Discurso durante a 143ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anuncio da filiação da Senadora Lúcia Vânia ao Partido Socialista Brasileiro - PSB.

Autor
João Capiberibe (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AP)
Nome completo: João Alberto Rodrigues Capiberibe
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Anuncio da filiação da Senadora Lúcia Vânia ao Partido Socialista Brasileiro - PSB.
Aparteantes
Ana Amélia, Aécio Neves, Blairo Maggi, Cristovam Buarque, Fernando Bezerra Coelho, Garibaldi Alves Filho, Humberto Costa, Hélio José, José Medeiros, José Serra, Lídice da Mata, Lúcia Vânia, Marta Suplicy, Paulo Paim, Randolfe Rodrigues, Roberto Rocha, Ronaldo Caiado, Simone Tebet, Vanessa Grazziotin, Wilder Morais.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2015 - Página 517
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • ANUNCIO, FILIAÇÃO PARTIDARIA, LUCIA VANIA, SENADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ENFASE, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, AREA, POLITICA SOCIAL.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP. Sem revisão do orador.) - Venho à tribuna para anunciar o ingresso da Senadora Lúcia Vânia ao PSB. Sem sombra de dúvida, trata-se de um nome que muito contribuirá para engrandecer e dignificar o nosso Partido.

            A sua filiação ao PSB traz as marcas de uma mulher que tem raízes profundas, que lhe permitem dialogar com as questões locais e, ao mesmo tempo, possui antenas sensíveis, que lhe permitem estar em sintonia com os grandes temas nacionais.

            Refiro-me não somente à representante do nosso querido Estado de Goiás, que defende com bravura os interesses legítimos de sua população, mas igualmente refiro-me à Parlamentar de dimensão nacional, que soube se impor por seu conjunto de qualidades, aquela que não se furta a debater ideias e apresentar propostas.

            Digo essas palavras iniciais com o conhecimento de quem acompanha de perto o seu notável trabalho desempenhado no Senado Federal.

            Em seu segundo mandato, a Senadora Lúcia Vânia destaca-se como uma Parlamentar firme, meticulosa no exame das matérias, seja no âmbito das comissões, seja no âmbito do plenário. As propostas de sua autoria são fundamentadas pela pertinência e relevância.

            Envolveu-se em assuntos tão variados quanto importantes durante duas legislaturas: reforma tributária, precatórios, nomeação de ministros do TCU, gestante, assistência social, reajuste de benefício da Previdência, preservação do Cerrado.

            Sua biografia, no entanto, extrapola as fronteiras do Senado.

            Lúcia Vânia foi a primeira mulher a ser eleita Deputada Federal pelo Estado de Goiás, tendo sido eleita três vezes Deputada: 1987 a 1991, 1991 a 1995 e 1999 a 2003.

            No primeiro mandato, foi constituinte, elegeu-se a segunda mais votada no Estado e a primeira mulher goiana a chegar à Câmara Federal. Em sua atuação como constituinte, notabilizou-se pela defesa dos direitos e garantias individuais e pela defesa das garantias do homem e da mulher, além de destacar-se no capítulo referente ao Poder Judiciário. São muitos pontos da Constituição nos quais a participação de Lúcia Vânia foi determinante. Desde a proposta inicial, passando pelas negociações, emendas intermediárias, até o texto final.

            Srªs Senadoras, Srs. Senadores, não há como se falar de sua atuação parlamentar sem fazer menção à sua participação na área orçamentária. Na Comissão Mista de Orçamento Público e Finanças, foi responsável pelo fortalecimento de Goiás no Orçamento da União. Pioneira, mais uma vez, foi a primeira mulher relatora da Lei de Diretrizes Orçamentárias da União.

            Seu feito na área social nos remete, sobretudo, ao período em que foi Secretária Nacional de Assistência Social, em que se desempenhou, com habilidade, na condição de Coordenadora da Política Nacional de Assistência Social, conforme preconiza a Lei Orgânica da Assistência Social. Nesse período, Lúcia Vânia foi responsável pelo desmanche da Legião Brasileira de Assistência (LBA)...

(Soa a campainha.)

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - ... e do Centro Brasileiro para a Infância e a Adolescência.

