretas, Simone Souza e Tainá -, eles ficaram acampados durante 30 dias, na busca de que houvesse um entendimento da decisão do Supremo e o acordo com a Presidência da República. Temos visto a sensibilidade da Presidenta e temos dialogado com inúmeros ministros. E, neste momento, eu gostaria - vou-me levantar…

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS) - Sr. Presidente, gostaria que a Graziella ocupasse a tribuna.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Não é permitido - eu já me informei aqui - e não é permitido porque não é uma sessão de homenagem. Então, nós faremos de forma diferente. Eu já combinei com a Graziella, ela falará aqui, a meu lado, no microfone, dando o informe deste momento histórico e que eles irão, mas voltarão, se necessário, quantas vezes for preciso.

            A SRª GRAZIELLA BAGGIO - Boa tarde a todos os Senadores e Senadoras e aos demais presentes.

            Nós, os aeronautas e aeroviários, que há 30 dias estamos habitando o Salão Verde da Câmara dos Deputados, viemos pessoalmente, em primeiro lugar, agradecer ao Senador Paim, agradecer à Senadora Ana Amélia, agradecer ao Senador Alvaro Dias, à Senadora Grazziotin, ao Senador Ruben, aos demais Senadores que têm nos acompanhado durante esses oito anos penosos que esses idosos vêm enfrentando.

            A nossa expectativa é, sim, de buscar um acordo, principalmente depois do inédito julgamento da ação de defasagem tarifária, com resultado espetacular.

            Temos tido um grande apoio na Câmara, assim como no Senado, do Senador Presidente Renan Calheiros e do Deputado Presidente Henrique Alves, que não têm medido esforços para chegarmos a um consenso dentro do Governo em busca de uma solução definitiva aos mais de 20 mil participantes do Fundo de Pensão Aerus, e principalmente agora, que o conforto jurídico foi criado, que era tudo aquilo que a União efetivamente vinha demandando durante esses últimos tempos.

            Mas não poderíamos deixar este momento passar em branco. Nós estamos nos retirando do Congresso Nacional no dia de hoje, até porque, independentemente de toda essa dificuldade, desse prejuízo, dessas vidas todas que se foram nesses últimos anos, quase 985 vidas, nós vamos passar a Páscoa com os nossos parentes, que nos amam e que estão preocupados com a nossa saúde, com o nosso bem-estar… (Palmas.)… e também bastante ansiosos por uma solução. Mas 30 dias são muitos dias, sim, Senadores. Vocês não fazem ideia das nossas privações, das nossas condições.

            Nós temos aqui o Comandante Zoroastro, com quase 85 anos. A média de idade dos participantes é acima de 70 anos.

            Então, eu considero todos grandes vencedores por termos ficado esses 30 dias, termos tido o apoio dos Srs. Senadores e Deputados durante esses dias todos. E viemos aqui reafirmar que gostaríamos de manter este nosso diálogo e manter este apoiamento que nos foi dado até agora, porque não chegamos a uma conclusão ainda junto ao Governo.

            Nós vamos retornar, sim, no próximo dia 22, talvez com um número de participantes maior, sem sombra de dúvida, porque nós queremos a solução, Senador.

            E eu faço questão de lhe entregar um documento que eu gostaria que fosse, pelos Senadores, entregue à Presidenta da República. É um documento que todos os Líderes e Vice-Líderes do Senado assinam, solicitando, demandando, clamando à Presidenta da República uma solução definitiva para o caso.

            Então, eu vou deixar o documento, em mãos, com o Senador Paim, para que seja entregue, por intermédio do Presidente da Casa, à Presidenta da República, para quiçá…

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Só dizer que eu viajo hoje com a Presidenta para o Rio Grande do Sul e assumo aqui já o compromisso - já falei com o Presidente Renan e com o Henrique Alves - de que eu vou entregar, em mãos, a ela, hoje, às 18 horas, este documento.

            A SRª GRAZIELLA BAGGIO - Nós temos, mais uma vez só, que lhe agradecer, agradecer a todos os demais Senadores. E a nossa expectativa é, sim, que, no próximo dia 22, a gente consiga formatar, num diálogo promissor, num diálogo proativo, uma solução em breve para esses mais de 20 mil diretamente envolvidos com o Aerus, porque, é claro, cada um teria de dois a três dependentes, e aí estaríamos falando em quase cem mil pessoas.

            E a gente tem certeza de que, com o acordo, estará sendo feita justiça, e também a União estará economizando muito, Senador, porque queremos, sim, queremos que o dinheiro vá para a educação, para a saúde, para todas as necessidades da população, mas fazer acordo conosco é economizar para a Nação e dar vida e dignidade a mais de 20 mil pessoas diretamente.

            Muito obrigada, Senador, por todo o seu empenho, e aos demais Senadores. (Palmas.)

 

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Graziella, eu queria, em primeiro lugar, dizer que, como lhe falei, vou entregar este documento à Presidenta. Percebo que há por parte da Presidenta, por diversas demonstrações… A última informação que nós recebemos é que o Ministro Aloizio Mercadante pediu oito dias - assim ele falou ao Presidente da Câmara - para que o acordo possa ser alinhavado. E eu diria que eu estou muito esperançoso de nós encontrarmos uma solução definitiva para a questão do Aerus.

            E quero dizer que eu estou assumindo junto a responsabilidade. Eu assumo porque dialoguei com vocês e disse que, em plena Páscoa, é mais do que justo, é mais do que justo - não há palavras mais corretas - dizer a vocês que retornem aos seus lares, tenham contato com os filhos, com os netos, com mãe, com pai, com avô, com bisavô, com os seus familiares. E eu vou rezar muito para que essa energia positiva da ressurreição de Cristo, de Jesus, que deu a vida por nós e não foi entendido na época, e hoje o mundo todo reconhece a história dele… E que essa simbologia da Páscoa sirva também para vocês, e que a justiça seja feita definitivamente, dentro ainda - quem sabe? - deste mês de abril, que tem a simbologia da Páscoa.

            Que Deus ilumine a todos nós, e que o acordo saia.

            Uma salva de palmas a todos vocês, nossos heróis, heróis dos filhos, dos netos e de toda uma geração! (Palmas.)

            A SRª GRAZIELLA BAGGIO - Obrigada.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Boa viagem a todos. Que Deus os ilumine. Dia 22 nos encontramos aqui de novo, no retorno de vocês, quem sabe já podendo falar do acordo.

(Intervenção fora do microfone.)

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Medalha merecem vocês. Vocês é que são os heróis desta história aqui. Nós todos somos…

            […]

            Sintam-se todos os Senadores - Ana Amélia, Ruben Figueiró, Vanessa Grazziotin, Alvaro Dias e tantos outros - aplaudidos por esses meninos e meninas, eu diria, muitos dos quais com 40, 50, 80, 90 anos. Sejam todos aplaudidos.

            […]

            Que vocês todos viajem em paz. Que Deus ilumine a todos.

            Eu continuarei conversando com os Ministros e também com a Presidenta, na busca do acordo definitivo, que foi construído com muito trabalho de todos os Ministros, da Presidenta da República, contando naturalmente com o apoio dos Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/04/2014 - Página 34