Discurso durante a 134ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo aniversário de 171 anos da cidade Parnaíba-PI e pelos 163 anos de fundação de Teresina, capital do Estado.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem pelo aniversário de 171 anos da cidade Parnaíba-PI e pelos 163 anos de fundação de Teresina, capital do Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 14/08/2015 - Página 179
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIOS, PARNAIBA (PI), TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), COMENTARIO, HISTORIA, CRIAÇÃO, CIDADE, ELOGIO, TURISMO, ECONOMIA, REGIÃO.

            O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco Apoio Governo/PP - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, agosto é um mês especialmente feliz para nós piauienses. É quando se celebram os aniversários das duas maiores cidades de meu Estado. Dia 14 de agosto, completa 171 anos a linda Parnaíba, Princesa do Igaraçu, no dizer poético dos seus filhos. Dia 16 de agosto é o aniversário de 163 anos da fundação da querida Teresina, capital do meu Estado, cidade verde, nas palavras do poeta maranhense Coelho Neto.

            Duas cidades que se completam e são queridas para tantos quantos as conhecem. Parnaíba, nascida bem antes de sua emancipação política como Vila, no dia 14 de agosto de 1844, foi desde sempre vocacionada para a grandeza, com sua economia pujante ainda no século XIX, atraindo negócios com a Europa.

            Hoje, Parnaíba é a cidade mais importante do Piauí, após a capital. Tem uma Zona de Processamento de Exportação em fase final de implantação, que começa a atrair indústrias que miram o mercado internacional, enquanto evoluem esforços do setor privado para melhorar a hotelaria e a produção de frutas orgânicas.

            Segunda maior população e a segunda mais importante economia do meu Estado, Parnaíba tem sob sua influência dezenas de municípios no território piauiense e também nos Estados do Ceará e Maranhão. Sendo polo regional, é hoje um centro de prestação de serviços de saúde e educação, ganhando cada vez mais importância no turismo, que cresce movido pela iniciativa privada e pelo apoio público, seja através do prefeito Florentino Neto, seja do governador Wellington Dias. O empenho dos dois governantes tem sido fundamental para fazer a cidade avançar e melhorar a vida de quem nela vive.

            Parnaíba, que em 2014 contava com 149,3 mil habitantes, segundo o IBGE, exerce influência direta sobre uma população cinco vezes maior. Por isso mesmo, está inserida em diversos estudos de mercado como uma cidade com economia dinâmica e que tende a crescer ainda mais nos próximos anos. E isso certamente vai ocorrer em face de investimentos públicos e privados que para lá têm sido direcionados.

            Com um futuro de expansão econômica e consequente melhoria das condições de vida de sua população, Parnaíba chegará, neste dia 14 de agosto de 2015, aos seus 171 anos com olhos no futuro. Isso é motivo de celebração, porque sempre houve ilustres parnaibanos que miraram para o futuro, como um de seus mais notáveis filhos no século XIX, Simplício Dias, ou ainda o governador Alberto Silva, que foi representante do Piauí nesta Casa, e também o sempre lúcido ministro João Paulo dos Reis Velloso, luminar do pensamento econômico brasileiro.

            Srªs Senadoras, Srs. Senadores, dois dias após o aniversário da luminosa cidade de Parnaíba, terra de Renato Castelo Branco e Evandro Lins e Silva, abre-se na agenda de nossos corações festivos o espaço para celebrar o aniversário da capital do Piauí, Teresina.

            Nossa capital é resultado da ousadia de um homem, José Antônio Saraiva, baiano de Santo Amaro da Purificação, um dos mais importantes brasileiros de seu tempo.

            A ousadia de Saraiva fez surgir uma cidade em meio a uma chapada, e que hoje, passados 163 anos de sua fundação, tem 840 mil moradores, uma economia que vai se diversificando, assentada em crescentes serviços de saúde, educação, logística, por indústrias de vestuário, cerâmica, alimentos e químicas, além de uma vasta rede de outras atividades comerciais e de serviços.

            A cidade tem recebido investimentos públicos em mobilidade urbana, educação, saúde, pavimentação. Neste ponto, cabe lembrar a habilidade do prefeito Firmino Filho, cuja administração trabalha com o propósito de multiplicar resultados com recursos captados a partir de parcerias. Parcerias, aliás, que na qualidade de senador, faço questão de defender, sempre tendo o bem estar dos teresinenses como objetivo maior - pensamento compartilhado também pelo nosso governador Wellington Dias, cujas ações conjuntas tem trazido apenas benefícios para a nossa capital.

            Trago em mim a convicção de que a ousadia e a disposição de trabalho que moveram Saraiva a fundar Teresina são as mesmas forças de sinergia que levam os teresinenses adiante.

            Centenas de milhares de homens, mulheres, crianças, jovens e idosos que se esforçam no dia a dia em trabalho, estudo e dedicação para fazer de nossa capital uma cidade melhor para se viver.

            A capital do Piauí tem enorme influência sobre todo o Estado, todo o Leste do Maranhão e até mesmo sobre cidades do Pará e Ceará. Não é sem razão essa influência. Resulta do dinamismo e competência de nossa gente, dos profissionais das mais variadas áreas. Porém, a capacidade de Teresina atrair pessoas é fruto do acolhimento que ela dá a quem chega.

            Há na capital do Piauí milhares de teresinenses que lá não nasceram. São filhos adotivos vindos de outros municípios do Piauí, saídos do querido Estado do Maranhão, nosso vizinho, separado de nossa capital pelo rio Parnaíba. Há teresinenses nascidos no Ceará, em Pernambuco, na Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia, bem como outros tantos vindos de São Paulo, Rio, Minas, Espírito Santos. Gente teresinense que veio do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul ou ainda saída dos Estados do Centro-Oeste, como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, aqui do Distrito Federal, do Tocantins, Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima ou do Pará, Estado que guarda especial relação com o Piauí, pois Belém sempre foi um destino para alguns dos maiores intelectuais piauienses, como o poeta Mário Faustino, teresinense de nascimento, cosmopolita como certamente é essa nossa cidade que acolhe cidadãos de todos os lugares.

            Acolhedora e hospitaleira, Teresina segue para o futuro com firmeza, ousada, com sua gente trabalhadora acordando cedo, dormindo tarde, estudando, vivendo, construindo boas coisas, inovando. Isso faz dela uma cidade cada vez mais viva, porque o sangue que faz vicejar uma sociedade, uma comunidade como a nossa, está na força das pessoas, na capacidade de se reinventar, na ousadia das inovações, no esforço contínuo para fazer mais, melhor e diferente. Temos tudo isso em Teresina, temos razões para confiar que o futuro que todos se esforçam para fazer melhor será tanto melhor quanto mais houver trabalho para isso.

            Teresina, que faz 163 anos em 16 de agosto de 2015, tem em sua gente o combustível para seguir em frente, para aceitar o desafio que o futuro impõe a todos e que deve ser aceito, não como sina, mas como a naturalidade da ousadia que foi a marca inaugural da cidade.

            Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/08/2015 - Página 179