Pela ordem durante a 140ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cumprimentos aos três primeiros colocados do Projeto Jovem Senador.

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Cumprimentos aos três primeiros colocados do Projeto Jovem Senador.
Publicação
Publicação no DSF de 08/10/2014 - Página 64
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ANUNCIO, GANHADOR, PROJETO, JUVENTUDE, SENADO, COMENTARIO, IMPORTANCIA, RELAÇÃO, EDUCAÇÃO, POLITICA, ESTUDANTE, ADOLESCENTE.

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco Maioria/PV - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu aproveito a oportunidade para anunciar os vencedores, os três primeiros colocados do Projeto Jovem Senador.

            Há sete anos - este ano é a sétima edição do Projeto Jovem Senador -, 27 jovens de até 19 anos de escolas públicas de nível médio do Brasil concorrem e, através de redação, são escolhidos. E, aqui, uma comissão julgadora, formada por servidores do Senado, representantes do MEC e do Consed, seleciona os três primeiros lugares.

            Este ano, o tema foi “Se eu fosse Senador...”, e os três primeiros colocados foram os seguintes: em primeiro lugar, a aluna do Estado de Mato Grosso Nathalia Lima Janones, lá do Município de Cáceres; o segundo lugar veio de Rondônia, Ana Paula Schwengber; e o terceiro ou a terceira, foi a estudante Maria Jéssica Silva de Almeida, de Pernambuco.

            Esse Projeto Jovem Senador é um projeto que mobilizou mais de 100 mil jovens; este ano, mobilizou mais de 3,5 mil professores. Do dia 17 até o dia 21 de novembro... Eles tomarão posse no dia 17 e ficarão até o dia 21 de novembro como Jovens Senadores, cada um representando o seu Estado.

            Eu sou encantado com esse projeto e tenho a satisfação de, pelo terceiro ano consecutivo, presidir essa Comissão do Jovem Senador. Entendo que, além de ser pedagógico, é um projeto de grande alcance, porque é um projeto que está se capilarizando no Brasil.

            O Senado está trazendo a juventude para conhecer a mecânica de funcionamento desta Casa. Jovens que, muitas vezes, nunca saíram dos seus Municípios, jovens oriundos de famílias pobres, jovens oriundos das escolas públicas - nem por isso, deixam de ter talento, deixam de ter visão crítica - vêm para cá. Muitos deles não conhecem Brasília, muitos deles nunca andaram de avião, muitos deles nunca foram a um cinema, a um shopping. Há um caso emblemático do ano passado em que um jovem nem roupa tinha para vir - nem roupa tinha para vir, Sr. Presidente -, e a prefeitura, juntamente com a Casa, providenciou o necessário para que ele viesse.

            Eles vêm para cá, socializam experiências, conseguem aprender a mecânica e, o melhor de tudo, deixam lições e levam aprendizado. Eles deixam lições para todos nós e deixam contribuições concretas, como, por exemplo, projetos de lei. Vinte projetos da lavra do Projeto Jovem Senador já foram aprovados na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e estão tramitando nesta Casa. Vejam que coisa! Daqui a algum tempo, daqui a alguns anos, quiçá o Presidente ou a Presidenta estará sancionando um projeto que foi a contribuição desse Projeto Jovem Senador. Então, isso desperta o interesse do jovem em participar.

            Neste ano, Sr. Presidente, há uma inovação. Nos outros anos, os prêmios eram dados para os três primeiros lugares e para as três escolas. Os diretores das escolas, os pais ou os responsáveis vinham. Neste ano, há uma inovação, porque se compreendeu que não existe escola sem estudante, sem aluno, da mesma forma que não existe escola sem professor. Estávamos cometendo uma injustiça ao trazermos o aluno, trazermos a escola, mas não trazermos os professores. E, neste ano, os professores estarão presentes. Estarão aqui de 17 a 21 de novembro. Enquanto os alunos estarão no plenário, nas discussões, debatendo projetos, os professores estarão em atividades paralelas, aprendendo mais, conhecendo mais, se enriquecendo, para que a experiência e os ensinamentos aprendidos aqui possam ser difundidos nas suas cidades, nas suas escolas, na sociedade, nos lugares mais longínquos do Brasil.

            Agora, veja, Sr. Presidente, o encantamento desse projeto. Para esses jovens que estarão aqui a partir do dia 17 de novembro, vivenciando essa experiência única na vida de cada um, essa experiência jamais será esquecida. Ela os acompanhará pela vida inteira e será seguramente compartilhada com os amigos, com os familiares, com os professores, com os alunos dessa escola, com a comunidade da escola lá no interior onde moram, habitam, estudam. E - tenho certeza - também será compartilhada com seus filhos, com seus netos, anos à frente.

