Pela Liderança durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao jornal A Gazeta, do Estado do Mato Grosso.

Autor
Blairo Maggi (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Blairo Borges Maggi
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem ao jornal A Gazeta, do Estado do Mato Grosso.
Aparteantes
Ana Amélia, José Medeiros.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2015 - Página 790
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, JORNAL, A GAZETA, LOCAL, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco União e Força/PR - MT. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Srªs e Srs. Senadores, telespectadores e ouvintes da TV e Rádio Senado e todos aqui presentes, hoje, subo a esta tribuna para homenagear um grande veículo de comunicação do meu Estado, o Estado do Mato Grosso, que represento com muito orgulho nesta Casa.

            Em reconhecimento à imparcialidade e à correção nas informações prestadas nos últimos 25 anos de sua existência, enalteço aqui o jornal A Gazeta, do Grupo Gazeta de Comunicação, na pessoa do seu Presidente e idealizador, o Sr. Dorileo Leal. Faço isso contando um pouco de sua história, que, de certo modo, confunde-se com a história do Grupo Gazeta.

            Dorileo Leal dedicou grande parte de sua vida à comunicação responsável e de qualidade, sem sensacionalismo ou factóides. Nascido em Cuiabá, foi criado na pequena Arenápolis. Filho do primeiro prefeito dessa cidade, o Sr. João de Souza Leal, que faleceu muito novo, aos 42 anos de idade. Muito jovem, Dorileo assumiu a condição de arrimo de família. O patrimônio que herdou de seu pai, como costuma frisar, são qualidades essenciais, como a dedicação ao trabalho, a honestidade e o espírito solidário.

            Ao terminar o segundo grau e passar no exame de vestibular para Engenharia, na Universidade Federal do Mato Grosso, teve que tomar uma decisão dura. Já que, na época, não havia aula no período noturno, deixou os estudos, então, para poder garantir o sustento da família. Assim, logo estava empregado em uma empresa de implementos agrícolas na cidade.

            Não tardou, e uma passagem de sua vida veio demonstrar o seu caráter. Após ser aprovado em um concurso público para a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, foi orientado, então, à época, a procurar um Deputado para fazer uma carta de recomendação sem a qual não tomaria posse no cargo em que foi aprovado. Contestador, desde então, queria ser reconhecido pelos próprios méritos. Recusou-se a procurar o Parlamentar, e, com isso, a Secretaria deixou de contar com seus préstimos. Não foi empossado, perdeu o emprego, mas não traiu os seus princípios. O destino o levaria, então, a uma carreira de comunicador.

            Foi repórter da TV Globo, da TV Brasil Oeste, editor de esportes no jornal Diário de Mato Grosso, do querido então Arquimedes Pereira Lima e do Jornal do Dia, do ex-Deputado Benedito Alves Ferraz.

            Por mais de 17 anos como repórter e radialista, sempre pautou sua atuação profissional nos ideais de defesa da democracia e das liberdades individuais. Após anos de experiência na mídia, foi então convidado por seis sócios do Grupo Triunfo, que acreditaram no seu potencial e resolveram investir no projeto idealizado por ele: criar um grupo de comunicação com responsabilidade social.

            Inicialmente, foi-lhe destinado um percentual das vendas do jornal, e, mais tarde, Dorileo então passou a ser sócio e, depois, sócio majoritário, comprando as partes dos demais integrantes da sociedade.

            Dorileo teve visão futurista, pois, num Estado com dimensões territoriais como Mato Grosso, ele encontrou um meio de unir realidades e regiões diferentes na informação. Graças a sua ousadia, nascia, há 25 anos, o jornal A Gazeta, o Grupo Gazeta de Comunicação, que hoje alcança os Municípios mais distantes do nosso Estado. Formado, além do jornal, por rádios e TV, o Grupo Gazeta se caracteriza pela imparcialidade e correção, além do envolvimento com a comunidade e com as questões sociais do Estado de Mato Grosso.

            Quero destacar, entre vários projetos sociais desenvolvidos pelo grupo, o projeto Viva seu Bairro, que todo final de semana leva lazer, entretenimento e serviços a bairros carentes da grande Cuiabá, além de destacar jovens talentos e exigir a solução de problemas da comunidade.

            Ressalto também o projeto "Adotar é legal", que incentiva a adoção de crianças carentes, e o projeto "Natal da solidariedade", que todos os anos mobiliza a sociedade com o seguinte mote: "Aquilo que não lhe serve mais é importante para os outros."

(Soa a campainha.)

            O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco União e Força/PR - MT) - Além de arrecadar alimentos, roupas, calçados e brinquedos, busca despertar o espírito de solidariedade, destacando a importância da criatividade, que se faz necessária.

            Isso demonstra a responsabilidade social do grupo, atualmente com mais de 450 colaboradores diretos, que, para seu presidente, são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso da empresa. A eles também os meus agradecimentos.

