Comunicação inadiável durante a 81ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do 17º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista, realizado em Brasília; e outro assunto.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
POLITICA NACIONAL. ATUAÇÃO PARLAMENTAR, POLITICA INTERNACIONAL. :
  • Registro do 17º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista, realizado em Brasília; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2014 - Página 576
Assunto
Outros > POLITICA NACIONAL. ATUAÇÃO PARLAMENTAR, POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, CONGRESSO, UNIÃO, JUVENTUDE SOCIALISTA, LOCAL, BRASILIA (DF).
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, RELATORIO, GRUPO PARLAMENTAR, PARTICIPANTE, ORADOR, FLEXA RIBEIRO, CICERO LUCENA, CYRO MIRANDA, SENADOR, REFERENCIA, VISITA, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Senadora Ana Amélia, Srs. Senadores, companheiros e companheiras.

            Srª Presidente, hoje eu trago a esta tribuna do Senado Federal uma saudação especial a milhares de jovens brasileiros, meninos e meninas, que realizaram, no último final de semana, o 17º Congresso da Nacional da União da Juventude Socialista (UJS).

            Considerada a UJS uma das mais importantes organizações políticas de juventude do Brasil, a entidade reuniu aqui em Brasília, na Capital Federal, em torno de três mil jovens vindos de todos os lugares do País, de todas as regiões, de todos os Estados brasileiros.

            A Presidenta Dilma Rousseff, inclusive, esteve presente. No último sábado, foi ao Congresso falar para a juventude e recebeu lá o apoio dos jovens, que firmaram um compromisso de lutar, na trincheira das ideias e das massas, para que se siga o projeto de mudança de Brasil, iniciado com a eleição do Presidente Lula e mantido com a eleição da Presidenta Dilma Rousseff.

            Portanto, a Juventude Socialista do Brasil (UJS) manifestou o seu apoio, principalmente, à Presidenta Dilma e, sobretudo, pela continuidade do projeto de mudança que o Brasil vem vivenciando há alguns anos.

            Eu aqui aproveito para fazer uma saudação ao jovem ex-presidente da UJS, André Tokarski, que passou seu posto de presidente, de Coordenador Nacional da União da Juventude Socialista, para Renan Macaxeira, que é do meu Estado, lá do Amazonas. Tive e tenho a oportunidade de acompanhar, já há bastante tempo, a trajetória de militância do jovem Renan, não só no Estado do Amazonas, mas também no Brasil, contribuindo para coordenar a juventude brasileira. Renan, sem dúvida nenhuma, deverá cumprir um papel histórico, nessa quadra da história em que a juventude brasileira vem, a cada dia, resgatando o seu protagonismo. Renan é natural da cidade de Manaus, tem 27 anos de idade e é estudante de tecnologia mecânica na Fatec do Estado de São Paulo. É Renan legítimo herdeiro das lutas do povo e da juventude do Amazonas.

            O tema do último Congresso, o 17º Congresso da UJS, "Amar e Mudar as Coisas", é emblemático para que se entenda a disposição dos jovens em continuar lutando para que o Brasil avance e para que as mudanças sejam efetivadas.

            As manifestações de junho do ano passado, de 2013, mostraram ao País o que a nossa juventude é capaz e mostraram também que a juventude mantém sua tradição de protagonismo na luta política pelo avanço e pelas mudanças do País. Aqueles jovens que foram às ruas venceram. Venceram porque conseguiram, em muitas cidades brasileiras, reduzir o valor e brecar os aumentos nas passagens de ônibus. Foram vitoriosos porque conseguiram, muito antes disso, que os royalties do petróleo fossem, quase que com exclusividade, para a educação. Conseguiram pautar a reforma política no País, ou seja, os jovens estão constatando que vale a pena lutar. Aliás, sempre vale a pena lutar, sempre vale a pena ir às ruas.

            A luta pela educação continua sendo prioridade para a Organização da Juventude do Brasil e não é diferente em relação à UJS, que enxerga os avanços do último período - e foram muitos os avanços ocorridos no Brasil em termos de educação. Mas estão ansiosos também os jovens brasileiros pelas conquistas de outras vitórias, como a aprovação do PNE e a aprovação do investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação brasileira - e eles defendem para a educação pública brasileira.

            Com a aproximação da Copa do Mundo do Brasil, a UJS também reforçou a defesa do evento e de seu legado, combatendo o discurso de pessimismo que vem sendo promovido por alguns setores da nossa sociedade.

(Soa a campainha.)

            A SRª. VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM) - Já estou caminhando para as conclusões, Srª Presidente.

            Com a seguinte palavra de ordem, Srª Presidente - “não há contradição, eu quero Copa, saúde e educação” - foi com esse grito de ordem, com essa palavra de ordem que eles desenvolveram, durante três dias, o Congresso da UJS.

            Outros assuntos que ganharam ainda mais força na pauta da entidade foram o combate ao racismo, ao genocídio da população negra, a reforma política, a democratização da mídia, o combate ao racismo e à homofobia.

            Entre os convidados presentes no encontro, esteve também a Deputada Federal chilena, recém-eleita, Camila Vallejo, líder dos recentes movimentos de juventude em seu país, além de diversas delegações de jovens…

(Interrupção do som.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM. Fora do Microfone) - … de muitos países…

(Soa a campainha.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM) - … da América Latina, da África, Ásia e Oriente Médio.

            O congresso teve homenagens marcantes, como o ato em memória à Guerrilha do Araguaia.

            Quero aqui, Srª Presidente, saudar todos os participantes, aqueles que chegaram a Brasília vindos dos Estados mais próximos e os que vieram dos Estados mais distantes, e dizer que a juventude, sem dúvida nenhuma, não é só o futuro do País, mas é também o presente da nossa Nação.

            Por fim, Srª Presidente, Senadora Ana Amélia, quero passar à Mesa, para que conste dos Anais, o relatório feito pelos integrantes da comitiva que recentemente visitou a China, grupo de que fiz parte, ao lado do nosso coordenador, o Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, o Senador Flexa Ribeiro, do Senador Cícero Lucena e do Senador Cyro Miranda.

            Voltarei à tribuna para tecer comentários a respeito dessa importantíssima visita feita por Senadores brasileiros, que, sem dúvida nenhuma, contribuem para reforçar não só o elo das relações econômicas, mas também das relações culturais e de amizade entre o Brasil e essa grande nação que é a China, Srª Presidente.

            Muito obrigada.

 

DOCUMENTO ENCAMINHADO PELA SRª SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida:

- Relatório feito pelos integrantes da comitiva que recentemente visitou a China.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2014 - Página 576