Discurso durante a 11ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a comemorar o Dia Nacional do Aposentado.

Autor
Edison Guilherme Haubert
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão Especial destinada a comemorar o Dia Nacional do Aposentado.
Publicação
Publicação no DSF de 02/03/2016 - Página 15
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO SOLENE, OBJETIVO, HOMENAGEM, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, APOSENTADO, COMENTARIO, CRISE, POLITICA, BRASIL, DEFESA, AUSENCIA, PAGAMENTO, IMPOSTO DE RENDA, APOSENTADORIA, CRITICA, PROPOSTA, ALTERAÇÃO, POLITICA PREVIDENCIARIA, DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS, IDOSO.

    O SR. EDISON GUILHERME HAUBERT - Em primeiro lugar, eu queria agradecer e cumprimentar o Senador Paulo Paim, que dispensa maiores considerações, dada a sua intensa vida pelos aposentados, pelos trabalhadores brasileiros, tanto públicos quanto privados. Nossos cumprimentos e agradecimentos.

    Quero também saudar a Exma Srª Senadora Ana Amélia, do Rio Grande do Sul, por sua também intensa atividade como Senadora em prol do povo brasileiro, do povo gaúcho e também dos trabalhadores do regime geral e dos servidores públicos daquele Estado. Aproveito para agradecer, neste momento, essa grande Senadora por tudo o que tem feito até hoje por todos nós.

    Muito obrigado, Senadora!

    Quero agradecer também e cumprimentar o Warley, Presidente da Cobap e, em seu nome, cumprimentar todos os senhores dirigentes à Mesa.

    Cumprimento a Srª Marisa Ramalho, que tão bem e bonito falou, e, em seu nome, cumprimento todas as senhoras aposentadas e pensionistas que estão aqui neste plenário e que estão também acompanhando esta sessão pelos diversos meios de comunicação do Senado Federal.

    Quero cumprimentar os senhores também aqui presentes, dirigentes de entidades, e dizer a todos que nós estamos em uma quadra política brasileira muito importante. Estamos todos os dias acompanhando o desenrolar de todas aquelas situações que nós já estamos, até certo ponto, um pouco cansados de todos os dias ouvir. Mas, mais do que isso, estamos muito interessados também para que tudo aquilo que esteja agora sendo passado a limpo que realmente seja passado a limpo e sejam responsabilizados aqueles que devem ser responsabilizados, e que também possam essas ações virem em benefício da própria sociedade brasileira, do povo brasileiro. Nós precisamos entender que, com essas ações, também nós deveremos ser mais responsáveis, porque deveremos aproveitar esse grande momento histórico.

    Em nome do Instituto Mosap (Movimento Nacional de Servidores Aposentados e Pensionistas), movimento este que surgiu justamente para defender a paridade, a integralidade e a não contribuição para a Previdência por parte de quem já está aposentado, e em nome de todos nós, queremos dizer que estamos absolutamente solidários com todas aquelas ações e todas aquelas demandas aqui no Congresso Nacional em favor dos trabalhadores do regime geral e também dos servidores públicos ativos e aposentados pensionistas.

    Eu queria dizer também, concordando com o Senador Paulo Paim, concordando com todas aquelas considerações da Senadora Ana Amélia, que concordamos também com o Senador Jorge Viana, que diz: "o Governo não deveria encabeçar uma reforma apenas para aumentar a confiança de investidores internacionais". Já foi acrescentado e dito aqui que essa reforma interessa aos bancos e interessa ao grande capital.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - E o Jorge Viana é Vice-Presidente do Senado. É muito importante essa posição dele.

    O SR. EDISON GUILHERME HAUBERT - Vice-Presidente do Senado e do Partido dos Trabalhadores.

    Portanto, eu tenho a impressão de que quem está construindo esse tipo de reforma não ouviu quem deveria ouvir, justamente os seus Senadores, os seus Deputados Federais...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDISON GUILHERME HAUBERT - ... e, enfim, todas aquelas entidades que estejam vinculadas a essas questões e que também votaram e já fizeram até parte de governo.

    Portanto, essa reforma é extemporânea, não deve prosperar aqui no Senado, não deve prosperar na Câmara dos Deputados. A Senadora Vanessa Grazziotin, também na mesma situação, diz que é contra discutir a reforma neste momento, em que mais urgente é ajudar o País a sair da crise fiscal, econômica e financeira. Essa é a grande verdade.

    Então, não podemos aceitar, e, por isso mesmo, concito a todos os servidores públicos aposentados, pensionistas e ativos...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDISON GUILHERME HAUBERT - ...e a todos os trabalhadores para que juntos consigamos fazer com que o Congresso Nacional, que tem interesse também em discutir a matéria... Até o próprio Partido dos Trabalhadores se opõe a esse tipo de reforma, tal qual está vindo ou virá. Neste momento, não é hora de fazermos uma reforma para achatar ainda mais salários, para criar ainda mais problemas para quem já tem muitos.

    Então, minha gente, eu saúdo esta sessão e digo que este é um momento histórico importante para que nós, juntos, pensemos e verifiquemos em que nós podemos ajudar neste momento para que o País saia desta grande crise, uma crise longa...

(Soa a campainha.)

(Interrupção do som.)

    O SR. EDISON GUILHERME HAUBERT - O País vai superar porque o Brasil é grande demais para sucumbir nessas circunstâncias.

    Parabéns, então, ao Senador Paulo Paim e a todos quantos contribuíram para esta sessão e sobretudo ao povo brasileiro. Acordem e vamos agir para que possamos resolver da melhor forma possível essas nossas questões, e possamos viver em paz e tranquilidade.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/03/2016 - Página 15