Discurso durante a 86ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Indignação com as críticas feitas pela presidente da República, Dilma Rousseff, ao partido de S. Exª em visita ao Estado de Minas Gerais.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO, POLITICA PARTIDARIA.:
  • Indignação com as críticas feitas pela presidente da República, Dilma Rousseff, ao partido de S. Exª em visita ao Estado de Minas Gerais.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2014 - Página 151
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO, POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • CRITICA, DECLARAÇÃO, AUTORIA, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, VISITA, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), REFERENCIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), COMENTARIO, SITUAÇÃO, ECONOMIA, PAIS, REDUÇÃO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), AUSENCIA, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, EDUCAÇÃO.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Renan Calheiros, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, os mineiros são muito hospitaleiros, e o Brasil todo sabe disto: gostam de receber visitantes. E, quando a visitante é a Presidente da República, esmeram-se em saudações de cordialidade.

            Na semana passada, a Presidente esteve em Minas, e eu imaginava que seria uma visita cordial, até para falar bem de seu Governo, o que está se tornando difícil diante das estatísticas zero grau. Mas, não, ela preferiu falar mal da oposição e chegou a dar uma de pitonisa, ao profetizar que o PSDB vai para o beleléu. Está aqui estampado pelo jornal O Estado de São Paulo do dia 31 de maio. “Na terra de Aécio, Dilma diz que PSDB vai para o beleléu.” Como eu disse, virou uma pitonisa.

            A Presidente esteve em Minas no mesmo dia do lançamento nacional do filme "Malévola". Nas indicações de cinema, naquela semana, o sumário, ipsis litteris, diz o seguinte - aspas: "O filme narra a história de Malévola, uma mulher movida pelo sentimento da vingança e pelo desejo de se manter no Poder." - fecho aspas. Não estou inventando nada. Apenas leio o caderno de cinema do Correio Braziliense (p. 34, edição de 30 de maio de 2014).

            A viagem de Dilma Rousseff a Minas, suponho, serviu, no entanto, para que ela se visse de corpo inteiro como a “Presidente Marcha a Ré”. Minas, repito, a acolheria com prazer como Chefe do Governo. Mas, ao que parece, ela terá ido a Minas para se transfigurar diante das nossas montanhas.

            Os mineiros, quando param perto das montanhas, olham sempre para o alto. Dilma, desde que assumiu o Governo, lança o olhar para o fosso, para baixo. É provável que isso se dê porque o Governo petista de Dilma está em declínio. E, com ela, lá vem o Brasil descendo, lamentavelmente, a ladeira.

            No Governo marcha a ré de Dilma, o Brasil é que está indo para o beleléu, para usar a palavra do agrado dela. Nada no Brasil vai bem: a economia está lá em baixo, com pibinho de 0,2% no último trimestre; as exportações também descem a ladeira; as nossas escolas estão em petição de miséria, só faltam cair; os nossos hospitais estão destroçados, são a própria lenga-lenga das desgraças.

            A Presidente vive cantando loas para dizer que a Copa de 2014 será a “Copa das Copas”.

Se ela olhar bem, vai ver que há outras Copas das Copas: Copa da Inflação Alta - é a inflação das inflações; Copa da Violência - é a violência das violências.

            Perdoo a Presidente, que foi a Minas para falar mal do PSDB. Pragas não nos pegam.

            Pensava que a viagem seria para falar de seu Governo, mesmo falho. Mas não; ela preferiu dar uma de Mágico de Oz, aquele personagem fictício, que assume o papel de bruxo para tentar dominar e ser reconhecido.

            Sem varinha de condão, ela jogou praga no PSDB dizendo que o nosso partido vai para o beleléu.

            Quem está indo para a cucuia é o Brasil marcha a ré de Dilma, lamentavelmente.

            Antes de falar, Presidente Dilma, por favor, seja humilde, olhe para o nosso povo, abandonado ao léu.

            Nosso País, infelizmente, por obra e graça dos governos petistas, mais parece um grande navio, com os marinheiros a estibordo indiferentes às tempestades. A bombordo, outros marujos comemoram o nada, com mentirinhas transformadas em estatísticas do nada.

            Enquanto isso, no leme, a timoneira Dilma procura jogar ilusões, como se o mar em volta estivesse para peixe, propício. Nada disso! No Brasil marcha a ré de Dilma o que se vê é a Copa do Fracasso.

            Mas fique tranquila, Dilma. O povo mineiro sabe muito bem o que Vossa Excelência praticou nessa sua visita ao Estado. Serviu-se de uma viagem oficial para atacar a honra de um filho da terra, o ex-Governador Aécio Neves, hoje Senador da República.

            O povo de Minas não vai perdoar Vossa Excelência por esse ato impensado e insano, porque o povo de Minas sabe o que foi o governo do atual Senador Aécio Neves. As urnas mineiras lhe darão a resposta por essa agressão a um filho seu.

            Era o que eu tinha dizer.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2014 - Página 151