Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a suposta crise moral que o País estaria enfrentando.

Autor
Tasso Jereissati (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Tasso Ribeiro Jereissati
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Destaque para a suposta crise moral que o País estaria enfrentando.
Aparteantes
Aloysio Nunes Ferreira, Ataídes Oliveira, Cássio Cunha Lima.
Publicação
Publicação no DSF de 14/10/2015 - Página 128
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • REGISTRO, CRISE, ETICA, MORAL, ECONOMIA NACIONAL, COMENTARIO, INVESTIGAÇÃO, HIPOTESE, CORRUPÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Oposição/PSDB - CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senadora Vanessa, que preside esta sessão, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, eu gostaria de começar as minhas palavras fazendo algumas correções, principalmente a um dado levantado aqui pelo Senador Lindbergh.

    Senador Lindbergh, na verdade, olhando tecnicamente - eu não sou advogado -, a mais grave acusação que pesa contra a Presidente Dilma na questão do Tribunal de Contas da União não é nem das pedaladas; é especificamente por fazer suplementação sem autorização legislativa. São cerca de R$26 bilhões feitos em suplementação, sem autorização legislativa. Isso é crime de improbidade, sem nenhuma dúvida. Não existe dúvida em absolutamente lugar algum.

    O Sr. Aloysio Nunes Ferreira (Bloco Oposição/PSDB - SP) - E é uma das razões da crise que nós estamos vivendo.

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Oposição/PSDB - CE) - E é uma das razões da crise que nós estamos vivendo.

    Eu vou sair dessa discussão jurídica, porque eu não sou advogado, Senador Aloysio, e não tenho competência para fazer essa discussão sobre detalhes jurídicos.

    Queria dizer que, na minha opinião, as pessoas estão esquecendo, olhando para o detalhe jurídico, o que verdadeiramente está acontecendo neste País, no dia de hoje.

    Nós estamos vivendo a maior crise moral que este País já teve na sua história. Eu não me lembro, nem por leitura, nem em qualquer outro momento, de uma crise moral tão grave. E essa crise começou lá atrás.

    Quero lembrar a discussão do Mensalão, quando apareceram os primeiros sintomas, seríssimos, que vieram a desembocar no momento que estamos vivendo hoje. Nós destruímos, com a crise moral... E aqui vai uma palavra a alguém que citou que a principal causa da crise da economia brasileira é a instabilidade provocada pelas oposições e pela crise política.

    Isso não é verdade. A maior causa da crise de confiança no País foram os sucessivos escândalos que aconteceram no nosso País, atingindo desde instituições econômicas do maior porte até pequenas entidades que representam o Governo.

    Quero lembrar, se não estiver na mente de todos, que a Petrobras, a maior empresa brasileira, o símbolo da pujança brasileira, o símbolo do poder brasileiro, a Petrobras foi simplesmente destruída, saiu da condição de uma das empresas mais fortes, consistentes e sólidas do mundo para ser uma empresa acabada, quebrada e desmoralizada. Mas não foi apenas a Petrobras, foi a Nuclebras, empresa do Almirante que conduz as usinas de Angra com outros escândalos, foram os Correios e Telégrafos, empresa essencial para a comunicação social, para a integração do País, que foi destruída e desmoralizada por este Governo. O mundo político perdeu inteiramente a sua credibilidade a partir do momento...

    Aqui, eu queria lembrar, Senador Aloysio, que foram presos e julgados - hoje, são praticamente réus confessos - nomes como o de José Dirceu, Primeiro-Ministro do Governo Lula, o homem mais forte e a alma do PT, que está preso e foi julgado várias vezes por crimes recorrentes, e o de Delúbio, o tesoureiro. Estou me lembrando de pelo menos dois tesoureiros do PT que foram presos: Delúbio e Vaccari. E, recentemente, foi preso um responsável pela campanha da Presidente Dilma, se não me engano, Filippi.

    Lembro ainda João Paulo, Presidente da Câmara; Erenice, braço direito da então Ministra Dilma Rousseff; Palocci, homem que fez até um bom trabalho, um belo trabalho na Fazenda, que também foi Ministro da Fazenda e que foi acusado e processado por improbidade e outros desvios.

    Quero lembrar o respeito às instituições brasileiras.

    Aqui, parece que todos esqueceram que, quando do julgamento do mensalão, Senador Cássio, todos aqueles líderes do PT foram condenados por corrupção. Quantas e quantas vezes se tentou fazer com o Supremo Tribunal Federal a mesma coisa que se está fazendo com o TCU hoje? Esse mesmo Supremo, que está sendo elogiado e louvado hoje diante de uma decisão do Ministro Teori, foi execrado! Foi falado que havia sido um julgamento político.

    O Sr. Aloysio Nunes Ferreira (Bloco Oposição/PSDB - SP) - Isso!

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Oposição/PSDB - CE) - Quero que se lembrem de um momento típico, de um momento bem claro desse desrespeito, quando o Presidente do Supremo Tribunal estava na Câmara Federal, aqui ao lado, e o Vice-Presidente, se não me engano o Deputado petista que hoje está preso, Deputado André Vargas, que naquele momento representava a Mesa do Senado, levantou os punhos, em protesto contra o Supremo, em evidente desrespeito à instituição do Supremo Tribunal.