            Senhoras e senhores, reitero, portanto, o grande salto qualitativo que representa a filiação de nossa estimada colega, uma filiação que lança mais um brilho na nossa Bancada no Senado e no PSB nacional.

            Anuncio que amanhã estaremos presentes, em Goiânia, no ato de filiação de nossa colega de Parlamento, a Senadora Lúcia Vânia.

            Seja bem-vinda, Senadora!

            O PSB a recebe de braços abertos.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            A SRª LÚCIA VÂNIA (S/Partido - GO) - Pela ordem, Sr. Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Senadora Lúcia Vânia.

            O Sr. Fernando Bezerra Coelho (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE) - Antes dela, Sr. Presidente...

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Senador Fernando Bezerra.

            O Sr. Fernando Bezerra Coelho (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE) - Antes de a Senadora Lúcia Vânia poder se manifestar, eu gostaria de apartear o meu Líder, o Senador Capiberibe, para dizer da alegria de toda a Bancada do PSB em poder, amanhã, lá em Goiânia, testemunhar a filiação dessa política que honra o Brasil, primeira-dama do Estado, Deputada Federal, Senadora da República, Ministra de Estado, que tem uma trajetória de grandes contribuições à causa da democracia e do desenvolvimento nacional. E dizer que nós estamos honrados com a sua presença nas fileiras do Partido Socialista Brasileiro. Tenho certeza absoluta de que a sua presença na nossa Bancada vai nos guiar, vai nos orientar para que aqui possamos trazer a contribuição necessária neste momento tão delicado da vida nacional. Portanto, é uma alegria poder recebê-la como a mais nova integrante da Bancada do Senado Federal do Partido Socialista Brasileiro. Sejam bem-vinda, Senadora!

            O Sr. Cristovam Buarque (Bloco Apoio Governo/PDT - DF) - Senador Capiberibe, quero dizer que, do ponto de vista de siglas, eu fico com inveja de não a ter na minha sigla, mas, do ponto de vista partidário, eu não sinto nenhuma inveja porque ela continua num partido que luta contra o trabalho infantil, pela educação, pela universalização, como ela faz há muitos anos, quando criou e dirigiu o PET e outros programas, dos quais, inclusive, teve um papel importante na Bolsa Escola. Então, ao mesmo tempo em que parabenizo o PSB, quero dizer que não sinto que ela se afasta dessas lutas, e vamos continuar juntos a ela e ao PSB.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Obrigado.

            O Sr. Aécio Neves (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Senador, Senador Capiberibe...

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Pois não, Senador Aécio Neves.

            O Sr. Aécio Neves (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Senador Capiberibe, cumprimento V. Exª, cumprimento o Partido de V. Exª por essa extraordinária aquisição. E faço algo talvez inusitado: o Presidente do Partido político que perde um quadro da qualidade de Lúcia Vânia vem à tribuna para cumprimentar o Partido que a recebe. Nenhum de nós, tucanos, ficou feliz com a perda de alguém que ajudou a construir o PSDB na sua essência, seja como militante do Partido, mas também no Poder Executivo. Lúcia Vânia está no DNA de todas as novas políticas inclusivas na área social do País. Foi ela pioneira na implementação de programas que hoje são capitalizados não por nós tampouco pela própria Senadora, mas por aquele Partido que hoje governa o País. Mas a história já faz justiça: a extraordinária contribuição da hoje Senadora Lúcia Vânia na construção desse novo arcabouço de proteção social, na companhia da inesquecível Ruth Cardoso. Faço apenas este breve registro da sua história. Mas Lúcia Vânia não é apenas passado, é presente e, sobretudo, futuro. E eu, como democrata, como alguém que busca sempre estimular a qualificação da nossa representação política, saúdo que Lúcia Vânia tenha exatamente nas hostes do PSB a sua nova trincheira de luta pelos mesmos ideais, da ética, da diminuição das desigualdades que ainda nos aviltam e nos envergonham em todo o País. Portanto, a querida amiga Lúcia Vânia, que deixa, por circunstâncias que ela fez questão de explicar ao Partido e que nós compreendemos, os quadros do PSDB, não deixa de ter o nosso respeito, a nossa amizade. Rogo a Deus que o destino possa possibilitar que, dentro de algum tempo, possamos estar novamente juntos, mesmo que em trincheiras partidárias diferentes, mas no mesmo projeto de início de um novo e virtuoso ciclo no Brasil, em que a ética, a eficiência e sensibilidade para as questões sociais possam caminhar juntas. À senhora, todo o sucesso, Senadora e amiga Lúcia Vânia, no início dessa nova caminhada partidário da V. Exª.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Muito obrigado, Senador Aécio Neves. Engrandece o nosso dia o reconhecimento de V. Exª, Presidente do PSDB. Para nós, é muito importante essa manifestação.

