Pela Liderança durante a 198ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do ex-Senador Lucídio Portella; e outros assuntos.

Autor
Elmano Férrer (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do ex-Senador Lucídio Portella; e outros assuntos.
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2015 - Página 237
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, LUCIDIO PORTELLA, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), ELOGIO, VIDA PUBLICA, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, PREFEITURA, PARNAIBA (PI), COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (CODEVASF), SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS (DNOCS), OBJETIVO, MELHORIA, EXPLORAÇÃO, ATIVIDADE AGRICOLA.
  • REGISTRO, ORADOR, DIRETOR GERAL, DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS (DNOCS), VISITA, PROJETO, IRRIGAÇÃO, LOCAL, MUNICIPIOS, LUZILANDIA (PI), JOAQUIM PIRES (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), ANUNCIO, MELHORAMENTO, PROGRAMA, OBJETIVO, MELHORIA, DISTRIBUIÇÃO, AGUA.

    O SR. ELMANO FÉRRER (Bloco União e Força/PTB - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vim ocupar a tribuna neste momento para fazer alguns registros que reputo importantes.

    O primeiro registro trata do falecimento do ex-Governador do Estado do Piauí, ex-Senador que teve assento por duas legislaturas nesta Casa, Lucídio Portella. Lucídio Portella era de uma família política tradicional em nosso Estado e, como Governador, realizou uma administração austera, uma administração sem nepotismo, uma administração calcada especialmente no zelo da coisa pública.

    O Dr. Lucídio Portella foi um homem de uma personalidade muito forte, que marcou, na política do Estado do Piauí, uma época importante em que, como homem público, tinha uma responsabilidade importantíssima no que se refere aos mais altos interesses da Administração Pública.

    O Dr. Lucídio era de uma família política tradicional, irmão mais velho de três ex-Senadores que tiveram assento nesta Casa, sendo que pontuou nesta Casa o Senador Petrônio Portella, que foi um marco na história política do Brasil e, especialmente, quando da transição de um Estado de exceção, de um Estado revolucionário, de um Estado que atentava contra a democracia. Petrônio Portella fez e catalisou todo o processo de transformação de negociações do mais alto nível, com vistas ao reencontro do Brasil com o Estado democrático de direito.

    Também, ao lado de Petrônio e Lucídio, passou por esta Casa o irmão mais novo Elói Portella, e na Legislatura 49ª aqui se encontraram os dois irmãos, Lucídio e Elói Portella, que marcaram presença e, inclusive, transformaram em um fenômeno três Senadores de uma mesma família com assento aqui no Senado Federal.

    Então, nós fazemos esse registro da morte do ex-Governador, ex-Senador, ex-Vice-Governador Lucídio Portella que, por coincidência, é o sogro do nosso companheiro de Bancada, Presidente de um partido nacional, do Partido Progressista, o Senador Ciro Nogueira, casado com a filha do Dr. Lucídio Portella, que, por sinal, é Deputada Federal, com assento aqui neste Congresso Nacional.

    Fazemos este registro e transmitimos o que fizemos durante o sepultamento do Dr. Lucídio, em nome desta Casa, como Senador que pontuou, que foi importante através de projetos e de sua atuação em duas legislaturas. Nós queríamos, em nome do Senado da República, levar à família do Dr. Lucídio os nossos sentimentos e o nosso reconhecimento pelo trabalho realizado como homem público no Estado do Piauí.

    Mas Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de fazer também um rápido registro de um acontecimento importante na cidade de Parnaíba, coordenado pela prefeitura e com a participação de vários órgãos de desenvolvimento regional, como o DNOCS, como o Banco do Nordeste, a Embrapa, a própria Prefeitura de Parnaíba, a Codevasf, o Sebrae. Foi um acontecimento que marcou, no final da semana passada, um esforço colegiado, um esforço de governo, nos três níveis, de buscar uma solução para a bacia leiteira da cidade de Parnaíba.

    Hoje, os órgãos de fiscalização notificam todos aqueles que integram a bacia leiteira de Parnaíba no sentido de deixar o perímetro urbano da cidade para buscar outras áreas para a continuidade da exploração agrícola. Isso será feito através de uma colaboração, de uma articulação entre esses órgãos que nós nominamos aqui, principalmente o DNOCS, que tem a responsabilidade de gerir, juntamente com a autogestão dos irrigantes do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, uma saída com vistas à instalação, no Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, da bacia leiteira da cidade de Parnaíba. E creio que, através de um esforço concentrado dessas instituições, comprometidas com o desenvolvimento da grande região parnaibana, sob a liderança do Prefeito Florentino Neto, acreditamos que a solução definitiva será encontrada no mais rápido espaço de tempo possível.

    E eu queria, Sr. Presidente, por último, registrar aqui também que, durante o final da semana passada, estivemos no antigo Perímetro Irrigado Lagoas do Piauí, entre os Municípios de Luzilândia e Joaquim Pires, um projeto que se arrasta há mais de 40 anos, frustrando a esperança de muitos irrigantes, de muitas famílias, num total de 177 famílias, já no Perímetro...

(Soa a campainha.)

    O SR. ELMANO FÉRRER (Bloco União e Força/PTB - PI) - ... e mais 100 outras famílias que não estão beneficiadas pelo projeto. Mas creio que, com a visita do diretor-geral do DNOCS, Dr. Walter Gomes de Sousa, com a nossa participação e também da Prefeita e da Deputada Janaína, que é a Secretária de Infraestrutura do Estado do Piauí, vamos revitalizar, aliás, buscar uma saída para a revitalização daquele projeto de irrigação tão importante para aquela região, ressaltando que esse projeto está localizado em uma lagoa de 34 milhões de metros cúbicos de água.

    Sr. Presidente, V. Exª tratava das inundações, dos problemas de natureza climática que castigam o Vale do Itajaí e o seu Estado, e é bom que nós comparemos com o que acontece no Nordeste, no Estado do Piauí, no Estado do Ceará, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte e na Paraíba, em que nós estamos há três anos consecutivos - e há uma previsão de mais outros dois anos - em seca profunda, que atinge as famílias, especialmente as famílias que estão no Semiárido, com problemas de escassez de água. Totalmente o inverso do Estado de V. Exª. Enquanto nós padecemos, muitas famílias, por falta de água, o Estado de V. Exª se afoga em águas, com prejuízos materiais profundos e também para as próprias famílias, sendo que o drama que castiga o nosso Estado, aliás, o Semiárido de cinco Estados do Nordeste, atinge seres humanos, atinge pessoas. Sem água, não há vida; e, se não há vida, se não há água, não há esperança.

    Daí a contradição do nosso País, um país de dimensão continental. E isso traz mais encargos para o Governo Federal, especificamente para o Ministério da Integração Nacional.

    Sr. Presidente, agradecendo a tolerância de V. Exª com o tempo que me foi concedido, eu queria encerrar as minhas palavras, desejando a todas as Senadoras e a todos os Senadores com assento nesta Casa um final de semana de muita paz, muita tranquilidade. E que retornemos aos nossos Estados na busca de encontrar as soluções para o que atinge a todos os brasileiros neste instante.

    Então, os meus agradecimentos, e até a próxima semana.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2015 - Página 237