Pronunciamento de Wellington Fagundes em 24/02/2015
Discurso durante a 16ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Agradecimento à população de Mato Grosso pela eleição de S. Exª como Senador da República; e outros assuntos.
- Autor
- Wellington Fagundes (PR - Partido Liberal/MT)
- Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATIVIDADE POLITICA:
- Agradecimento à população de Mato Grosso pela eleição de S. Exª como Senador da República; e outros assuntos.
- Aparteantes
- Garibaldi Alves Filho, Humberto Costa, José Medeiros.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/02/2015 - Página 508
- Assunto
- Outros > ATIVIDADE POLITICA
- Indexação
-
- DISCURSO, INICIO, MANDATO, SENADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), AGRADECIMENTO, POPULAÇÃO, ENTE FEDERADO, FAMILIA, BLOCO PARLAMENTAR, COMENTARIO, HISTORIA, VIDA PUBLICA, ORADOR, EXPECTATIVA, ATUAÇÃO, ENFASE, JUSTIÇA SOCIAL, ALTERAÇÃO, MODELO POLITICO, REFORMA TRIBUTARIA, AUMENTO, RECURSOS, MUNICIPIOS, DEFESA, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, ASSUNTO, REDISTRIBUIÇÃO, MEMBROS, UNIÃO, CONTRIBUIÇÃO, INTERVENÇÃO, DOMINIO ECONOMICO, OBJETO, COMBUSTIVEL.
O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco União e Força/PR - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é uma grande satisfação estar fazendo aqui o meu primeiro pronunciamento sob a sua Presidência. Quero cumprimentar também todos os Senadores em nome da Senadora Vanessa Grazziotin, minha companheira de Câmara dos Deputados por tanto tempo.
E neste meu primeiro pronunciamento aqui, no Senado Federal, quero, agradecendo a Deus, usar esta tribuna para homenagear o povo do meu querido Mato Grosso e, de forma especial, a minha esposa Mariene, companheira e incentivadora de todas as horas, os meus filhos João Antônio e Diógenes, meus irmãos e toda a minha família. Quero agradecer aos eleitores do meu Estado e às pessoas que ajudaram em toda a minha trajetória de vida, como foi o caso da saudosa dona Francisca, que por tanto tempo me acompanhou em diversas eleições, e também do Sr. Luiz da Pedra Preta cuja simplicidade tem servido de grande inspiração na construção dos meus ideais políticos, ideais que começaram efetivamente ainda menino, no pequeno comércio do meu pai, na minha cidade natal, Rondonópolis, na região sul do Estado de Mato Grosso. Ali desenvolvi a aptidão nas relações humanas, conversando e atendendo a clientela.
Nessa trajetória, no contato que tive com as pessoas, fiz muitos amigos. Quero destacar aqui, com muita honra, o fato de ter sido professor durante o tempo em que cursei a universidade. Era uma grande luta: lecionava à noite e frequentava as aulas do meu curso de medicina veterinária ao longo do dia.
Em função dessa experiência docente, que prosseguiu após a minha formatura, também quero aqui homenagear a classe dos professores na figura do Prof. Dr. Cícero Lacerda Farias, homem inteligente e conceituado, em nome de quem cumprimento todos os professores e profissionais da educação brasileiros, profissionais de grande importância para o crescimento da nossa nação.
Já formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e com o apoio da minha família, montei o meu primeiro negócio na cidade de Rondonópolis, que, em pouco tempo, alcançou expressivos resultados. E, por conta desse resultado, recebi, bem jovem, com 23 anos de idade, o convite para ser candidato a Vice-Prefeito do lendário Candinho, da tradicional família Borges Leal. Porém, Sr. Presidente, apesar do honroso chamado, ouvindo os conselhos do meu pai, que apontava para a minha pouca experiência político-partidária, resolvi adiar o começo da minha caminhada. Mas a política estava lá, não era coisa nova, já que, enquanto estudante, sempre estive envolvido em grêmios estudantis e centros acadêmicos.
Posteriormente, já com a experiência profissional, aceitei o convite de ser o presidente da associação comercial e industrial da minha cidade, hoje uma das mais respeitadas entidades de classe do meu Estado, uma referência na organização empresarial. Em nome do ex-presidente Elias, da tradicional família Zaher, aproveito para cumprimentar o atual e todos os ex-dirigentes e associados da associação comercial e industrial da minha cidade.
Em 1990 vivíamos o Brasil da redemocratização e eu já havia assumido a Presidência do Partido Liberal na minha cidade. Após ter sido Secretário de Planejamento do Prefeito Hermínio J. Barreto, um grande amigo e companheiro de todas as horas, fui convocado pelas forças políticas da nossa cidade ao desafio de ser, pela primeira vez, candidato a Deputado Federal.