            Passo a palavra Senador Randolfe Rodrigues, em seguida, ao Senador Roberto Rocha.

            O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Socialismo e Democracia/PSOL - AP) - Senador Capiberibe, quero, em primeiro lugar, congratular-me com V. Exª pela aquisição, pela conquista de um quadro, do que há de melhor na nossa República, que é a Senadora Lúcia Vânia. Com certeza, deve haver, entre os quadros do Senado, alguém que tenha identidade com a luta e com causas sociais tanto quanto a Senadora Lúcia Vânia, não mais do que a Senadora Lúcia Vânia. Além do mais, Sr. Senador Capiberibe, eu tenho o prazer e a honra de comungar do Bloco Parlamentar junto com V. Exª, com o PPS e com o Partido Comunista do Brasil. É o nosso Bloco Parlamentar, o Bloco Parlamentar Socialismo e Democracia, que ganha, que conquista um quadro da melhor qualidade do Senado e da República. Permita-me dividir com V. Exª este momento de júbilo, de regozijo, que, além de V. Exª, com certeza, é de todos nós, que integramos aqui no Senado o Bloco Socialismo e Democracia.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Muito obrigado, Senador Randolfe. Ouço o Senador Roberto Rocha.

            O Sr. Roberto Rocha (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - MA) - Senador Capiberibe, queria cumprimentá-lo pelo discurso que faz, ao recebermos em nossas fileiras partidárias a Senadora Lúcia Vânia. A Senadora Lúcia Vânia, como eu, integrou os quadros do PSDB durante muitos e muitos anos. Lá fizemos muitos amigos, entre os quais o Senador Aécio Neves, que acaba de dar o seu testemunho. Por razões locais, muitas vezes, a gente muda de partido.  Mas o partido dela, como o meu, como o do Aécio e de tantos outros, permanece o mesmo: é o partido do Brasil. Formalmente filiados em partidos distintos, mas seguindo com o mesmo propósito e o mesmo objetivo. Eu quero, de forma muito especial, saudar a colega, amiga, Lúcia Vânia, com quem eu convivi no PSDB por longos anos e com quem vou a partir de agora, juntamente com os nossos companheiros do PSB, conviver. Somos até hoje seis Senadores. Com ela, seremos sete. E tenho certeza de que, com o nosso Bloco, em que agora somos dez, nós vamos poder produzir muito mais, de maneira mais unida, em favor do Brasil, que tanto precisa de nós neste momento. Seja bem-vinda, Lúcia Vânia! Com muito carinho, a Bancada do Partido Socialista Brasileiro a recebe. Muito obrigado, Senador Capiberibe.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Obrigado, Senador Roberto Rocha.

            O Sr. José Medeiros (Bloco Socialismo e Democracia/PPS - MT) - Senador Capi.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Senador Medeiros, que me solicitou a palavra. Em seguida, a Senadora Simone Tebet.

            Senador Medeiros.

            O Sr. José Medeiros (Bloco Socialismo e Democracia/PPS - MT) - Obrigado pelo aparte. É só para parabenizar o PSB por essa excelente aquisição. A Senadora Lúcia Vânia faz um mandato aqui de forma relevante, qualificada. Um mandato, além de político, bem técnico. Aqui ela tem tratado de questões como a questão do ICMS, enfim. É uma Parlamentar que nós do PPS gostaríamos que ela se filiasse ao nosso Partido Então, temos aquela inveja sadia do PSB por essa grande Parlamentar que hoje adentra as suas fileiras. Muito obrigado.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Obrigado, Senador Medeiros.

(Soa a campainha.)

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Com a palavra a Senadora Simone Tebet.

