Comunicação inadiável durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da recriação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social.

Apresentação de documento solicitando auditoria da dívida pública.

Recebimento de documento de autoria de trabalhadores abordando a violência contra a mulher e registro de envio deste à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Agradecimento às homenagens feitas à S. Exª pelo motivo de aniversário.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL:
  • Registro da recriação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social.
ECONOMIA:
  • Apresentação de documento solicitando auditoria da dívida pública.
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Recebimento de documento de autoria de trabalhadores abordando a violência contra a mulher e registro de envio deste à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
HOMENAGEM:
  • Agradecimento às homenagens feitas à S. Exª pelo motivo de aniversário.
Aparteantes
Aloysio Nunes Ferreira, Alvaro Dias, Ana Amélia, Ataídes Oliveira, Aécio Neves, Blairo Maggi, Dalirio Beber, Elmano Férrer, Eunício Oliveira, Fernando Bezerra Coelho, Garibaldi Alves Filho, Gleisi Hoffmann, José Agripino, José Serra, Lasier Martins, Marcelo Crivella, Randolfe Rodrigues, Ronaldo Caiado, Sérgio Petecão, Tasso Jereissati, Walter Pinheiro.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2016 - Página 36
Assuntos
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL
Outros > ECONOMIA
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • REGISTRO, CRIAÇÃO, GRUPO PARLAMENTAR, OBJETIVO, DEFESA, PREVIDENCIA SOCIAL.
  • APRESENTAÇÃO, DOCUMENTO, OBJETIVO, SOLICITAÇÃO, AUDITORIA, DIVIDA PUBLICA.
  • RECEBIMENTO, DOCUMENTO, AUTORIA, TRABALHADOR, ASSUNTO, VIOLENCIA, VITIMA, MULHER, REGISTRO, REMESSA, SECRETARIA, DIREITOS HUMANOS, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.
  • AGRADECIMENTO, HOMENAGEM, AUTOR, GRUPO, SENADOR, MOTIVO, ANIVERSARIO, ORADOR.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Já ganhei cinco de presente. Belo presente de aniversário.

    A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Fora do microfone.) - Cinco minutos de presente.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito obrigado, Srª Presidenta.

    Srª Presidente, eu queria aproveitar este momento para convidar todos os Senadores e Senadoras para, no dia 27 de abril, aqui, no Auditório Petrônio Portela, o relançamento - pois ela já existia no passado - da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social.

    Tivemos mais uma reunião na tarde de hoje. Para que todos os Senadores e Deputados saibam da programação, a abertura será às 9h, com a fala dos Parlamentares, das Centrais, das Confederações. Às 11h, será o relançamento da Frente Parlamentar, que, por indicação, até o momento - pode mudar, é claro -, eu coordenaria aqui, no Senado, e, na Câmara, seria o Deputado Arnaldo Faria de Sá, porque ambos já coordenávamos essa Frente, há sete anos.

    Esta frente está sendo relançada a partir da ideia do Governo de trazer para cá a dita reforma da Previdência. Como há todo um debate, se está falida, se não está falida, se é deficitária, se não é deficitária, nesse dia também nós vamos ter o início do seminário, na parte da tarde. Será lançada a Frente pela manhã, das 14h às 18h haverá um seminário sobre a questão do déficit ou não da Previdência, promovido pela Anfip e Fundação Anfip.

    Os palestrantes já estão confirmados, não somente aqueles que pensam como eu ou que pensam que ela é deficitária - eu penso que ela não é. Estarão presentes o Juiz Federal do Paraná, Sr. João Batista Lazzari; o Dr. Evilásio Salvador, do Distrito Federal; Profª Drªa Denise Gentil, do Rio de Janeiro; Mansueto Almeida, do Ipea; Guilherme Delgado, da CNBB; Eduardo Farhan, de São Paulo; Wagner Balera, de São Paulo; e ainda representantes da OAB e do IBDF.

