Fala da Presidência durante a 43ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

*Registro de inauguração do busto em homenagem a Rubens Paiva, localizado na Câmara dos Deputados.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • *Registro de inauguração do busto em homenagem a Rubens Paiva, localizado na Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 02/04/2014 - Página 99
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • COMENTARIO, INAUGURAÇÃO, ESTATUA, RUBENS PAIVA, PRESO POLITICO, DITADURA, MILITAR, LOCAL, CAMARA DOS DEPUTADOS.

     O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy. Bloco Apoio Governo/PT-SP) - O próximo orador, que falará para uma comunicação inadiável, é o Senador Jorge Viana.

     Eu peço licença, Senador Jorge Viana, para aqui registrar que, daqui a instantes, às 17 horas, na Câmara dos Deputados, será inaugurado um busto em homenagem a Rubens Paiva, político e engenheiro paulista que, eleito em 1962 pelo PTB, infelizmente é uma das pessoas desaparecidas. E, justamente, a Comissão Nacional da Verdade está procurando saber em profundidade tudo que com ele ocorreu em 1971, quando, tendo a sua casa em Ipanema invadida, foi ele levado para o DOI-Codi por homens que se identificaram como militares da Aeronáutica. Inclusive, a sua esposa, Maria Eunice Facciolla Paiva, e a filha Eliane também foram detidas e

interrogadas. A filha, libertada em 24 horas e a esposa, 15 dias depois.

     Rubens Paiva era casado com Maria Lucrécia Eunice Facciolla, com quem teve cinco filhos: Marcelo, Vera, Maria Eliana, Ana Lúcia e Maria Beatriz.

     Permitam-me aqui transmitir as palavras que o Deputado Rubens Paiva proferiu na madrugada do dia 2 de abri de 1964, exatamente há 50 anos:

Meus patrícios, dirijo-me especialmente a todos os trabalhadores, a todos os estudantes e a todo o povo de São Paulo, tão infelicitado por este governo fascista e golpista que, neste momento, vem traindo o seu

mandato e se pondo ao lado das forças da reação.

     Esta é a transcrição da gravação de um discurso que a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) revelou com ineditismo, passando, inclusive, a ser conhecido pelos familiares do parlamentar pela primeira vez - isto na semana passada.

     Prosseguiu assim Rubens Paiva:

Desejo conclamar todos os trabalhadores de São Paulo, todos os trabalhadores portuários e metalúrgicos da Baixada Santista, de Santos, da capital e das cidades industriais de São Paulo, e, em especial, todos os universitários, que se unam em torno dos seus órgãos representativos, obedecendo à palavra de ordem do comando geral dos trabalhadores, do fórum sindical de debates, dos sindicatos, da União Nacional dos Estudantes, das uniões estaduais e dos grêmios estudantis para que todos, em greve geral, deem a sua solidariedade integral à legalidade que ora representa o Presidente João Goulart.

O Presidente João Goulart, em suas reformas, visa tão somente dar ao povo brasileiro uma participação na riqueza deste País. Este momento nacional é o momento decisivo em que o povo brasileiro pode ter a felicidade de ver realizada toda a sua revolução, dentro do processo da legalidade democrática, prestigiando o Presidente da República e esta legalidade.

     Assim concluiu, naquela madrugada, o Deputado Rubens Paiva.

     Os Srs. Senadores e Srªs Senadoras que avaliarem como adequado poderão comparecer à Câmara dos Deputados, às 17 horas, quando estarão os filhos e filhas de Rubens Paiva presentes à homenagem que a Câmara dos Deputados, por iniciativa de alguns parlamentares, está realizando.

     Como disse, ali estarão Vera, Maria Eliana, Ana Lúcia, Maria Beatriz.

     O Deputado Paulo Teixeira a todos nos convida.

     Tem a palavra o Senador Jorge Viana, do PT do Acre.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/04/2014 - Página 99