Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à Igreja Maranata pelos seus 47 anos de fundação.

Autor
Ricardo Ferraço (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem à Igreja Maranata pelos seus 47 anos de fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 04/11/2015 - Página 229
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA, CRISTÃO, ORIGEM, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), COMENTARIO, HISTORIA, IMPORTANCIA, ENTIDADE, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, ASSISTENCIA SOCIAL, TRABALHO, VOLUNTARIO.

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Maioria/PMDB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente Senador Dário Berger.

    Srªs e Srs. Senadores, em meio aos mais variados discursos, todos eles focando esse ambiente extremamente desafiador para o nosso País, pelas variáveis que se apresentam de crise política e de crise econômica com reflexo social, evidentemente uma brutal crise moral que abate com certeza a autoestima da sociedade brasileira, eu quero fazer aqui uma modesta e sincera homenagem, uma homenagem de profundo reconhecimento na tribuna do Senado, uma homenagem à Igreja Cristã Maranata, nascida no meu Estado, o Estado do Espírito Santo, que completou seu 47º aniversário na última sexta-feira.

    Eu tive o prazer e o privilégio de participar de um culto sublime, no qual milhares de capixabas - e não apenas capixabas, brasileiros; e não apenas brasileiros, também cristãos de outros países - puderam acompanhar uma cerimônia muito simples, mas marcada por uma profunda reflexão sobre a importância da vida religiosa em nossas famílias, em nossas comunidades.

    A congregação pentecostal reúne atualmente mais de um milhão de fiéis em todo o Brasil e em dezenas de países das Américas, Europa e Ásia. Eu diria que a nossa Igreja Cristã Maranata - digo "nossa" porque nasceu no Espírito Santo - é seguramente uma instituição já incorporada à realidade e ao dia a dia de pelo menos 174 países.

    A história da Igreja tem início em 1968, no bairro da Toca, atual bairro do Divino Espírito Santo, no Município de Vila Velha. A partir da iniciativa de oito membros da Igreja Presbiteriana, que buscavam nova experiência espiritual em reuniões de oração, um movimento se iniciou - ali foi plantada uma semente que germinou e produz frutos em muitas regiões do nosso País e do nosso Planeta.

    Sua mensagem logo se espalhou para outras cidades e grupos que se formaram em torno dela levaram à criação da Igreja Cristã Presbiteriana, que em 1980 mudou o nome para Igreja Cristã Maranata - foi, portanto, uma evolução de muita fé, de muita confiança, de muita resiliência e de muita determinação.

    A palavra Maranata, Srªs e Srs. Senadores, vem da expressão "O Rei vem", usada pelo apóstolo Paulo para falar da maior promessa da Igreja, ou seja, "Jesus voltará".

    Neste quase meio século de trajetória - e nenhuma instituição alcança quase meio século de trajetória se não for fundada por princípios e por valores que já se transformaram em um legado extraordinário -, a Maranata colecionou grandes realizações dentro da comunidade evangélica mundial, consolidando doutrina, rede evangelizadora e sua capacidade de profetizar.

    Seus pastores e seus grupos de assistência, inspirados pelo texto bíblico de Atos dos Apóstolos, vêm conduzindo a sua missão para além dos templos mundo afora, com especial atenção às crianças - chamo atenção para o fato de que todo esforço e dedicação dos seus milhares de pastores são um esforço e uma dedicação voluntários.

    Reconhecida pela estrutura organizada e pela disciplina, a Maranata também se destaca pelos seminários conhecidos como "Maanains", onde os ensinamentos são reavivados. Pessoalmente já tive oportunidade de participar de diversos desses seminários, que são, realmente, um momento de muito encantamento.

    Com essa mensagem, quero deixar aqui os meus cumprimentos ao Presidente da Igreja Maranata, Gedelti Victalino Gueiros, que leva adiante o trabalho iniciado pelo primeiro presidente, Manoel de Passos Barros, e a todos os seus fiéis.

    Vida longa à Igreja Cristã Maranata!

    No momento em que a Igreja Cristã Maranata comemora 47 anos de fundação, deixo aqui o meu registro de profundo reconhecimento ao trabalho evangelizador que a Igreja Maranata um dia iniciou no Espírito Santo, mas que hoje está presente em centenas de cidades brasileiras e em pelo menos 174 países.

    Vida longa à Maranata!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/11/2015 - Página 229