Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apreensão com a decisão do CNMP, a qual impede os promotores de São Paulo de ouvirem o ex-Presidente Lula sobre a questão do tríplex.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINISTERIO PUBLICO:
  • Apreensão com a decisão do CNMP, a qual impede os promotores de São Paulo de ouvirem o ex-Presidente Lula sobre a questão do tríplex.
Publicação
Publicação no DSF de 18/02/2016 - Página 75
Assunto
Outros > MINISTERIO PUBLICO
Indexação
  • APREENSÃO, DECISÃO, AUTOR, CONSELHO NACIONAL DO MINISTERIO PUBLICO (CNMP), ASSUNTO, PROIBIÇÃO, DEPOIMENTO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ENFASE, INVESTIGAÇÃO, AUTORIA, MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL, SÃO PAULO (SP), OBJETIVO, APURAÇÃO, DENUNCIA, OCULTAÇÃO, PATRIMONIO, APARTAMENTO, MUNICIPIO, GUARUJA (SP), POSSIBILIDADE, PROPRIEDADE, EX PRESIDENTE.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco União e Força/PR - ES. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de fazer um registro, com todo o respeito ao Conselho do Ministério Público, que foi criado por esta Casa, quando eu já estava aqui e tive o prazer de participar disso. Foi um excelente presente dado ao País pelo trabalho que o Conselho do Ministério Público faz. Mas o Conselho do Ministério Público se equivocou, quando impediu os promotores de São Paulo de ouvirem o ex-Presidente Lula sobre a questão do tríplex.

    Sr. Presidente, o Brasil está perguntando: o ex-Presidente Lula está acima do bem e do mal? Ele é uma figura enigmática, tão diferenciada dos outros que não pode ir ao Ministério Público prestar um depoimento? Quem não deve não teme!

    Sr. Presidente, os promotores, Dr. José Reinaldo, Dr. Cássio Conserino, José Carlos Blat e José Carlos Araújo têm travado embates homéricos em favor da sociedade do Brasil, e São Paulo sabe disso. A Resolução nº 13 do Conselho, o art. 3º e o §4º criaram o poder de investigação do Ministério Público. E eles agora passam por cima do que eles mesmo criaram; e nunca passaram para dizer que não podiam ouvir um outro cidadão que não fosse um ex-presidente ou o ex-Presidente Lula.

(Soa a campainha.)

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco União e Força/PR - ES) - Sr. Presidente, eu estou verbalizando ou estou reverberando a indignação de milhões de brasileiros, porque o ex-Presidente Lula não está acima do bem e do mal. Já ouvi um monte de discursos assim: "Estão querendo desgastar, para ele não voltar em 2018. Isso é perseguição política." Eu quero saber a que partido pertence o Ministério Público de São Paulo. Eu quero saber a que partido é filiado o Sérgio Moro. Eu quero saber a que partido é filiado o Sr. Janot. Eu quero saber qual é o partido da Polícia Federal, que está na oposição. Ora, isso é brincadeira e não dá para suportamos!

    Fica aqui a minha contrariedade. Fica aqui a reverberação de milhões de brasileiros que veem isso com maus olhos. Eu tenho certeza de que o Conselho, que é tão respeitado, vai manter o respeito e vai observar aquilo que eles mesmos escreveram na Resolução nº 13, ou seja, dar poder de investigação aos promotores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/02/2016 - Página 75