            Então, o Senado Federal tem dado uma demonstração inequívoca da busca pela sociedade, da aproximação da sociedade, da aproximação com o jovem. O Senado tem dado demonstração de que está fazendo a sua parte, no sentido de ajudar a politizar a juventude, porque, como o senhor falou, há pouco tempo, tudo passa pela política. É através da política que se escolhem o Presidente, o Governador, o Prefeito. É nos Parlamentos que se discute o preço do leite, do pão, da passagem de ônibus, da saúde, da segurança, dos projetos estruturantes do País, de um Estado, de um Município. Tudo passa pelo Parlamento. Não existe democracia consolidada, se não existir um Parlamento forte.

            E o Senado está fazendo o seu papel, a sua parte; está dando esta contribuição no sentido de politizar a juventude, no sentido de trazer a juventude para esta responsabilidade de construir seu próprio futuro e está fugindo deste maniqueísmo de que o político não presta, de que a política está errada, de que não se precisa de político.

            Claro que não! Tenho dito reiteradas vezes, por onde ando: do mesmo jeito que há o bom médico, há o mau médico; do mesmo jeito que há o bom advogado, há o mau advogado; do mesmo jeito que há o bom político há o mau político. Agora, nenhum político, nem os bons nem os maus, chega aqui com os próprios pés. É a sociedade que os elege e os manda para cá. O Parlamento é a fotografia sem retoque da sociedade. O que a gente precisa fazer é qualificar a sociedade, para que ela possa fazer uma boa escolha. E isso o Senado está fazendo com o jovem, politizando-o, informando-o, mostrando a mecânica do funcionamento do maior Parlamento da Nação, que é o Senado Federal. Este é o trabalho pedagógico que o Senado está fazendo.

            Mas não vamos conseguir colher esses frutos da noite para o dia, amanhã ou depois. Claro que não. Seria utopia pensar assim. Mas, seguramente, esses jovens que estão participando do Projeto Jovem Senador funcionarão para esta Casa como sementes atiradas ao vento. Seguramente vão semear e lá no futuro, em médio ou longo prazo, darão os frutos que a sociedade precisa e que são o objetivo maior desta Casa com esse projeto.

            Portanto, mais uma vez, eu quero parabenizar estas três jovens: Nathalia Lima Janones, Ana Paula...

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Quais são os Estados?

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco Maioria/PV - RN) - Mato Grosso, Pernambuco... Vamos lá, Nathalia Lima Janones, que é de Mato Grosso; Ana Paula Schwengber, que é de Rondônia; e a estudante Maria Jéssica Silva de Almeida, de Pernambuco. Todas elas são de cidades do interior. Todas elas são de escola pública. Até porque o projeto contempla apenas as escolas públicas.

            Portanto, quero parabenizar essas três jovens; quero parabenizar esta Casa; quero parabenizar toda a Comissão, porque são pessoas dedicadas, abnegadas, são verdadeiros baluartes. Vocês são fantásticas, abraçaram essa causa, que é realmente uma causa encantadora.

            Eu já disse reiteradas vezes da minha paixão por esse projeto, do meu encantamento por esse projeto, exatamente pelas razões e pelos motivos que acabei de explicitar.

            Parabéns a todos vocês da Comissão.

            Obrigado, Sr. Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Senador Paulo Davim, permita-me. Eu tenho muito orgulho, porque foi de minha lavra a construção da proposta original desse projeto, em que V. Exª, embora outros também tenham estado na presidência, deu um brilho especial. Por isso que não é praxe nesta Casa reeleger sucessivamente, para o mesmo posto em comissão, nós, os Senadores; todos o fizeram com V. Exª. V. Exª deu, de fato, uma qualidade a esse projeto, que ultrapassou, inclusive, o nosso projeto original. E agora, incluindo ainda os professores.

            Eu digo isso com toda a segurança porque, recentemente, eu estive em Antônio Prado, e uma menina lá de Antônio Prado que ganhou um prêmio - eu digo um prêmio -, ela voltou para Antônio Prado e foi homenageada na cidade. Eu fui visitá-la na prefeitura, inclusive, num evento promovido pela prefeitura. Ela virou uma defensora, como ninguém, eu diria até, da idade dela, em matéria de democracia, no Congresso Nacional, da nossa Constituição, porque ela pediu mais cópias e está indo nas salas de aula dos outros colégios levar a mensagem do que ela aprendeu aqui. Diz ela que é algo que ela vai levar para o resto da vida. Eu quero, com essa minha fala, dar o exemplo dessa menina, cujo nome depois darei, porque agora não o tenho. Não tenho, porque estive lá, mas não lembro agora o nome dela. Eu faço a homenagem a todos aqueles que por aqui passaram e todos que passarão.

            V. Exª há de ser o Presidente, eu não digo eterno, mas o Presidente permanente dessa Comissão, pelo brilho, pela qualidade, pela sua experiência, pela grandeza que deu para esse humilde projeto de que eu tive a alegria de participar no início.

            Parabéns, Senador Paulo Davim. V. Exª é um exemplo para todos nós, e a juventude brasileira tem que reconhecer esse seu trabalho.

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco Maioria/PV - RN) - Eu agradeço as suas palavras, Senador Paulo Paim, e penitencio-me por não ter feito o registro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/10/2014 - Página 64