Discurso durante a 133ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Expectativa de que o Senado Federal, assim como foi feito pela Câmara dos Deputados, adote medidas de promoção de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Autor
Fleury (DEM - Democratas/GO)
Nome completo: José Eduardo Fleury Fernandes Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO, DIREITOS HUMANOS.:
  • Expectativa de que o Senado Federal, assim como foi feito pela Câmara dos Deputados, adote medidas de promoção de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Publicação
Publicação no DSF de 12/09/2014 - Página 8
Assunto
Outros > SENADO, DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • EXPECTATIVA, SENADO, ADOÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO, PROPOSTA, ACESSIBILIDADE, DEPUTADO FEDERAL, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ADAPTAÇÃO, LOCAL, OBJETIVO, FACILIDADE, ACESSO, DEFICIENTE FISICO.

            O SR. FLEURY (Bloco Minoria/DEM - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, como já anunciei aos ouvintes do sistema de comunicação desta Casa, é com grande satisfação que hoje ocupo este espaço para, primeiro, mandar um abraço ao nosso Senador, Governador e, se Deus quiser, futuro Governador do Estado de V. Exª, que tem feito um trabalho maravilhoso.

            O pessoal do Estado tem que reconhecer o trabalho não só do Vice-Presidente Jorge Viana, como também o do Governador do Estado, Tião Viana. Tenho a coragem e a responsabilidade, em primeiro lugar, de aqui pedir ao povo do Estado de V. Exª que dê mais uma oportunidade ao Tião Viana para que ele mostre como se trabalha com o dinheiro público, com o orçamento público, direcionado ao povo mais necessitado daquele Estado. A informação que me chega sempre é de um grande homem, de uma grande pessoa e com a sensibilidade muito importante.

            Então, se houver alguém do Estado de V. Exª que possa me ouvir, é que volte para o Palácio o Senador, o Governador Tião Viana.

            Mas quero aproveitar este momento para dizer que, na semana passada, eu estive com a Deputada Mara Gabrilli, Deputada Federal pelo PSDB do Estado de São Paulo, que tem um serviço de acessibilidade aqui na Câmara dos Deputados, onde fui visitá-la, que inclusive está muito à frente do Senado. Acredito que o Senado chegará ao ponto a que já chegou a Câmara dos Deputados. Ela tem feito um trabalho exemplar. A Câmara dos Deputados está praticamente toda adaptada para a acessibilidade, para as pessoas idosas, com todas as condições de se transitar naquela Casa.

            Sou um deficiente, sei da importância do trabalho que a Deputada faz para todos os deficientes do Brasil, porque é lá que se iniciam os projetos, e ela teve a sensibilidade de mudar o nome - pois às vezes a palavra “deficiência” ficava pesada - para Lei Brasileira da Inclusão. Eu acho que isso sensibilizou e ergueu a cabeça de muitos deficientes, de muitas pessoas que necessitam ou de uma bengala, ou de uma cadeira de rodas, ou de um andador.

            Essa Deputada querida, respeitada no seu Estado, precisa de apoio para voltar para aquela Casa, para voltar para a Câmara dos Deputados, porque ela está não só mexendo na Câmara - como já mexeu -, mas ela está advogando por todos os deficientes e defendendo todas as pessoas que amanhã terão idade e, às vezes, precisarão ou de uma bengala, ou de um andador, ou de um elevador, ou de uma rampa para chegar a algum lugar. Ela tem feito isso na Câmara, e eu tenho certeza de que, voltando para aquela Casa, ela continuará esse trabalho.

            Então, com a mesma humildade e com a mesma força de vontade com que eu pedi o apoio ao pessoal do Estado de V. Exª, eu peço aos paulistas que devolvam essa mulher para a Câmara dos Deputados, porque é muito importante tê-la aqui.

            Sou um deficiente, estive na Câmara e não tive nenhuma dificuldade. E o projeto dela não é restrito à Câmara dos Deputados: é para o Brasil inteiro, para a nossa Nação. Eu tenho certeza de que, com mais quatro anos aqui, ela vai fazer grandes mudanças para a acessibilidade das pessoas deste País, Presidente.

            Muito obrigado pelo tempo que V. Exª me concedeu. E continuo aqui admirando V. Exª, que me recebeu com o maior carinho, cedendo, inclusive, seu lugar para que eu ficasse aqui, na “ponta esquerda” do Senado - não sou botafoguense, mas estaremos juntos sempre, sempre, sempre!

            O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Muito obrigado, querido Senador Fleury. Eu, de fato, cedi minha cadeira, meu local, já que estou, até fevereiro, na Vice-Presidência do Senado.

            Eu queria muito agradecer as palavras de V. Exª, só que eu tremi na fase final quando V. Exª falou na “ponta esquerda”, pois lembrou os jogos de ontem. Foi um drama o meu Botafogo ontem, aqui em Brasília, contra o São Paulo. Todos nós botafoguenses, a gente só fica feliz se... Fica triste por perder, mas, quando o Flamengo perde junto, a gente fica mais confortado. Mas, de qualquer sorte, muito obrigado pelo carinho.

            Eu queria pedir ao Senador Antonio Aureliano se ele poderia assumir a Presidência para que eu possa, como orador inscrito, fazer uso da tribuna. Eu quero me referir à visita que o Ministro dos Transportes fará ao Estado do Acre já na próxima terça-feira, e também falar sobre algo que certamente V. Exª conhece, Senador Fleury, V. Exª que está aqui e tem nos acompanhado: os números do Ideb que o Acre alcançou agora quando o Brasil divulgou esse ranking da educação, que, quando nada, referencia se o Brasil está indo para frente, se está avançando ou não na área que talvez seja a mais importante de todas, que é a educação - talvez, não; certamente, é a mais importante de todas.

            Senador Antonio Aureliano, eu passo a Presidência a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/09/2014 - Página 8