Discurso durante a 188ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro do restabelecimento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Registro do restabelecimento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2014 - Página 499
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, RESTABELECIMENTO, RELAÇÕES DIPLOMATICAS, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), CUBA, ENFASE, NEGOCIAÇÃO, GOVERNO ESTRANGEIRO, CANADA, PAPA, LIBERAÇÃO, PRESO POLITICO.

            O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, só para registrar, como fez o...

            Sr. Presidente, o som está baixo? Eu não estou escutando os colegas. O som está baixo? Eu não tenho escutado os outros Senadores.

            Eu peço a palavra, Sr. Presidente, para, assim como o Senador Eduardo Suplicy, a Senadora Vanessa Grazziotin e o Senador Inácio Arruda, falar sobre este belo momento da história mundial: depois de mais de 50 anos, a restauração das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba.

            O Presidente Obama acabou de fazer um pronunciamento. O Presidente Raúl Castro está falando. No seu texto, no seu discurso, ele diz que essa decisão do Presidente Obama merece o respeito e o reconhecimento do povo cubano. Agradeceu muito ao Governo do Canadá e ao Papa Francisco. Foram 18 meses de negociações secretas. A última reunião aconteceu no Vaticano, e eu queria destacar aqui o peso do Papa Francisco nessa negociação.

            Queria destacar também a libertação de um americano, Alan Gross, que estava preso desde 2009, e fazer referência ao que falou o Senador Inácio Arruda, ao caso conhecido de cinco cubanos presos na Flórida desde 1981. Três desses cinco cubanos foram libertados, e a história desses cinco cubanos foi muito bem relatada no livro de Fernando Morais.

            Os acontecimentos estão se dando neste momento. Sem sombra de dúvida, é um fato alvissareiro na história mundial.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2014 - Página 499