            A Srª Simone Tebet (Bloco Maioria/PMDB - MS) - Senador Capiberibe, é uma das poucas vezes que eu tive vontade de não estar no meu Partido, o PMDB. Eu gostaria de estar no PSB apenas para poder ser colega partidária da Senadora Lúcia Vânia. Eu não poderia deixar de falar em público aquilo que já tive oportunidade de dizer para a minha querida companheira de Bancada feminina aqui no Senado. Eu ouvia falar de Lúcia Vânia muito antes de conhecê-la, através da voz e do depoimento do meu saudoso pai, Senador Ramez Tebet, que foi colega dela. Sempre com uma palavra de muito entusiasmo, ele via na Senadora Lúcia Vânia uma árdua defensora do desenvolvimento regional deste País. Ela não só defende o seu querido Estado de Goiás, mas também todos os Estados do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste e tem, como bandeira principal - nós percebemos isto pelos projetos que tramitam nesta Casa de autoria da Senadora Lúcia Vânia -, diminuir a desigualdade, erradicar a pobreza, através da diminuição da desigualdade regional. Só por isso já tem o meu total respeito. O meu consolo é que continuarei tendo a Senadora Lúcia Vânia na Bancada Feminina do Senado Federal.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Muito obrigado, Senadora Simone.

            Eu também fui contemporâneo do seu pai, Senador Ramez Tebet, por quem eu tinha uma enorme admiração.

            Senador Hélio José e, depois, Senadora Vanessa Grazziotin.

            O Sr. Hélio José (Bloco Maioria/PSD - DF) - Senador Capiberibe, demais colegas, como goiano de nascimento, de Corumbá de Goiás, eu conheço bastante a nossa querida Senadora Lúcia Vânia. Queria parabenizá-la pelo caminho que ela alcançou e também parabenizar o PSB por receber uma Senadora com tanta capacidade e tão querida no nosso Estado. Como Senador do Distrito Federal, eu acho que o campo democrático cresce, e nós temos condições de melhor discutir as questões do entorno e as questões gerais do nosso Brasil. Muito obrigado. Parabéns ao PSB e à Senadora Lúcia Vânia também!

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Obrigado, Senador Hélio José.

            Senadora Vanessa Grazziotin.

            A Srª Vanessa Grazziotin (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Muito obrigada, Senador João Capiberibe. Eu faço um aparte ao pronunciamento de V. Exª, mas, se me permite, eu gostaria de me dirigir à Senadora Lúcia Vânia para dizer-lhe que ela ingressa num partido que tem sido, nestes últimos anos, muito importante na luta pelos direitos da pessoa humana, na luta pelo fortalecimento da democracia. Senadora Lúcia Vânia, hoje, o PSB não faz mais parte do rol dos partidos que apoiam o Governo da Presidenta Dilma, mas isso é temporário, porque eu tenho certeza absoluta de que todos os integrantes, os dirigentes desse Partido se alinham sempre com aqueles que se encontram onde está a razão, com aqueles que lutam pelo fortalecimento da democracia. Tive a alegria e a felicidade de ter sido Deputada Federal com a Senadora Lúcia Vânia. A Senadora relatou muitas matérias importantes. Dentre todas elas, eu quero destacar aqui a Lei Maria da Penha. A Senadora já estava aqui no Senado quando relatou magnificamente bem essa lei que, hoje, não serve apenas às mulheres, mas também é exemplo para o mundo e segue lutando pelo direito das mulheres, pelo direito dos menos favorecidos. Então, Senadora Lúcia Vânia, eu não tenho nada a dizer que não sejam palavras de muito estímulo a V. Exª, que briga muito pelo Estado de Goiás, às vezes chega a nos colocar numa situação muito delicada, porque nos convence, convence a maioria. E não quer saber de onde vem a proposta, se vem do partido A ou B, mas luta sempre a favor do seu Estado e a favor do Brasil. Parabéns, sucesso e boa sorte nessa sua nova caminhada, Senadora Lúcia Vânia. E parabéns, Senador Capiberibe, parabéns ao PSB, partido que eu compartilho aqui, porque participo do mesmo Bloco Socialismo e Democracia. Muito obrigada.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Obrigado, Senadora.

            Com a palavra a Senadora Ana Amélia.

