Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 10/12/2014 - Página 259
Indexação
  • REGISTRO, REDUÇÃO, DESPESA, SENADO, SUGESTÃO, COMPARAÇÃO, EXECUTIVO.

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Minoria/DEM - RN. Sem revisão do orador.) - Enquanto se processa a votação, Sr. Presidente, eu queria aqui fazer uma consideração rápida sobre a prestação de contas de V. Exª em relação à diminuição de gastos, comandada pela Mesa, presidida por V. Exª.

            Todos nós sabemos que essa economia ocorreu à custa de sacrifício, de muito ruído na Casa, muitas insatisfações. Mas o que é fato é que houve uma economia real, medida por números.

            A gente sabe que o Poder Legislativo é açoitado todos os dias pelos meios de comunicação. Eu acho que V. Exª, em nome do Poder Legislativo, deveria tomar a iniciativa de fazer uma comparação entre o desempenho do Poder Legislativo Senado e o Poder Executivo, em rubricas assemelhadas, até porque nós sabemos que o grande problema deste País é gasto público. Está na hora, portanto, de se ver se o gasto público do Senado, que fez economia, pode ou não ser padrão para uma diminuição do gasto público do Poder Executivo.

            Eu não sei se há meios, ou há formas, ou há instrumentos para fazer a aferição desses dados e a comparação desses dados. Mas eu acho que o Brasil agradeceria e acho que seria muito bom para o Poder Legislativo ter esse elemento de comparação, que pode ser bom, pode ser médio e pode ser ruim. Certamente, será bom, mas será o reconhecimento de um esforço que foi feito à custa de sacrifício, à custa de muitas manifestações negativas à V. Exª, inclusive, mas que se conseguiu e se pode aferir em números.

            É a sugestão que deixo com V. Exª até para que o Poder Legislativo possa ter o seu momento de comparação com o Poder Executivo, de preferência, que tem nos gastos públicos, repito e encerro, o grande problema econômico a ser resolvido.

            É a sugestão que deixo com V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/12/2014 - Página 259