    Será que nós nos esquecemos de tudo isso? É impossível, é absolutamente inimaginável, diante de todo esse processo, quando metade do Governo, desde que começou o governo Lula até hoje, e os principais - estou falando e vou repetir - dirigentes do PT estão em cana, para falar bem claro, estão presos, que se queira um clima de estabilidade!

    E mais: se não fosse tudo isso, Senador Cássio, é bom lembrar que toda essa instabilidade não veio da oposição! Infelizmente, nós somos minoria nesta Casa, nós não temos poder nem condições de causar instabilidade nenhuma.

    Toda essa instabilidade está vindo da Base do Governo, daqueles que fizeram a grande aliança fisiológica, com outras intenções até piores, para eleger a Presidente Dilma.

    Senador Aloysio, foi o Senador Cássio que criou a Lava Jato?

    O Sr. Cássio Cunha Lima (Bloco Oposição/PSDB - PB. Fora do microfone.) - Logo eu?

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Oposição/PSDB - CE) - Foi o Senador Cássio ou foi o Senador Ataídes que fez a prisão de Paulo Roberto da Costa?

    Foi o senhor, Senador Aloysio, que, por acaso, levou o Presidente da UTC à prisão ou que fez com que ele tenha praticado a delação premiada? O senhor se lembra de alguma acusação contra o Governo Federal que tenha saído de algum membro do PSDB? É possível lembrar isso? Alguém se lembra de alguma acusação? Não existe nada!

    Hoje, quem fez a crise e acusa os dirigentes do PT e do Governo não é um partido político, é a Polícia. É a Polícia Federal a grande responsável por essa falta de credibilidade que está aí. E esta pergunta fica: por que ela continua? Porque, ao invés de o Partido do Governo, a própria Presidente da República, o próprio Governo assumir a responsabilidade... Até acredito, Senador Aloysio, que a Presidente Dilma seja, ela mesma, uma mulher honesta. Mas, se ela é honesta, está na hora de ela vir a público, acabar com esse clima de radicalização e dizer: "Sim, erramos na economia, erramos na moralidade, escolhemos auxiliares que assaltaram os cofres do Governo, indicamos diretores para a Petrobras que assaltaram a Petrobras. Esse dinheiro da Petrobras foi encaminhado para o bolso de algumas pessoas...

(Soa a campainha.)

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Oposição/PSDB - CE) - ...e não só para bolso de algumas pessoas, mas também diretamente para as campanhas de outras pessoas. Isso tudo foi um erro monumental, e nós temos de nos recompor". Mas isso não acontece. Ao contrário, depois de tentarem desmoralizar o Supremo, agora vêm desmoralizar o TCU, tentar desmoralizar o TCU.

    E me lembrava aqui o Senador Cristovam Buarque: quantos dos membros do TCU foram indicados pelo atual Governo ou pelo Governo Lula? Quantos foram indicados pelo PSDB? Lembra-se de algum? Quantos foram indicados pelo Governo Lula ou pela Presidente Dilma? É um julgamento político feito pelos indicados da Presidente da República e do PT?

    Não dá para simplesmente cair nessa tentativa de tentar desqualificar todas as instituições do Brasil, desde a Polícia Federal...

(Interrupção do som.)

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Oposição/PSDB - CE) - ...até, agora, o Tribunal da Contas da União, simplesmente tentando desmentir e negar fatos, querendo distorcer tudo o que está acontecendo, para tentar fazer uma ligação entre um partido de oposição legítimo e sério e o Presidente da Câmara, que está sendo hoje alvo de inúmeras acusações.

    Eu diria, Senador Aécio, que essas acusações sérias devem ser e serão levadas em consideração. Nós não admitiremos, em hipótese alguma, dentro do nosso Partido, nenhum tipo de apoio ou suporte a pessoas e homens públicos, principalmente, que ocupam cargos como a Presidência da Câmara e que passam em branco, para continuarem sendo homens que respondem por questões fundamentais para a população brasileira.

    É importante lembrar que essas fontes de acusação do petrolão são as mesmas fontes de acusação que estão fazendo inúmeras acusações ainda a todo o entorno do Governo da Presidente Dilma, chegando, nos últimos dias... Nada nunca é demais, e não estou aqui fazendo acusação nenhuma! Mas, nos últimos dias, recentemente, nessa semana, o mesmo que fez acusações contra o Presidente Eduardo Cunha, falando, inclusive, que seria sócio, fez uma acusação de que teria entregado dinheiro ao filho do Presidente Lula, o Lulinha. Ora, se ela é crível para o Presidente Eduardo Cunha - e acho que o é, porque há provas -, por que não levar em consideração a que ele fez agora contra Lulinha, que recebe, se não me engano, a terceira acusação seguida nos últimos dez dias?

    Ouço o Senador Ataídes.

(Soa a campainha.)

