Pela ordem durante a 163ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimento de interpretação equivocada de aparte de autoria de Sua Exa. ao pronunciamento do Senador Ataídes Oliveira, referente a crítica à gestão do Sistema S.

Autor
Fleury (DEM - Democratas/GO)
Nome completo: José Eduardo Fleury Fernandes Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • Esclarecimento de interpretação equivocada de aparte de autoria de Sua Exa. ao pronunciamento do Senador Ataídes Oliveira, referente a crítica à gestão do Sistema S.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2014 - Página 20
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, APARTE, ORADOR, DISCURSO, SENADOR, ASSUNTO, CRITICA, SERVIÇO NACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL (SENAR), AUSENCIA, RENOVAÇÃO, DIRETORIA, FISCALIZAÇÃO.

            O SR. FLEURY (Bloco Minoria/DEM - GO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - No pronunciamento do Senador Ataídes Oliveira, eu fiz um aparte, e existiu uma interpretação equivocada que eu quero aqui corrigir.

            Primeiro, o Senador Ataídes Oliveira falava sobre o Sistema S, um dinheiro arrecadado do povo, um dinheiro da União. O Sistema S, em cada órgão do Sistema esse recurso é próprio e aplicado. Nós temos aqui, por exemplo, no Senado, o Senac, que faz parte do Sistema S e que tem aplicado e mostrado onde estão os recursos.

            Mas o que mais quero falar é a respeito do Senar. Como sou um homem do campo, é o sistema de que tenho mais conhecimento. O Senar arrecada dos fazendeiros que vão para a Federação da Agricultura e vêm para a CNA. Esse dinheiro é devolvido em cursos, de todos fazendeiros, é devolvido em cursos gratuitos para os operadores, para os homens do campo.

            O Sistema S, a crítica que eu faço às vezes, na Federação, é à falta de mudança de diretoria. Nós temos, em Goiás, diretorias que estão dentro daquela casa há mais de 20 anos. E defendo também um sistema único de estatuto do Sistema S das federações para todos os sindicatos. Nós temos sindicados em que só pode ter uma reeleição, o que eu acho saudável. Nós, inclusive, lutarmos aqui nesta Casa para acabar com a reeleição. Agora, nós temos, no Sistema S, sindicato que tem presidente com oito, dez mandatos. Essa é minha indignação com o Sistema S. Eu queria uma supervisão, que o Sistema S colocasse uma supervisão nos cursos que eles dão. São vários cursos, mas não são inspecionados. E como esse dinheiro vem do produtor, não é um dinheiro do Governo, é o dinheiro do produtor - uma pena o Senador Ataídes não estar aqui -, no Sistema S, o dinheiro de cada empresa, de cada profissional vai para o cofre da sua entidade.

            Como eu disse, aqui no Senado, nós temos, no restaurante, pessoal do Sistema S, e aqui, nos servindo, pessoal do Sistema S muito bem qualificado.

            Essa é a intervenção que eu queria fazer para explicar o mal-entendido de ontem.

            Muito obrigado, senhora.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2014 - Página 20