Comunicação inadiável durante a 58ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S. Exª na inauguração do polo automotivo da Jeep em Goiana-PE.

Autor
Douglas Cintra (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PE)
Nome completo: Douglas Mauricio Ramos Cintra
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
INDUSTRIA E COMERCIO.:
  • Registro da participação de S. Exª na inauguração do polo automotivo da Jeep em Goiana-PE.
Publicação
Publicação no DSF de 30/04/2015 - Página 73
Assunto
Outros > INDUSTRIA E COMERCIO.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, INAUGURAÇÃO, INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, MUNICIPIO, GOIANA (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), COMENTARIO, IMPORTANCIA, INDUSTRIA, CRIAÇÃO, EMPREGO.

            O SR. DOUGLAS CINTRA (Bloco União e Força/PTB - PE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é com muita satisfação que venho a esta tribuna relatar que tive a oportunidade de participar de momento histórico para o desenvolvimento econômico de Pernambuco. Pude ontem participar da comitiva da Presidente Dilma para visitar o Município de Goiana, na Mata Norte do meu Estado, onde foi inaugurado o polo automotivo da Jeep, com investimentos de R$10 bilhões.

            A unidade é a mais moderna do grupo e um dos mais avançados centros automotivos do mundo, podendo produzir mais de um modelo simultaneamente.

            Com capacidade de produção de 250 mil veículos por ano, o centro do polo é composto por uma área de 260 mil m2, que abriga os setores de prensa, funilaria e todas as montagens necessárias.

            Integrado à planta, há um parque de fornecedores, formado por 16 empresas que produzirão 17 linhas de produtos complementares à fabrica.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é de justiça ressaltar, como bem lembrado pela Presidente Dilma, que a realização desse empreendimento foi resultado de uma parceria de sucesso entre a Fiat Chrysler - que apostou sua escolha no Brasil e em Pernambuco - e os Governos Federal e Estadual.

            Nesse sentido, destaco a visão e a persistência do Presidente Lula e do Governador Eduardo Campos, que acreditaram que o Nordeste, em especial Pernambuco, tem a capacidade de abrigar projetos industriais de vanguarda, de elevada complexidade tecnológica e de alto valor agregado.

            Como bem ressaltado pelo Ministro Armando Monteiro, que estava presente no evento, esse projeto foi uma resposta para aqueles que manifestavam sempre certo ceticismo sobre o potencial industrial do Nordeste. E hoje temos, na nossa região, dois grandes polos automotivos, inclusive com grandes centros de desenvolvimento tecnológico e de engenharia automotiva - o de Camaçari, na Bahia, que foi instalado em 1999, e agora o de Goiana, em Pernambuco.

            O apoio do Governo Federal foi decisivo.

            Dois terços dos investimentos foram financiados pelo BNDES e por dois fundos regionais: o FDNE e o FNE.

            O Governo estadual também teve participação importante para atração desse investimento, por meio dos incentivos de ICMS e com a oferta da infraestrutura para instalação da fábrica, em uma área que antes era um grande canavial na Mata Norte de Pernambuco.

            Quero destacar que estão sendo gerados empregos de qualidade, 8 mil deles, Sr. Presidente, que pagam melhores salários e exigem qualificação profissional. São engenheiros e técnicos que estão sendo treinados em fábricas da Fiat Chrysler no Brasil, na Itália e na Sérvia. Estudantes pernambucanos de Engenharia tiveram a oportunidade de concluir a graduação na Itália, passando a obter a dupla titulação em Engenharia Automotiva no Instituto Politécnico de Turim.

            A Presidente Dilma também anunciou no evento que irá licitar o trecho sul do Arco Metropolitano do Recife, entre São Lourenço da Mata e Suape; já o trecho norte do Arco poderá ser incluído no conjunto de concessões que o Governo Federal anunciará em maio. Essa obra é fundamental para desafogar o trânsito na região metropolitana do Recife e viabilizar o escoamento da produção pelo Porto de Suape.

            Dessa forma, estaremos garantindo os efeitos multiplicadores do polo automotivo de Goiana para a economia estadual. Aqui no Senado, estarei atento para cobrar a celeridade e a consecução dessa importante obra de infraestrutura para o nosso Estado.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero encerrar este pronunciamento com uma palavra de confiança na economia brasileira e nordestina. O que presenciei ontem é o resultado de como políticas públicas bem desenhadas e articuladas podem produzir transformações na vida das pessoas. Novas oportunidades foram descortinadas. Temos, com esse polo automotivo, um projeto de desenvolvimento regional para a Mata Norte do meu Estado. Sem dúvida, esse é um marco para Pernambuco, para Goiana, para o Nordeste.

            Parabéns aos pernambucanos e brasileiros que, mais uma vez, demonstraram sua capacidade de enfrentar desafios e produzir grandes resultados.

            O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Foi mais que eficiente, economizou um minuto ainda, Senador Douglas.

            O SR. DOUGLAS CINTRA (Bloco União e Força/PTB - PE) - Conforme prometido a V. Exª, Presidente. Foi uma comunicação para registrar essa alegria do nosso Estado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/04/2015 - Página 73