Permitam-me, Srs. e Srªs Senadoras. Tenho guardada em mim a memorável reunião no quintal da casa da minha família, onde estavam presentes centenas de pessoas, em sua maioria pioneiras da cidade, o que deu origem à minha primeira candidatura. Lá estavam todos os ex-prefeitos da jovem Rondonópolis. E aí quero ressaltar a figura do primeiro Prefeito, Daniel Martins de Moura, além de Rosalvo Farias e Hélio Garcia, entre tantos outros. Também quero destacar o velho guerreiro, o Vereador Ananias Martins de Souza e em seu nome agradeço e cumprimento todos os vereadores que contam com o meu respeito e admiração, afinal são eles que estão lá na ponta e em contato diário com a população e também as suas necessidades. Com certeza, foi daí que reforcei a vocação municipalista que sustenta as minhas convicções políticas até hoje.
Quero ainda aqui lembrar as figuras importantes na primeira campanha, como foram os deputados Zanete Ferreira Cardinal e Afro Stefanini. Também o empresário Antônio Estolando e o Senador Benedito Canellas, coordenadores de campanha com os quais compartilho, juntamente com seus familiares, esse momento importante da minha vida.
De lá para cá foram seis mandatos consecutivos, todos como Deputado Federal, sendo o único na história do meu Estado a atingir esse feito. Seis mandatos consecutivos, dos quais dois como o mais votado do meu Estado. Orgulha-me também o fato de ser ainda hoje o Deputado Federal com mais votos obtidos em uma eleição no meu Estado.
Muito trabalho e completa dedicação me levaram a outro feito: ser o primeiro Senador eleito em chapa de oposição ao governador eleito em primeiro turno, motivo que me orgulha muito e também me traz uma responsabilidade redobrada.
A vida é um aprendizado constante. Por isso, quero aqui agradecer a receptividade que tive dos meus companheiros, o Senador Blairo Maggi, do meu Estado, que é Líder do meu Partido, juntamente com o nosso Senador José Medeiros, jovem que está aqui com toda a garra. Com certeza estaremos trabalhando juntos para fazer do nosso Brasil, em especial do nosso Mato Grosso, em Estado pujante, em desenvolvimento e de melhor qualidade de vida para a população.
Quero também agradecer aos companheiros do Bloco União e Força, formado pelo PTB, PSC, PRTB e PR. Sr. Presidente, V. Exª, que está aqui presidindo, tem sido um companheiro assíduo nas nossas reuniões no Bloco.
O Estado que venho representar é dono de uma riqueza histórica e cultural impressionante. Reproduzo aqui a letra de uma canção dos meus amigos Pescuma, Henrique e Claudinho, em nome dos quais enalteço todos os artistas e produtores culturais da nossa terra.
Com grande sensibilidade, eles compuseram a música "É bem Mato Grosso", que diz:
O Estado do guaraná ralado, do pacu assado e da manga madura no quintal; Estado que tem banho de rio ou cachoeira; pescaria no Teles Pires, Araguaia ou Pantanal; do Mato Grosso das festas de santo, churrasco, pixé e do caju; do bombo, viola de cocho, siriri e cururu; venho do Estado das belas igrejas, dos casarões coloniais, das festas de rodeio, das praias e festivais. Sou do Estado dos grandes rebanhos, das plantações fenomenais, que tem um povo hospitaleiro, um povo como não se viu jamais.
Sou do Estado escolhido por João Baiano, meu pai, homem simples e de grande visão de futuro, que fez uma viagem a pé, de quase 2.000 quilômetros, para construir uma nova vida nas terras de Rondon. Junto com a minha mãe, Minervina, e dentre os muitos ensinamentos, João Baiano me dizia que o maior patrimônio de um político é a confiança que o povo deposita nele. E a melhor forma de retribuir cada voto de confiança é com muito trabalho.
Sou do Estado de Dante de Oliveira, autor da emenda das Diretas Já, que tanto lutou para reinserir Mato Grosso no cenário mundial. Foi meu amigo, companheiro e tivemos uma luta muito grande no seu governo, quando conseguimos aprovar um grande programa, o maior programa de investimentos de pontes no nosso Estado, conseguindo esses recursos num convênio com o Programa Brasil-Itália.
Concedo aqui um aparte ao nosso companheiro, Senador José Medeiros.
O Sr. José Medeiros (Bloco Democracia Participativa/PPS - MT) - Senador Wellington Fagundes, seja bem-vindo à Casa. Como V. Exª disse, ele é novo, mas não é um novato (Risos.). Seis mandatos consecutivos. Não é para qualquer um. Sr. Presidente, queria até registrar aqui uma coisa. A minha vida toda em que militei na política - já milito há alguns anos - foi sempre fazendo oposição ao Deputado Wellington. Nós sempre estivemos meio que em grupos diferentes, inclusive na última eleição, quando tivemos embates, mas quero ressaltar aqui a forma de o Senador Wellington fazer política. É uma forma sempre muito respeitosa com os adversários. E ele sempre buscou o debate de ideias. De forma que, Senador Wellington, aqui, nesta Casa, embora tenhamos ficado em grupos diferentes, em trincheiras opostas, eu creio que, até seguindo o exemplo que V. Exª sempre teve, como a bandeira do Estado, quero aqui cerrar fileira e me colocar à disposição de V. Exª, para que a gente possa aqui formar um time em prol do Mato Grosso e do Brasil. Parabéns pela fala.
