Discurso durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da audiência pública para debater a construção de um túnel ligando as cidades de Rio Grande e São José do Norte, no Rio Grande do Sul.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), GOVERNO ESTADUAL, POLITICA DE TRANSPORTES, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da audiência pública para debater a construção de um túnel ligando as cidades de Rio Grande e São José do Norte, no Rio Grande do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2014 - Página 94
Assunto
Outros > ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), GOVERNO ESTADUAL, POLITICA DE TRANSPORTES, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, OBJETIVO, DISCUSSÃO, PROJETO, CONSTRUÇÃO, TUNEL, MARITIMO, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, SÃO JOSE DO NORTE (RS), RIO GRANDE (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS. Sem revisão da oradora.) - Pela ordem, Presidente, Senador Paulo Paim.

            Hoje pela manhã, tive a honra de representar V. Exª e o Senador Pedro Simon em uma reunião que debateu, por requerimento do Deputado José Stédile, na Câmara Federal, um projeto ambicioso que é o da travessia entre as cidades de São José do Norte e Rio Grande pelo mar.

            A construção da travessia a seco entre os dois Municípios é um projeto e um sonho acalentado antigo das duas comunidades.

            O Vereador Jair Rizzo, que é o estimulador desse projeto, teve a cobertura do Deputado José Stédile, que organizou essa audiência pública com uma representação extremamente significativa. Além do Prefeito Alexandre Lindenmeyer, de Rio Grande, do seu Partido, e do Prefeito Zeny Oliveira, de São José do Norte, que é do PSDB, também esteve lá o representante do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT), Adailton Cardoso Dias, dizendo que há, sim, interesse do Governo Federal em relação a esse projeto que é de um quilômetro a um quilômetro e meio - no caso, travessia a seco - num túnel ligando as duas cidades da região do extremo sul.

            É uma região estratégica especialmente porque, depois do polo naval, e com os novos empreendimentos que estão sendo instalados não só em Rio Grande, mas em São José do Norte também, maior relevância ganha esse projeto da travessia a seco entre os dois Municípios.

            Estiveram lá presentes naquele encontro também vereadores de Rio Grande, São José do Norte, Mostardas, Capivari do Sul e também de Palmares do Sul. Eu queria, então, dizer a V. Exª que o nosso compromisso, Senador Paulo Paim - que renovei em seu nome e em nome do Senador Simon -, é de que lutaremos e daremos todo o apoio político a esse projeto.

            O representante do DNIT disse que já há trabalhos para o estudo de viabilidade econômica desse projeto que, eu diria, mudará a fisionomia daquela região, facilitando a vida especialmente no tráfego entre a ligação das duas cidades.

            Então, esse é o registro que faço, e V. Exª é parte do processo.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2014 - Página 94