            A Srª Ana Amélia (Bloco Apoio Governo/PP - RS) - Caro Senador Capiberibe, eu queria me associar também às manifestações das colegas Senadoras e dos colegas Senadores, a partir deste pronunciamento de V. Exª, com a filiação da Senadora Lúcia Vânia ao seu partido, o PSB, que aqui é representado por Parlamentares, homens e mulheres, de grande valor político, de muitas virtudes e todos preocupados com a defesa dos interesses dos seus Estados, dos seus Municípios e também, é claro, das questões nacionais. A Senadora Lúcia Vânia, que eu conheci como jornalista, entrevistando nos programas sociais, ela que foi Secretária, Ministra do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, teve um papel destacado na defesa da Federação, dos Estados, das finanças estaduais e é profunda conhecedora dessa questão de incentivos fiscais, das   questões de desenvolvimento regional. A Região Centro-Oeste do Brasil deve muito à Senadora Lúcia Vânia, não só o Estado dela, o Estado de Goiás. E aqui, no Senado, ela continua se notabilizando, tanto que foi reeleita para este mandato, que é a consagração de um parlamentar, o apoio do eleitorado à reeleição, pelo trabalho muito bem avaliado. Ela, para o PSDB, fez um trabalho também extraordinário, aqui muito bem destacado pelo Senador Aécio Neves. E isso apenas reforça a necessidade de que tenhamos uma convivência fraterna, respeitando as escolhas que cada um de nós faz na sua vida, seja no aspecto afetivo, seja no aspecto institucional, seja no aspecto partidário. Parabéns ao PSB pela aquisição dessa valorosa e corajosa Senadora Lúcia Vânia.

            A Srª Marta Suplicy (S/Partido - SP) - Sr. Presidente.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) -Senadora Marta Suplicy.

            A Srª Marta Suplicy (S/Partido - SP) - Obrigada, Senador Capiberibe. Quero reiterar meu apreço pela Senadora Lúcia Vânia. Acredito que todas as ponderações e elogios são até pouco para essa extraordinária mulher, uma mulher que fez essa carreira brilhante e que hoje é uma referência. E aqui ouvi reiterados elogios à sua competência, em questões regionais, econômicas. Mas eu gostaria de lembrar que a primeira vez que ouvi falar de você, Lúcia Vânia, foi na questão social e já como uma pessoa de extrema sensibilidade e competência nessa área. Eu acredito que hoje o PSB conquista um grande quadro, e nós todos aqui, no Senado, vamos torcer para que seja cada vez mais expressiva a sua participação no cenário nacional.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Muito obrigado, Senadora Marta.

            A palavra com a nossa militante é que nós a recebemos com todo o carinho, em nome da bancada, Senadora Lúcia Vânia.

            Antes, Senador Blairo Maggi, por favor.

            O Sr. Blairo Maggi (Bloco União e Força/PR - MT) - Senador Capiberibe, eu gostaria de...

            O Sr Ronaldo Caiado (Bloco Oposição/DEM - GO) - Eu gostaria que me concedesse 30 segundos, porque eu não...

(Interrupção do som.)

            O Sr. Blairo Maggi (Bloco União e Força/PR - MT) - ... PSB e também a Senadora Lúcia Vânia.

            O Sr. Ronaldo Caiado (Bloco Oposição/DEM - GO) - Eu gostaria de homenagear a trajetória política da Senadora Lúcia Vânia, que tem uma história no nosso Estado de Goiás, como Deputada Federal, primeira-dama e Senadora da República. Sem dúvida alguma, sempre foi uma referência da mulher na política não só em Goiás, mas também no Congresso Nacional. É uma Parlamentar atuante, dedicada. Hoje, indiscutivelmente, o partido de V. Exª tem um dos melhores quadros, como Parlamentar, conhecedora profunda não só da peça orçamentária, mas de todos os assuntos. É uma estudiosa de todas as matérias que são pautadas e como tal o PSB acaba de ter a filiação de uma das mais representativas e competentes Senadoras desta Casa. Muito obrigado.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Muito obrigado, Senador Caiado. Obrigadíssimo.

            Senador Blairo Maggi.

