Comunicação inadiável durante a 103ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do lançamento da Revista Em Discussão, em 17 do corrente, que trata da espionagem cibernética; e outros assuntos.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
CONSTITUIÇÃO FEDERAL, TRIBUTOS. LEGISLAÇÃO COMERCIAL. EXERCICIO PROFISSIONAL. SENADO, IMPRENSA.:
  • Registro do lançamento da Revista Em Discussão, em 17 do corrente, que trata da espionagem cibernética; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 17/07/2014 - Página 504
Assunto
Outros > CONSTITUIÇÃO FEDERAL, TRIBUTOS. LEGISLAÇÃO COMERCIAL. EXERCICIO PROFISSIONAL. SENADO, IMPRENSA.
Indexação
  • ANUNCIO, VOTAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, ASSUNTO, PRORROGAÇÃO, ZONA FRANCA, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • ANUNCIO, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, ASSUNTO, PRORROGAÇÃO, AREA, COMERCIO, REGULAMENTAÇÃO, SETOR, INFORMATICA.
  • REGISTRO, COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS), SENADO, APROVAÇÃO, PARECER FAVORAVEL, RELAÇÃO, PROJETO DE LEI, ASSUNTO, REGULAMENTAÇÃO, EXERCICIO PROFISSIONAL, FARMACEUTICO.
  • ANUNCIO, LANÇAMENTO, PERIODICO, EDITORA, SECRETARIA, COMUNICAÇÃO SOCIAL, SENADO, ASSUNTO, ESPIONAGEM, INFORMATICA, INTERNET.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Senador Jorge Viana.

            Srs. Senadores e Srªs Senadoras, eu quero, neste período breve que tenho na tribuna, Sr. Presidente, em primeiro lugar fazer dois registros importantes. São duas matérias - uma que, com certeza, estaremos discutindo e votando no Plenário logo mais, e outra que depende ainda de um pequeno ajuste no acordo entre os Líderes partidários para que possamos votar ainda hoje. A primeira delas, cujo acordo que já está efetivado, selado na reunião de Líderes no dia de ontem, é a PEC da prorrogação da Zona Franca de Manaus por 50 anos, Senador Mozarildo. E, junto com ela, também a votação, em plenário - a PEC nos dois turnos -, do projeto de lei, cujo Relator é o Senador Valdir Raupp, que trata da prorrogação das Áreas de Livre Comércio e do segmento de informática do País, da Lei de Informática.

            Então, é um momento muito importante para o País, diria até para o mundo - à tarde, abordaremos esse assunto -, mas, em especial, para o meu querido Estado do Amazonas.

            O outro assunto a que me refiro é que aprovamos, hoje, na Comissão de Assuntos Sociais, o Projeto de Lei do Senado nº 41, de 1993, que trata da profissão de farmacêutico e da regulamentação da assistência farmacêutica e transformação de farmácias e drogarias em unidades de assistência farmacêutica e da saúde em nosso País. Espero que, até o final da tarde, tenhamos um acordo com os Líderes para votar a matéria.

            Sr. Presidente, portanto, hoje é um dia só de alegrias, Senador Jorge Viana; muita alegria, sem dúvida nenhuma.

            Mas o que me traz à tribuna é fazer um registro de que será lançado, amanhã, um dos periódicos do Senado que eu considero dos mais importantes, porque pega um assunto candente, importante e se dedica a discorrer sobre esse assunto de uma forma profunda, mas, ao mesmo tempo, simples, acessível à população, àqueles que, muitas vezes, não têm familiaridade com o tema abordado.

            Refiro-me, aqui, à revista Em Discussão, do Senado Federal, que será lançada formalmente amanhã, antes do início da reunião da Comissão de Relações Exteriores. Tenho, aqui, apenas um exemplar que me foi passado e pelo que quero agradecer à equipe de comunicação do Senado Federal.

            A revista trata da questão da espionagem cibernética, Senadora Ana Amélia. E por que se dará amanhã o lançamento? Porque o Presidente da nossa Comissão de Relações Exteriores, o Senador Ferraço, foi exatamente o Relator da CPI que eu tive a honra de presidir e que tratou do tema.

            Então, com muita alegria quero cumprimentar toda a equipe, o Dr. Emerich, Diretor do setor, mas cumprimentar, em especial, a equipe. Que todos se sintam cumprimentados e citados, pela citação que faço do editor da revista, o Sr. João Carlos Teixeira.

            Eu já tive a oportunidade, Sr. Presidente, de ver a importância desse trabalho, porque se trata de um trabalho é difícil. Nós ficamos na CPI, por alguns meses, tratando desse assunto tão importante, e é um trabalho tecnicamente não muito fácil. E eles tiveram a capacidade de trazer as informações profundas e, ao mesmo tempo, em uma linguagem compreensível à população.

            Aqui, eles colocam um desenho mostrando que a Internet, a rede mundial de computadores, é um labirinto sujeito…

(Soa a campainha.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM) - … a vazamentos. E, em uma figuração, em um desenho, Senador Jorge Viana, eles conseguem explicar exatamente como é esse labirinto e por que é tão vazado e tão vulnerável.

            Colocam, em uma outra matéria, o pronunciamento de vários parlamentares, entre eles, o de V. Exª, Senador Jorge Viana, que fez pronunciamentos importantes a respeito. E aqui estão o seu posicionamento à época; o posicionamento da Senadora Ana Amélia, do Senador Eduardo Braga, do Senador Alvaro Dias e de tantos outros Senadores.

            Mais à frente, eles colocam uma matéria importante tratando da resolução aprovada nas Nações Unidas, proposta pela Presidente do Brasil e pela Chanceler da Alemanha - Dilma Rousseff e Angela Merkel -, acerca dessa questão da Internet e do respeito que tem que haver à privacidade das pessoas…

(Soa a campainha.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM) - … dos países e das empresas. E colocam, Sr. Presidente, uma série de proposituras; relata proposituras contidas, na sua grande parte, no relatório da CPI que trabalhou esse assunto da espionagem.

            Então, eu quero cumprimentar o Senado Federal pela capacidade, pelo serviço que presta à Nação brasileira.

            E esta revista não é somente no papel, física, Senador Jorge Viana; está na Internet. Assim, para todos aqueles que estão nos ouvindo e que queiram acessar essas informações, creio, a partir de amanhã, já estarão disponibilizadas na Internet, na página do Senado Federal.

            Então, eu cumprimento o Senado pela capacidade do seu corpo técnico, dos seus servidores, por fazerem o belo trabalho que fizeram sobre o tema. E, com muito orgulho, no dia de amanhã, nós deveremos lançar a revista.

            Muito obrigada, Senador Jorge Viana.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/07/2014 - Página 504