Discurso durante a 179ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Alegria pela aprovação de S. Exª para o Tribunal de Contas da União.

Autor
Vital do Rêgo (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Vital do Rêgo Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA.:
  • Alegria pela aprovação de S. Exª para o Tribunal de Contas da União.
Aparteantes
Cássio Cunha Lima.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2014 - Página 145
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, APROVAÇÃO, INDICAÇÃO, REFERENCIA, OCUPAÇÃO, CARGO, MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), COMENTARIO, ATIVIDADE POLITICA, ORADOR.

            O SR. VITAL DO RÊGO (Bloco Maioria/PMDB - PB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, ultimando as minhas palavras em gesto de reconhecimento e profunda gratidão aos meus pares, aos meus companheiros do Senado, quero ouvir, para minha honra, meu colega, Senador Cássio Cunha Lima.

            O Sr. Cássio Cunha Lima (Bloco Minoria/PSDB - PB) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Senador Vital, agora Ministro do Tribunal de Contas da União, acredito que, de todos os depoimentos que aqui foram trazidos, talvez o que mais possa chamar a atenção seja o meu, porque esta Casa, como a nossa Paraíba sabe das nossas divergências políticas na nossa amada e querida Paraíba, e falo sobre o testemunho do meu filho mais novo, Pedro Cunha Lima, eleito Deputado Federal, na saudação à Dona Nilda Gondim, que foi eleita suplente de Senadora, para dizer, não apenas ao Senado, que, apesar daquele voto contra, quero dizer que não foi meu. Os desavisados podem imaginar, talvez, que o único voto contra para que a aprovação justa e merecida não tenha sido unânime, e não foi deste que ocupa momentaneamente esta tribuna, por reconhecer em V. Exª os méritos, a capacidade e o talento do exercício da função de Ministro do Tribunal de Contas da União. Tive a honra de ter no Deputado Vital do Rêgo, seu genitor, além de um adversário, um colaborador. Ao tempo que fui Governador, Vital do Rêgo foi meu secretário, e durante todos esses anos, apesar dessa divergência, sempre nutrimos um pelo outro, respeito. Esse é um aspecto sempre muito importante e fundamental. E neste instante falo, tenho certeza, também em nome do Senador Cícero, que não pôde estar aqui para consignar o seu voto. Mas falo mais do que em nome da nossa representação da Paraíba nesta Casa, falo em nome do povo da Paraíba, que se sentirá representado com sua presença no Tribunal de Contas. E tenho certeza de que tudo que foi dito na tarde de hoje, na manhã já na sabatina, estará sendo observado por V. Exª. O nosso Líder, o Senador Aloysio Nunes Ferreira, assim como o Senador Aécio, também já se manifestaram. E aquilo que lhe disse por telefone hoje pela manhã. Tivemos um embate eleitoral muito recente, na disputa pelo Governo do Estado. Eu precisava do seu voto, não pude contar com o seu voto e perdi a eleição. Hoje, o destino faz com que V. Exª não precise do meu voto, o placar registrou isso, teve o meu voto e venceu a eleição. Portanto, sinta-se cumprimentado neste instante, Senador e agora Ministro Vital do Rêgo. Desejo-lhe muito sucesso e pleno êxito na sua nova missão. E falo não apenas em meu nome, em nome do Deputado Pedro, da nossa Bancada Federal na Câmara, do Senador Cícero, mas falo em nome do nosso Estado que o cumprimenta neste instante com alegria, orgulho e envaidecimento por mais esse espaço e esse passo galgado na sua brilhante e exitosa trajetória. Que Deus o abençoe na sua nova missão, na sua nova tarefa! E estaremos sempre felizes em ter um conterrâneo nosso ocupando um espaço num tribunal superior de contas do nosso Estado.

            O SR. VITAL DO RÊGO (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Senador Cássio, eu agradeço a manifestação e a grandeza do seu gesto. E hoje fiz uma cobrança a V. Exª de que aquilo que estávamos conversando ao telefone V. Exª pudesse transmitir aqui esses nossos encontros.

            Ao longo da nossa vida pública, de 1968 para cá, nós, o poeta Ronaldo, meu pai Vital, nós trabalhamos em trincheiras diferentes com dificuldades políticas claras a partir da nossa mãe Campina Grande, mas, ao chegar ao Senado, depois de V. Exª galgar os mais importantes cargos públicos da Paraíba e do Brasil por merecimento, nós ampliamos o que era respeito para uma amizade pessoal. E agradeço profundamente a V. Exª. Nós tivemos agora as nossas candidaturas postas, e o povo da Paraíba certamente nos honrou com cada um dos seus votos.

            E eu tenho absoluta certeza - ao lado de Pedro, Deputado Federal eleito de forma extraordinária na Paraíba; ao lado de Vené, que veio hoje aqui assistir a este encontro, que é o coroamento da minha vida pública, que V. Exª acompanhou desde Vereador, em Campina Grande, porque V. Exª era Prefeito; depois, Deputado Estadual, e V. Exª Governador; Deputado Federal e agora Senador, colega de V. Exª. Eu recolho o testemunho, o apoio de V. Exª, como um gesto de grandeza do homem público. Muito obrigado.

            Senador Aureliano, Senador Casildo, para poder me despedir. Senador José Agripino, Senador Ministro...


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2014 - Página 145