Discurso durante a 124ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Defesa do projeto de lei, de autoria de S. Exª, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento da equideocultura brasileira.

Autor
Antonio Aureliano (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Antônio Aureliano Sanches de Mendonça
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PECUARIA.:
  • Defesa do projeto de lei, de autoria de S. Exª, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento da equideocultura brasileira.
Aparteantes
José Sarney, Kaká Andrade.
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/2014 - Página 11
Assunto
Outros > PECUARIA.
Indexação
  • DEFESA, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, ASSUNTO, REGULAMENTAÇÃO, ATIVIDADE AGROPECUARIA, CAVALO, COMENTARIO, INFLUENCIA, COMERCIO, REBANHO, BRASIL, REGIÃO, AMERICA LATINA.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, CAVALO, AREA, TRABALHO, LAZER, ENFASE, IMPORTANCIA, LEGISLAÇÃO, COMERCIO, CRIAÇÃO, ANIMAL.

    O SR. PRESIDENTE (Kaká Andrade. Bloco Apoio Governo/PDT - SE) - Passamos, agora, a palavra ao Se- nador Antonio Aureliano.

    O SR. ANTONIO AURELIANO (Bloco Minoria/PSDB - MG. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presi- dente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, na busca de dotar o País de um marco regulatório de todo o Complexo Agropecuário do Cavalo, que responde por 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos e movimenta R$7,3 bilhões anualmente em todo o Brasil, apresento projeto de lei objetivando montar grupo de trabalho setorial e permanente referente à equinocultura.

    O Brasil possui o maior rebanho de equídeos da América do Sul e o terceiro maior do mundo. São oito milhões de cabeças, distribuídos em todo o Território nacional, em mais de duas dezenas de raças. Entre elas, citamos as genuinamente brasileiras: Manga-Larga Marchador, Manga-Larga, Campolina, Pampa, Piquira e o muar Pêga, nascidas em Minas Gerais, e a Crioula, do Rio Grande do Sul; a Pantaneira, do Mato Grosso; a Ma- rajoara, do Pará; e as raças de outras nacionalidades, como o Árabe, do Oriente; a Andaluza-Alter, da Península Ibérica; Appaloosa, Quarto de Milha, Paint Horse, da América do Norte; e o Puro-Sangue Inglês, da Inglaterra, entre tantas outras raças importantes.

    Os brasileiros e inúmeros outros povos historicamente se associaram à força e à mobilidade do cavalo no transporte, no lazer, no uso policial e militar e na saúde física e mental do ser humano, criando uma relação permanente com o meio ambiente.

    No meio rural, os equídeos auxiliam na tração de máquinas e de equipamentos agrícolas, no transporte de trabalhadores e do produtor, no pastoreio e nos deslocamentos. NA limpeza pública, ajudam na reciclagem de lixo e em inúmeras outras tarefas. No meio militar e policial e no Exército, asseguram a ordem em grandes aglomerações e em vigilância de cidades e de fronteiras. Nos esportes, atuam no hipismo, no enduro, nas pro- vas de marcha, no polo, na corrida e nos mais variados congêneres. No lazer, aparecem em cavalgadas, em cavalhadas, em passeios em charretes e em muitas outras diversões. Na saúde, comprovadamente, tanto físi- ca como mental, há uma terapia única, que é o andar a cavalo, que causa uma relação mecânica e emocional singular em pacientes com problemas psicomotores.

    Apesar da importância dos equídeos nas atividades elencadas, a legislação brasileira não contempla dis- positivos de planejamento, de acompanhamento e de controle de estímulo à equinocultura.

    O Sr. José Sarney (Bloco Maioria/PMDB - AP) - V. Exª me concede um aparte? Agora sou eu que vou aparteá-lo.

O SR. ANTONIO AURELIANO (Bloco Minoria/PSDB - MG) - Sim, Senador.

O Sr. José Sarney (Bloco Maioria/PMDB - AP) - Os elogios que eu tinha de fazer a V. Exª já os fiz. Fazendo-

-o à figura de seu pai, fiz o elogio ao filho. Mas quero contar um pequeno fato a que assisti quando Deputado Federal, na Câmara dos Deputados, sobre as virtudes dos cavalos. O General Flores da Cunha era Deputado Fe- deral, e eu gostava de sentar ao lado dele para ouvir as histórias que ele contava sobre as guerras do Rio Grande das quais ele tinha participado. Ele, que era Chefe dos Provisórios e General Honorário do Exército Nacional, foi Presidente da Província do Rio Grande do Sul - naquele tempo, não se chamava governador - durante muitos anos. O Deputado Furtado Leite estava na tribuna e usou um ditado que sempre é citado. Ele disse: “É mais fá-

 

cil um boi voar do que um nordestino não ter a coragem de defender a sua terra.” O General Flores da Cunha levantou-se, foi à tribuna e disse: “Boi voar nunca existirá, mas cavalo, se for alazão, vai voar.

    O SR. ANTONIO AURELIANO (Bloco Minoria/PSDB - MG) - É isso mesmo! É exatamente isso. Realmente, a presença do cavalo na vida de todos nós é de extrema importância.

    Se analisarmos a história de todo o mundo, veremos que sempre houve a participação dos animais junto ao homem. Em toda conquista que o homem obteve, se você analisar, se você observar a evolução das raças, particularmente a raça Árabe, você vai encontrar histórias de vitórias e de derrotas em guerras. Napoleão foi obrigado a mudar de raça de cavalo para ganhar a guerra. Ele utilizava cavalos da Península Ibérica, cavalos da raça Alter, cavalos da raça Andaluz, e foi derrotado, em Waterloo, porque os cavalos árabes eram mais ve- lozes, mais ágeis. Aí, então, ele criou a coudelaria de árabes na França, para exatamente criar cavalo árabe. V. Exª lembrou isso muito bem.

    Sempre digo o seguinte: é importante nós sempre darmos condições para que o homem se relacione cada vez melhor com o meio ambiente. E, particularmente, onde se discute a melhoria de qualidade de vida, eu acho que o andar a cavalo, fazendo uma analogia com a bicicleta, não é nada mal para todos nós. É preciso dar oportunidade de regulamentação para que isso aconteça.

    Nesta oportunidade, quero também mandar um grande abraço a todas as associações de cavalos, de muares e de asininos do Brasil e dizer a eles que todos deram uma contribuição enorme para o fortalecimento da raça, para que o cavalo continue sendo, em parceria com o homem, cada vez mais, um conjunto que leve o meio ambiente a uma condição de melhoria de vida para o ser humano, para o homem.

    Por todos esses importantes motivos, gostaria de contar com o apoio das colegas e dos colegas, Sena- doras e Senadores, no intuito de obter a aprovação desse projeto de lei.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/2014 - Página 11