Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 50 anos de fundação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Autor
Raimundo Lira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Raimundo Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Comemoração dos 50 anos de fundação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2016 - Página 34
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL, ESTADO DA PARAIBA (PB).

    O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Senadora Ana Amélia, vou sair um pouco desse binômio que está preocupando tanto o País e a sociedade brasileira, que é economia e política.

    Srªs e Srs. Senadores, é com grande alegria que ocupo esta tribuna para prestar a minha homenagem à Universidade Estadual da Paraíba, que, neste dia 15 de março, completa exatos 50 anos de existência.

    Essa universidade, que nasceu em Campina Grande, na chamada Serra da Borborema, espalhou-se por toda a Paraíba e é hoje um patrimônio do Estado. É uma instituição vitoriosa, apesar das dificuldades, mas, sobretudo, é a prova da capacidade empreendedora do povo campinense.

    A Universidade Estadual da Paraíba nasceu como Fundação Universidade Regional do Nordeste, depois transformou-se em Universidade Estadual da Paraíba, criada por uma lei municipal, em março de 1966, mas somente sete anos depois, em 1973, é que a URNe obteve autorização do Conselho Estadual de Educação, por meio da Resolução nº 17/73, para o seu funcionamento.

    Ao longo de meio século de existência, a Universidade Estadual da Paraíba tem contribuído para elevar a qualidade de vida da população e hoje está presente nas cidades de Campina Grande, onde foi fundada, como fundação municipal, Lagoa Seca, João Pessoa, Guarabira, Monteiro, Patos, Catolé do Rocha e Araruna. Nesse período, a instituição viveu momentos inesquecíveis para a sua história, a exemplo da estadualização, em 1987; do reconhecimento pelo Ministério da Educação, em 1996, e da conquista da autonomia financeira em 2004, entre tantos outros momentos que a transformaram em patrimônio da Paraíba.

    Não podemos esquecer dos homens que sonharam idealizar a universidade e de enaltecer a coragem e a ousadia dos pioneiros, a exemplo do então Prefeito Williams de Souza Arruda, de Francisco Chaves Brasileiro, de Manuel Figueiredo, de José Lopes de Andrade, do Prof. Francisco Maia, de Edvaldo de Souza do Ó, este último uma figura que está ligada aos grandes empreendimentos estruturais de Campina Grande.

    Com 50 anos de existência, a Universidade Estadual da Paraíba oferta hoje 84 cursos e forma mais de dois mil novos profissionais a cada ano, além de oferecer ensino de qualidade para mais de 18 mil alunos de graduação e receber mais de 5 mil novos alunos a cada ano.

    A Universidade Estadual da Paraíba atende cerca de 40 mil pessoas anualmente, com prestação gratuita de serviços na área de saúde, como tratamentos odontológicos e de fisioterapia, acompanhamento psicológico de crianças, jovens, adultos e idosos, exames laboratoriais e atendimento em enfermagem para quem mais precisa e não tem condições de pagar por estes serviços.

    Os alunos de baixa renda recebem assistência para estudar com tranquilidade. Por ano, são cerca de 6 mil bolsas concedidas, além de transporte, alimentação, moradia estudantil, iniciação científica, extensão, monitoria e bolsas-evento.

    Com suas ações, a UEPB contribui para proteger o meio ambiente, arborizar cidades, combater a evasão escolar, melhorar a qualidade de vida das pessoas, estimular a agricultura familiar, incentivar a prática esportiva, fomentar a cultura, desenvolver a economia do Estado e promover o desenvolvimento da Paraíba.

    Nos seus cursos de pós-graduação (doutorados, mestrados e especializações) cerca de 6 mil pessoas aperfeiçoam suas competências para o exercício da profissão. A cada ano, centenas de professores em atividade na rede pública, mas sem formação superior, são capacitados para a docência, o que melhora a educação oferecida aos estudantes.

    O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), laboratório referência no Brasil por ser o terceiro a possuir a impressora 3D, firmou-se e espalhou seus tentáculos de conhecimentos.

    A tecnologia genuinamente paraibana, nascida entre as paredes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Campus de Bodocongó, apressou parcerias com o Governo Federal e tornou a instituição um polo, capaz de conquistar convênio com o Ministério da Saúde para a construção da fábrica de equipamentos médico-hospitalares, que, em breve, estarão ajudando a salvar vidas no Brasil.

    Os convênios de intercâmbio e a chamada política de internacionalização ganharam força com os diversos programas da Coordenadoria de Relações Internacionais, que mostram, na prática, que, realmente, a ciência não tem fronteiras.

    Inúmeras foram as parcerias celebradas com universidades públicas de países como Espanha, Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Peru, Porto Rico e Uruguai.

    Antes de encerrar o meu pronunciamento, gostaria de fazer referência a algumas das pessoas que incorporaram essa instituição, a exemplo dos seus ex-reitores, Antônio Vital do Rêgo, Antonio Lucena, que me convidou, apesar de ser empresário muito ocupado, para ocupar a cadeira de Economia brasileira e prestar, sim, um serviço à Universidade Estadual da Paraíba.

    Continuando, Sebastião Vieira, Itam Pereira, Marlene Alves - a primeira mulher a conduzir os destinos da universidade - e o atual reitor, Antonio Guedes Rangel Junior, a quem saúdo.

    Congratulo-me também com toda a comunidade da Universidade Federal da Paraíba, estudantes, professores e servidores. A todos, parabéns pelos 50 anos de esforço em busca da excelência no ensino e na pesquisa.

    Muito obrigado pelo excelente trabalho que realizam, motivo de orgulho para os paraibanos.

(Soa a campainha.)

    O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Para finalizar, quero dizer que estarei sempre à disposição para contribuir no que estiver ao meu alcance e, assim, fazer avançar os desígnios dessa instituição, que é muito especial para a Paraíba e para o Brasil.

    Parabéns a esta grande universidade pelo seu aniversário de 50 anos.

    Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2016 - Página 34