Pela ordem durante a 97ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de reunião com o Ministro da Defesa para solicitar a implantação de Batalhão do Exército no município de Sinop/MT.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ESTADO DE MATO GROSSO (MT), GOVERNO ESTADUAL, FORÇAS ARMADAS.:
  • Registro de reunião com o Ministro da Defesa para solicitar a implantação de Batalhão do Exército no município de Sinop/MT.
Publicação
Publicação no DSF de 02/07/2014 - Página 85
Assunto
Outros > ESTADO DE MATO GROSSO (MT), GOVERNO ESTADUAL, FORÇAS ARMADAS.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, DEPUTADO FEDERAL, CELSO AMORIM, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA DEFESA, OBJETIVO, SOLICITAÇÃO, IMPLANTAÇÃO, BATALHÃO, EXERCITO, MUNICIPIO, SINOP (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

            O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Minoria/DEM - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente, Senador Paulo Paim.

            Primeiro, quero me associar à fala do nosso Senador e futuro Presidente Aécio Neves, que, em bom momento, hoje veio aqui homenagear o grande homem público, que foi o Senador e Presidente da República Itamar Franco.

            Sem sombra de dúvida, após a implantação do Plano Real, o Brasil foi outro país, de maneira que todos nós, brasileiros, temos que sempre regozijar-nos com o que fez esse grande homem público, que conseguiu realmente dar estabilidade à economia brasileira.

            Evidentemente, houve sequência com o Presidente Fernando Henrique Cardoso, não só da conquista da estabilidade econômica do Brasil, mas, sobretudo, com a implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal, conquista que não dá nem para mensurar. O fato é que hoje o Brasil é um Brasil diferente e, certamente, nós poderemos construir um Brasil de novas oportunidades.

            Dessa maneira, eu saúdo e cumprimento o Senador Aécio Neves pela bela fala nessa homenagem que presta hoje ao ex-Presidente Itamar Franco.

            Mas, Sr. Presidente, a minha fala direta é a seguinte: estivemos hoje, eu e o ilustre Deputado Nilson Leitão, com o Ministro da Defesa Celso Amorim, solicitando a ele a concretização da implantação do batalhão do Exército na cidade de Sinop. Já é uma luta nossa quase constante de toda a Bancada Federal, mas, sobretudo, do eminente Deputado Nilson Leitão, para implantar um batalhão do Exército. Lá é uma região nova do Brasil, composta por vários Municípios, por várias cidades, e é fundamental a implantação desse batalhão do Exército, para não só termos a presença do Exército nacional, mas, sobretudo, para também ajudar na fiscalização no combate ao narcotráfico e, acima de tudo, dar oportunidade a alguns milhares de jovens que têm que se deslocar das suas cidades para prestarem o serviço militar a mais de mil quilômetros. Não temos ainda a presença do Exército na região norte do Estado.

            Quero crer que, com essa destinação dos recursos feita através da emenda do companheiro Deputado Nilson Leitão, será possível não só iniciarmos o projeto e implantação, sobretudo a licitação da obra, permitindo que tenhamos lá a presença do glorioso Exército nacional, para combatermos, com certeza, todas as práticas ilícitas, principalmente o narcotráfico, a devastação das nossas florestas por aqueles que não têm compromisso na preservação dessas. Enfim, demonstrarmos também que o Governo Federal tem compromisso com Mato Grosso, sobretudo com Sinop, Alta Floresta, Nova Canaã, Colíder, Terra Nova do Norte, Guarantã, Matupá, Peixoto, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Tapurah e assim por diante, com toda a região norte do Estado.

            Dessa maneira, a nossa audiência com o Ministro Celso Amorim foi muito proveitosa. Espero que, ainda durante este ano de 2014, possamos iniciar as obras da implantação do batalhão do Exército nacional, na cidade de Sinop.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Quero aqui saudar e cumprimentar também o Deputado Nilson Leitão, brilhante e valoroso Deputado Federal, que tão bem representa Mato Grosso no Congresso Nacional.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/07/2014 - Página 85