O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco União e Força/PR - MT) - Muito obrigado. Integro ao meu pronunciamento.
Com certeza, Senador José Medeiros, vamos trabalhar muito juntos, porque o Mato Grosso é um Estado gigantesco que depende muito do nosso trabalho aqui.
Também trago, assim, a grande responsabilidade de ocupar a cadeira pela qual passaram o cuiabano Fernando Corrêa da Costa, que esteve nesta Casa por quatro mandatos, o Professor João Vilas Boas, o Médico Silvio Curvo, o eminente Vicente Vuolo, que tanto lutou pela implantação de ferrovias em nosso Estado, também o histórico Valdon Varjão, da cidade de Barra do Garças. Nesta cidade, eu tive uma expressiva votação mais uma vez, 4 mil votos a mais do que o governador eleito no primeiro turno. Também quero aqui lembrar o lendário Vicente Bezerra Neto e também o ribeirinho Jonas Pinheiro, como eu, médico veterinário, que se tornou uma referência na política da produção agropecuária dos últimos tempos em todo o nosso País.
Sr. Presidente, povo de Mato Grosso, brasileiros que nos acompanham pela Rádio e TV Senado e também pela internet, chego a esta Casa para cumprir fielmente aquilo que o povo do meu Estado me delegou, qual seja fazer a defesa de nossa unidade federativa em todas as suas dimensões e também lutar muito e ajudar Mato Grosso a continuar sendo o Estado que mais se desenvolveu nos últimos anos.
Desde o momento em que recebi o resultado das urnas, intensifiquei meu trabalho, visitando Ministérios e outras instituições, reivindicando, com muito mais ênfase, aquilo que é de direito do nosso povo. E, tenham certeza, usarei todas as minhas forças para fazer muito mais.
Mato Grosso é um Estado gigantesco, moderno, conhecido pelas suas dimensões continentais. Tem uma agricultura potente, é o maior produtor de grãos, de algodão e de carne do nosso País e detentor de muitas outras riquezas.
Abrigamos, Sr. Presidente, três ecossistemas: o cerrado, o Pantanal e a Amazônia, o que nos torna únicos no mundo. Nesse cenário, numa síntese apenas, estão embutidas situações que necessitam de muita atenção. Temos lá necessidades em vários setores. Costumo dizer que tudo que se fizer por Mato Grosso ainda é pouco. Somos um dos maiores Estados brasileiros, com mais de 900 mil quilômetros quadrados e uma população de pouco mais de três milhões e meio de habitantes, onde muito já se fez e muito há por se fazer. Mato Grosso é um Estado de respostas rápidas e um potencial enorme ainda a ser desenvolvido.
Quero aqui aproveitar, Sr. Presidente Elmano, para convidar a todos que me assistem a visitar o meu Estado, para constatarem que o que eu digo é a mais pura verdade. Mato Grosso vai além das belezas naturais dos seus três ecossistemas distintos. Lá é uma terra onde os avanços tecnológicos e a modernidade são exemplos para todo mundo, principalmente no campo da agropecuária, através da pesquisa que resulta em grandes índices de produtividade. Em Sinop, no nortão do Estado, está instalado o maior e mais moderno centro de pesquisa da Embrapa, dando suporte efetivo a essa construção econômica para o País.
Firmei com os eleitores do meu Estado o compromisso sincero de lutar para resolver cada problema com a mesma delicadeza com que as mãos de um jardineiro cultivam o seu jardim. Estarei atento a cada movimento, com o mesmo olhar que o agricultor estende no horizonte, cuidando da sua plantação.
Firmei o compromisso de trabalhar de sol a sol, com mãos e braços fortes, para construir a paz e erguer a justiça social, assim como o pedreiro ergue cada parede de seu lar, para abrigar sua própria família, com amor e satisfação.
Sei do momento difícil que estamos vivendo. Proponho nos debruçarmos, com muita determinação, na construção do novo modelo político, porque este que temos hoje, com certeza, está vencido.
Da mesma forma, precisamos priorizar verdadeiramente a reforma tributária e a construção de um novo pacto federativo, no qual o cidadão e suas necessidades estejam no centro das atenções, fazendo com que o serviço público seja de melhor qualidade.