            O Sr. Blairo Maggi (Bloco União e Força/PR - MT) - Senador Capiberibe, eu quero também me associar aos demais colegas que estão saudando aqui a Senadora Lúcia Vânia por estar entrando no PSB. Eu quero também dizer da minha alegria de ver a Senadora Lúcia Vânia feliz, remoçada, indo para um partido diferente do que ela estava. Nenhum demérito ao seu partido, mas sempre essas mudanças partidárias dão um novo ânimo a quem está fazendo a mudança. E a Senadora Lúcia Vânia é considerada por nós aqui, da bancada do Centro-Oeste, como a mãe do Centro-Oeste. Espero que no partido que V. Exª está indo, que é o PSB, também tenha, no seio desse partido, a mesma receptividade que V. Exª tinha dentro do PSDB, quando as matérias eram de interesse do Centro-Oeste. Sempre o PSDB lhe apoiou e lhe deu condições para que brigasse por aqueles pontos importantes do Centro-Oeste brasileiro. Tenho certeza de que isso irá acontecer dentro do seu novo partido, e é por isso que digo que V. Exª está mais entusiasmada neste momento, porque estará reconstruindo uma trajetória dentro de um partido. Parabéns e que V. Exª seja feliz no PSB.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Muito obrigado, Senador Blairo.

            Senadora Lúcia Vânia.

            A Srª Lúcia Vânia (S/Partido - GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, Senador Capiberibe, eu gostaria de agradecer a V. Exª pela gentileza das palavras, pela generosidade com que V. Exª expressou toda a minha carreira política. Quero também, aproveitando, cumprimentar a todos os Senadores do PSB, que me acolhem com tanto carinho, com tanto entusiasmo. E eu não poderia deixar de agradecer também os Senadores do PSDB, que sempre me acolheram com respeito e que se manifestaram aqui através da voz do Senador Aécio Neves. Quero agradecer a Bancada feminina pelo carinho, pelo apoio, e todos os Senadores de todos os partidos que puderam se pronunciar. Espero que dentro do PSB eu continue fazendo o trabalho que venho desenvolvendo aqui e sempre mantendo com todos os partidos um relacionamento cordial, sempre discordando naquilo que porventura não é de interesse ou do meu Estado ou mesmo dos princípios que defendo, mas sempre mantendo o respeito e a cordialidade. Portanto, receba, Senador Capiberibe, o meu abraço, o meu carinho, e expresso aqui, através da Liderança de V. Exª, o meu respeito e, principalmente, o meu empenho em fazer com que o PSB, no meu Estado, cresça, desenvolva e possa se tornar um partido que é o sonho de todos nós: um partido forte, um partido ético, um partido comprometido com as aspirações da sociedade brasileira. Muito obrigada.

            A Srª Lídice da Mata (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) - Senador Capiberibe. Senador Capiberibe, é a Senadora Lídice da Mata.

            O Sr. Wilder Morais (Bloco Oposição/DEM - GO) - Senador Capiberibe, eu gostaria de me associar aos colegas que já me antecederam e dizer da importância da nossa Senadora de Goiás, uma guerreira. Com certeza, o PSB ganha uma grande Senadora. Que Deus a ilumine e que você continue trabalhando para o nosso Estado, Senadora.

            O Sr. Paulo Paim (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Senador Capiberibe.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - A Senadora Lídice está fazendo um aparte ao Senador Capiberibe.

            Por favor.

            A Srª Lídice da Mata (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA) - Senador Capiberibe, quero parabenizar V. Exª pelo pronunciamento que fez aqui, registrando a presença da nossa Senadora Lúcia Vânia na nossa Bancada. Tive a oportunidade de recebê-la, há pouco, na Comissão de Reforma Política e quero também fazer uma saudação à Senadora. Não posso deixar de dizer da minha alegria pessoal, particular, porque, até então, eu era a única mulher da nossa Bancada. Preciso realmente de uma companhia, uma mulher a mais para fortalecer a nossa luta na nossa Bancada, e nada melhor do que uma Senadora que tem uma história de vida, uma história política tão destacada como a Senadora Lúcia Vânia, a primeira mulher a ser Deputada Federal pelo seu Estado e também Senadora, com um trabalho imenso em defesa das mulheres, em defesa das crianças, dos adolescentes, da assistência social no nosso País e do novo Pacto Federativo. Então, eu quero saudar a Senadora Lúcia Vânia e parabenizar V. Exª.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Muito obrigado, Senadora Lídice.