             A comunicação tem papel importante na formação cultural e crítica da sociedade, de cada cidadão, comunicação que se faz primordial num Estado como Mato Grosso, que não só cresceu, mas se desenvolveu enormemente nas últimas décadas.

            Com o mesmo nome do primeiro jornal impresso semanário no mundo, o francês Gazzete de France, fundado em 1632, o jornal A Gazeta, de Mato Grosso, cumpre um relevante papel no desenvolvimento do Estado, proporcionando, nas últimas décadas, a milhares de cidadãos, o direito à informação diária.

            Considerado líder em índice de leitura desde a sua primeira edição, que vinha circular em 23 de maio de 1990, o impresso foi o sétimo jornal do Brasil a ter sua redação totalmente informatizada.

            Foi também o primeiro jornal de Mato Grosso a adotar impressão em cores em todas as suas páginas, e agora sai na frente mais uma vez, oferecendo, pela internet, uma versão digital com conteúdo multimídia, que pode ser acessado em todas as plataformas (PC, tablet e smartphone) de qualquer lugar do mundo.

            Isso garante um jornal interativo e responsável, disponível 24 horas por dia.

            Concedo um aparte ao Senador José Medeiros, se o Presidente me permitir, e, depois, à Senadora Ana Amélia.

            O Sr. José Medeiros (Bloco Socialismo e Democracia/PPS - MT) - Senador Blairo Maggi, eu me somo a V. Exª neste pronunciamento. V. Exª foi muito feliz. Aliás, disse tudo, do início da luta do Dorileo, do seu empreendedorismo e do toque de Midas que ele tem em tudo o que se propõe a fazer. O Dorileo é um empresário, Senadora Ana Amélia, que, além de tocar os seus negócios, é muito preocupado com a questão social e politicamente muito engajado, não partidariamente, não é candidato, não foi candidato, mas muito preocupado com a vida do seu Estado e do Brasil. Dessa forma, quero aqui parabenizar o Senador Blairo Maggi por lembrar esse marco, o aniversário da TV Gazeta, do jornal A Gazeta, por ser emblemático para o Estado do Mato Grosso, por contribuir com o debate do Estado, por contribuir com o desenvolvimento do Estado. Parabéns, Senador!

            O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco União e Força/PR - MT) - Muito obrigado, Senador Medeiros.

            Concedo um aparte à Senadora Ana Amélia.

            A Srª Ana Amélia (Bloco Apoio Governo/PP - RS) - Senador Blairo, aqui fala a jornalista e Senadora. Ex-jornalista. Eu não conheço o Dorileo Leal, mas a história contada por V. Exª agora revela o caráter e o compromisso com princípios muito corretos que devem valer também para a atividade política - deveriam valer mais para a atividade política. Ele não arredou pé de seus princípios ao recusar um convite porque dependia de um favor, e ele preferia que fosse válido o concurso que ele prestou. Ele aí já dá um sinal do compromisso que tem com a honestidade e a responsabilidade. Como jornalista, eu fico muito grata e feliz porque, no momento em que a mídia no Brasil sofre os riscos de censura, controle, críticas, eu me preocupo. E quando V. Exª ressalta as qualidades da imparcialidade e do compromisso com a responsabilidade social de um grupo de comunicação, isso faz muito bem à própria democracia em nosso País. Em seu Estado, Mato Grosso, eu tive o prazer de visitar Lucas do Rio Verde, onde há muitos gaúchos. E fico muito feliz por ver que meus conterrâneos escolheram esse Estado tão rico e cheio de oportunidades e que conta com o serviço de uma empresa de comunicação com esse grau de comprometimento. Eu me associo aos cumprimentos por um quarto de século do Grupo Gazeta e do jornal A Gazeta, de Mato Grosso. Parabéns, Senador, pela referência e pelo justo reconhecimento.

            O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco União e Força/PR - MT) - Muito obrigado, Senadora Ana Amélia. Agradeço também ao Senador Medeiros.

            Para finalizar, eu diria que não há democracia sem imprensa livre. E a imprensa deve ser responsável, ética, imparcial e independente, qualidades que percebemos no jornal A Gazeta e nos demais veículos de comunicação do Grupo Gazeta de Comunicações.

(Soa a campainha.)

            O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco União e Força/PR - MT) - A informação e a comunicação são a mola propulsora para que possamos trabalhar e lutar sempre mais por um Brasil cada vez melhor. Os nossos sinceros agradecimentos ao jornal A Gazeta por seus 25 anos, que mostra a realidade de hoje. Fatos relevantes poderiam ter passado em branco, mas foram destacados por seus profissionais competentes e que compõem a redação do jornal.

            Ao nosso querido amigo, Dorileo Leal, a todos os profissionais, familiares e colaboradores do Grupo Gazeta nossos mais sinceros agradecimentos e parabéns.

            Para finalizar, quero destacar uma verdade dita por Karl Marx: “A imprensa livre é o olhar onipotente do povo”.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2015 - Página 790