    O Sr. Ataídes Oliveira (Bloco Oposição/PSDB - TO) - Senador Tasso, parabenizo-o por esse belo discurso. V. Exª traz à luz a verdade dos fatos, quando V. Exª fala da nossa Suprema Corte Federal, que, há poucos dias, realmente, era execrada por este Governo e pelos governistas deste Parlamento, como também do nosso Tribunal de Contas. Quero parabenizá-lo. Hoje, no discurso do Líder do Governo, nessa tribuna que V. Exª ocupa neste momento, ele não poupou sinônimos terríveis contra a oposição. Mas eu só queria...

(Interrupção do som.)

    O Sr. Ataídes Oliveira (Bloco Oposição/PSDB - TO) - ...comunicar que, hoje, a oposição se compõe de mais de 20 Senadores e, na Câmara dos Deputados, de pouco mais de cem Deputados Federais. (Fora do microfone.) Também é minoria. Só que esse Líder, que hoje chamou a oposição de golpista e de outros adjetivos, está se esquecendo de que ele está chamando 80 milhões de brasileiros, no mínimo, de golpistas, inclusive no próprio Estado dele, quem sabe ex-eleitor dele, que agora não mais votará nele, não tenho dúvida. Ele chamou não só a oposição do Senado e da Câmara de golpista, ele chamou 80 milhões de brasileiros, no mínimo, de golpistas. V. Exª colocou também, Senador Tasso, as condições deste País. Em 2012, no final do ano, nós tínhamos uma dívida interna e externa abaixo de R$1 trilhão. Hoje, estamos chegando aos R$4 trilhões. Neste ano, vamos pagar, no mínimo, R$500 bilhões só de juros da dívida. Esse é um número que não tem como ser maquiado. Essa é a grande catástrofe da economia em que este Governo colocou o povo brasileiro. Isso aí não adianta! Há esse negócio de pedalada, de R$26 bilhões. Este é o Governo da mentira, do engodo! V. Exª falou dos programas que foram base da campanha. O Pronatec deu um prejuízo de R$9 bilhões. Aquelas oito milhões de matrículas, aquilo foi engodo! Gastou R$15,4 bilhões com o Pronatec; gastou, só em 2014, R$13,7 bilhões com o Fies.

(Soa a campainha.)

    O Sr. Ataídes Oliveira (Bloco Oposição/PSDB - TO) - Gastou R$36 bilhões com o seguro-desemprego. Com o seguro-defeso, foram gastos R$2,117 bilhões. Resumindo, este Governo, Senador Tasso - V. Exª é empresário como eu -, botou o País em um precipício mesmo! Não há como este Governo viabilizar a economia deste País. E digo mais, para encerrar, Senador Tasso: se este Governo do PT tivesse um pouco de patriotismo e amasse esta Nação, deixaria o Governo, para o bem do povo! Eles sabem que estão lutando para se sustentarem neste Governo, em detrimento de milhões de brasileiros...

(Interrupção do som.)

    O Sr. Ataídes Oliveira (Bloco Oposição/PSDB - TO) - ...em detrimento de milhões de crianças que estão nas filas dos hospitais, de milhões de mulheres e de milhões de idosos! Esse dinheiro da corrupção, esse dinheiro da incompetência deste Governo, esse dinheiro da irresponsabilidade deste Governo, esse dinheiro que foi desviado da nossa saúde matou muito o nosso povo! O nosso povo está sofrendo na mão deste Governo. Então, oposição não são 20 Senadores da República, não são cento e poucos Deputados, são mais de 80 milhões de brasileiros afora! Muito obrigado, Senador.

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Oposição/PSDB - CE) - Senador Ataídes, muito obrigado pela sua participação.

    Quero, então, encerrar, dizendo da origem dessa crise econômica...

(Soa a campainha.)

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Oposição/PSDB - CE) - ...uma das piores que já vivi em toda a minha vida, que está levando a um desemprego galopante. A indústria brasileira está praticamente derretendo e acabando dia a dia. Se continuarmos nesse mesmo ritmo, até o fim dos próximos três anos, não teremos mais indústria nacional, Senador Cássio.

    A inflação, mesmo com juros dos mais altos que já tivemos, mesmo com um dos juros mais altos do mundo, é ascendente. A queda do PIB, o aumento da pobreza, isso tudo tem como origem dois fatos, dos quais não podemos fugir: a crise moral causada pelas corrupções, levando à falta de credibilidade, e os desmandos da área econômica. Entre eles...

(Interrupção do som.)

    O SR. TASSO JEREISSATI (Bloco Oposição/PSDB - CE) - ...estão as pedaladas, que fizeram com que o caixa nacional, o Governo brasileiro estivesse em situação hoje praticamente de mendicância.

    Tenham a certeza todos os Srs. Senadores da situação, Senadores do PT - eu queria chamar bastante a atenção -, de que não devem esperar de nós nenhuma solução que fuja da solução constitucional. Será nenhuma, zero!

    A solução tem que ser constitucional, por pior que seja, com impeachment ou sem impeachment. A verdade é uma só: do jeito que está - porque o Brasil está sem governo -, com desgoverno, é que a população brasileira não aguenta mais.

    Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/10/2015 - Página 128