            Concedo a palavra ao Senador Paulo Paim.

            O Sr. Paulo Paim (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Senador Capiberibe, de forma muito rápida. Senadora Lúcia Vânia, eu tive a satisfação de almoçar com V. Exª e a Bancada do PSB hoje, ao meio-dia. Eu só queria dizer que V. Exª é daquelas Senadoras que fazem a diferença - V. Exª faz a diferença. Nesses anos em que estamos juntos no Parlamento, não houve uma vez em que a questão social estivesse em xeque e que não tenhamos votado juntos, muitas vezes por orientação de V. Exª, outras vezes até por opinião deste Senador. Só quero dizer que o PSB fez um gol não de placa, um gol de ouro, quando V. Exª decidiu pelo PSB. Parabéns a V. Exª.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Muito obrigado, Senador Paim.

            Senador José Serra.

            O Sr. José Serra (Bloco Oposição/PSDB - SP) - Senador Capiberibe, quero me congratular com o seu partido, como se costuma dizer, pela aquisição política da entrada da Lúcia Vânia no PSB. Quero dizer também que lamento, como integrante do meu partido, dos Tucanos - o Senador Aécio Neves já fez referência a isso -, mas estou certo de que o distanciamento partidário da Senadora não significa distanciamento político nem pessoal. Como disse o Paim, ela faz diferença aqui no Senado e, eu vou mais além, faz diferença para o meu próprio desempenho, porque eu tenho certeza de que continuaremos trabalhando juntos, agora e depois, inclusive nas eleições. Muito obrigado.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Muito obrigado.

            Sr. Presidente, obrigado pelo espaço. Agradeço a manifestação de todos os Senadores...

            O Sr. Humberto Costa (Bloco Apoio Governo/PT - PE) - Senador.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Senador Humberto Costa.

            O Sr. Humberto Costa (Bloco Apoio Governo/PT - PE) - Quero ser também muito breve, mas eu não poderia deixar de registrar aqui os meus parabéns ao PSB pela aquisição desse reforço importante à sua Bancada, que é a filiação da Senadora Lúcia Vânia, uma companheira que, dentro do Senado, tem uma postura, uma conduta exemplar, que é, sem dúvida, uma das pessoas mais comprometidas com os temas sociais no Parlamento e, além disso, uma companheira por quem todos nós temos o máximo respeito. E espero que S. Exª, agora, na Bancada do PSB, possa ter comigo mais convergências do que divergências. Parabéns principalmente ao PSB e a V. Exª também, Senadora, que passa a trilhar um novo caminho, que espero seja de muito sucesso. Um abraço.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Muito obrigado.

            Obrigado a todos os Senadores.

            Encerro dizendo que hoje é um dia muito gratificante para o Partido Socialista Brasileiro. Tivemos a oportunidade de também receber, no almoço, na Liderança do PSB, o Senador Paulo Paim...

            O Sr. Garibaldi Alves (Bloco Maioria/PMDB - RN) - Senador Capiberibe, um aparte.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Senador Garibaldi Alves - essa voz eu conheço -, pois não.

            O Sr. Garibaldi Alves (Bloco Maioria/PMDB - RN) - Fico muito gratificado por V. Exª reconhecer a minha voz, mas eu gostaria de dizer que estou aqui num misto de tristeza e alegria. Tristeza, porque a Senadora não foi para o PMDB, e alegria, porque ela foi para o PSB. Realmente, eu gostaria muito que a Senadora pudesse integrar os quadros do nosso partido, dado o seu valor já demonstrado, tanto nos cargos do Legislativo como no Executivo. Parabéns ao PSB.

            O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - AP) - Muito obrigado.

            Para encerrar, em meu nome, em nome da Senadora Lídice, do Senador Roberto Rocha, do Senador Romário e do Senador Fernando Bezerra, damos as boas-vindas à Senadora Lúcia Vânia e convidamos todos aqueles que quiserem participar do ato de filiação, que será realizado, amanhã, em Goiânia.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Obrigado a todos os Senadores e Senadoras.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2015 - Página 517