Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Critica ao Senador Lindbergh Farias por elogiar a decisão do CNMP, a qual impede os promotores de São Paulo de ouvirem o ex-presidente Lula sobre a questão do tríplex.

Autor
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINISTERIO PUBLICO:
  • Critica ao Senador Lindbergh Farias por elogiar a decisão do CNMP, a qual impede os promotores de São Paulo de ouvirem o ex-presidente Lula sobre a questão do tríplex.
Publicação
Publicação no DSF de 18/02/2016 - Página 76
Assunto
Outros > MINISTERIO PUBLICO
Indexação
  • CRITICA, DISCURSO, LINDBERGH FARIAS, SENADOR, MOTIVO, ELOGIO, DECISÃO, AUTOR, CONSELHO NACIONAL DO MINISTERIO PUBLICO (CNMP), ASSUNTO, PROIBIÇÃO, DEPOIMENTO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ENFASE, INVESTIGAÇÃO, AUTORIA, MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL, SÃO PAULO (SP), OBJETIVO, APURAÇÃO, DENUNCIA, OCULTAÇÃO, PATRIMONIO, APARTAMENTO, MUNICIPIO, GUARUJA (SP), POSSIBILIDADE, PROPRIEDADE, EX PRESIDENTE, DEFESA, IMPORTANCIA, MINISTERIO PUBLICO.

    O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Oposição/PSDB - SP. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, não sei direito o que pensar sobre o pronunciamento que acabamos de ouvir do Senador Lindbergh. Ele, em primeiro lugar, desfere um ataque feroz, figadal contra uma instituição respeitável, que é o Ministério Público do Estado de São Paulo. E, ao mesmo tempo, conclui com uma homilia, em nome da paz, do entendimento e do congraçamento de todos.

    O Senador Lindbergh Farias, no primeiro aspecto do seu pronunciamento, procura se situar em algum lugar do universo político cuja localização eu acho difícil de definir: é a chamada esquerda do PT. Difícil, difícil ainda qualificar de esquerda um partido que fez gestões absolutamente submissas aos interesses do capital financeiro e que patrocinou, tendo chegado ao poder, o maior esquema de corrupção de toda a história do Brasil na Petrobras. Difícil qualificar como de esquerda um partido desse, mas ele quer ser a ala esquerda do partido. Que seja!

    Agora, o Ministério Público de São Paulo é uma instituição séria, que apura com rigor. E essa decisão do Conselho Nacional de Justiça foi errada, no meu entender. O remédio para a situação que foi alegada de que haveria uma outra investigação e que não poderia ser feita outra concomitantemente àquela, essa decisão deveria ser fruto do Poder Judiciário, e não de um órgão administrativo, como é o Conselho Nacional do Ministério Público. Mas isso é uma questão à parte.

    Eu queria dizer que o Ministério Público de São Paulo apura, sim, todas as denúncias que foram feitas a gente condenada, gente com seus bens sequestrados. E, em relação ao Ministério Público de São Paulo, queria lembrar ao Senador Farias que existe - e foi alegada pelos Deputados do PT - uma outra investigação, que é exatamente uma investigação do Ministério Público de São Paulo, a respeito das malandragens, da roubalheira na Bancoop. Há uma outra investigação, sim, sobre a Bancoop que se originou de uma CPI na Assembleia de São Paulo. Essa investigação diz respeito a diversos personagens que andaram por aí: um deles é um tal Freud Godoy, ex-churrasqueiro do Lula, um sujeito que andou metido numa conspiração criminosa, na fabricação de um dossiê fajuto contra a candidatura do Serra. Esse Freud Godoy já aparece na CPI da Bancoop. Aparece também, como astro das malandragens que foram feitas na Bancoop, o nome do tesoureiro do PT, reverenciado como herói do povo brasileiro, o Sr. Vaccari, que, hoje, é réu na ação promovida pelo Ministério Público de São Paulo, por conta dos prejuízos que esse senhor e a sua quadrilha, que estava a serviço do PT de São Paulo, causaram a milhares de cooperados da Bancoop. Só se salvaram alguns poucos: o Sr. Lula, que tirou fora o triplex dele; e também o Vaccari, que tem outro triplex. Tiraram a castanha do fogo com a mão da OAS.

    Então, é disto que se trata, do fato de o Ministério Público estar atuando, estar atacando aqueles que merecem ser objeto da persecução penal, de não dar trégua a qualquer tipo de corrupção, em qualquer partido político em que ela se verifique.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/02/2016 - Página 76