Tenho certeza de que a Bancada de Mato Grosso, como mostra a história, honrará a sua tradição para somar em favor do crescimento de nossa Nação, não apenas do ponto de vista econômico, mas, sobretudo, do desenvolvimento social, que permita a todos sonhar seus sonhos e transformá-los também em realidade. Aqui vamos defender a geração de oportunidades.
Com minha experiência na luta ao lado de prefeitos e vereadores, estou convencido de que o municipalismo é o melhor caminho para construir um Brasil com mais justiça social.
Sim, Srªs e Srs. Senadores, o Brasil precisa caminhar para suprir com eficiência as necessidades de base. E aqui serei um defensor da descentralização de recursos para os nossos Municípios.
Já na minha primeira semana, com o apoio de 29 colegas Senadores, encaminhei a primeira ação nesse sentido, e desde já peço aqui apoio para sua aprovação. Trata-se da primeira proposta de emenda à Constituição deste ano, a PEC nº 1/2015, que prevê a redistribuição da Cide-Combustíveis. Essa emenda assegura que Estados, Municípios e União recebam, cada um, um terço dos recursos arrecadados. Atualmente, os Municípios recebem apenas 7,25% do total. Praticamente nada, comparado à enorme responsabilidade que têm com seus habitantes.
Essa redivisão é mais uma iniciativa concreta no sentido de permitir que os Municípios conquistem sua tão sonhada autonomia financeira.
Vou continuar lutando por isso!
Finalizando, Sr. Presidente, quero dizer a todos que Mato Grosso tem muito a contribuir...
O Sr. Humberto Costa (PT - PE) - Senador Wellington.
O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco União e Força/PR - MT) - Nosso companheiro, Senador Humberto Costa, vou lhe conceder a palavra. V. Exª vai enobrecer muito meu pronunciamento.
O Sr. Humberto Costa (PT - PE) - Serei rápido. É apenas para saudá-lo, desejar-lhe boas-vindas e manifestar minha convicção de que, da mesma maneira que V. Exª foi um brilhante Deputado Federal, será também um brilhante Senador. Conte conosco.
O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco União e Força/PR - MT) - Também com a palavra o nosso Senador Ministro da Previdência, que foi muito importante na minha campanha, inclusive gravando, com toda a sua paciência, com toda a sua sabedoria.
O Sr. Garibaldi Alves Filho (Bloco Maioria/PMDB - RN) - Senador Wellington Fagundes, nisto eu não acredito muito não: que eu tenha contribuído, de forma significativa, para sua eleição com aquela gravação. Na verdade, todos nós sabemos, e o Senador Humberto Costa acaba de dizer, que a sua atuação na Câmara Federal - essa, sim - é que veio alavancar a sua eleição para o Senado Federal. Eu posso dar esse testemunho porque, enquanto estive como Ministro da Previdência, V. Exª esteve presente no Ministério, sempre reivindicando em favor do seu Mato Grosso. Eu quero parabenizá-lo. Quero saudar neste instante a sua ida à tribuna, inaugurando, assim, a sua participação aqui nos nossos trabalhos. Senador Wellington, que Deus o proteja e que V. Exª continue aqui a brilhar no Senado Federal, como o fez na Câmara dos Deputados.
O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco União e Força/PR - MT) - Eu agradeço muito, Senador Garibaldi Alves, a sua experiência. E, com certeza, terei V. Exª aqui como meu professor neste Senado, Casa de pessoas tão experientes como V. Exª.
Concluindo, quero aqui dizer a todos que Mato Grosso tem muito a contribuir com o desenvolvimento econômico e social da nossa terra. É uma terra onde vive um povo ordeiro, pacífico, hospitaleiro, com uma força de trabalho gigantesca. Um Estado pronto a responder aos mais variados desafios deste nosso grande Brasil.
Queremos e precisamos assegurar, com trabalho e dedicação, comprometidos com os eleitores, os meios para fazer com que nossa sociedade tenha garantidos os recursos necessários para se desenvolver com paz e segurança.
Em minha campanha para chegar ao Senado, Sr. Presidente, sempre disse: estou pronto, preparado e energizado para essa missão.
Por isso, quero aqui, mais uma vez, agradecer a todo povo mato-grossense, a todos aqueles que estiveram comigo na campanha, uma campanha com todas as dificuldades, uma campanha com poucos recursos, mas principalmente com muito apoio, através das amizades construídas durante esses 24 anos como Deputado Federal.
Sei da minha responsabilidade de estar aqui, como Senador da República, representando o meu Estado, um Estado tão grande, como já disse, mas um Estado que acolhe todos aqueles que vão para lá e que, com certeza, vão com seus sonhos, e esses sonhos são fáceis de ser realizados, porque é um Estado de muitas oportunidades.
Agradeço aqui a todos, principalmente ao Presidente, pela paciência de me ouvir por todo esse tempo.
Muito obrigado.