    Nesse dia, Srª Presidente, é nossa intenção fazer um amplo debate sobre esse tema, que encanta e desencanta muitos, porque muitos entendem que a Previdência não resiste a mais uma ou duas décadas. Outros dizem que, se for combatida a sonegação, a fraude e a corrupção, que os recursos da Previdência, como diz uma PEC casualmente de minha autoria, se não forem destinados para outros fins, a Previdência tem tudo para dar certo.

    Já confirmaram presença a Nova Central, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, a Confederação de Aposentados e Pensionistas (Cobap), o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), que vai apresentar os números, a Fundação Anfip, o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), o Sindicato Nacional dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo (Sinafresp), a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Sem prejuízo da participação de outros, para, de uma vez por todas, fazermos o debate verdadeiro e transparente, pois há dois campos bem polarizados: aqueles que dizem que não há déficit na Seguridade e aqueles que dizem que há déficit.

    Na mesma linha, Srª Presidenta, quero apresentar outro documento, que propõe uma auditoria da dívida pública, proposta por centrais sindicais.

    Neste caso, a Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul vem a público reafirmar a necessidade de realizar uma audiência da dívida pública, conforme proposta aprovada na Assembleia dos Movimentos Sociais do Fórum Social Temático 2016.

    A exemplo de outros países, como Equador e tantos outros, para que a transparência e participação da sociedade possam demonstrar, no atual contexto político, como está essa questão, a legalidade das operações, quanto já foi pago, quem beneficia e quem são os grandes devedores.

    Conforme dados do Orçamento Geral da União executado em 2014, o pagamento de juros e amortização da dívida pública abocanhou, Srª Presidenta, 45,11%; enquanto as despesas com a Previdência consumiram 21,7%, o que representa menos da metade dos recursos usados para alimentar o rentismo e a especulação financeira a uma taxa de juros absurda.

    Além disso, entendemos que o Governo deveria cortar gastos por meio da redução da taxa de juros, Selic, por exemplo, cujo percentual é um dos mais altos do mundo e remunera os títulos da dívida pública. Trata-se da bolsa dos poderosos, que engorda principalmente o capital financeiro em detrimento do sistema produtivo, quer seja no campo ou na cidade. Lucros estratosféricos não param de aumentar, favorecendo somente o sistema financeiro.

    Os mesmos que questionam o Bolsa Família, os programas sociais dos governos, agora vão na linha de querer diminuir os recursos da Previdência.

    O Brasil não pode reduzir políticas públicas e cortar investimentos sociais por conta de um ajuste fiscal que só ataca o andar de baixo, enquanto continua essa sangria de dinheiro da população, acumulando ainda mais riqueza nas mãos de tão poucos, travando a retomada do crescimento, aprofundando as desigualdades, comprometendo o futuro e não passando sequer confiança para os investidores, aqueles que realmente geram emprego, porque investem na produção.

    A Central do Rio Grande do Sul, através do seu Presidente Claudir Nespolo, avalia que não cabe fazer uma reforma da Previdência para tirar direitos e conquistas das gerações do presente e do futuro. Dessa forma, posiciona-se firmemente contra a proposta de instituição da idade mínima, que já está acertada, ou seja, 55 e 60 anos, com aumento de um ano a cada dois anos. Assim, rapidamente a idade mínima para todos ultrapassará os 60 anos. Isso já está na regra, ou seja, a cada dois anos aumenta um.

    Por isso, Srª Presidenta, entendemos que é preciso manter, sim, uma diferença entre a idade mínima do homem e da mulher e também assegurar, como hoje foi lançado na Câmara, a Frente Parlamentar do Congresso em Defesa da Previdência dos Trabalhadores Rurais, iniciativa que conta com o meu apoio integral e com a minha assinatura no documento.

    Muitas dessas propostas se baseiam em falsos mitos como a suposta existência de déficit.

    Enfim, a Previdência deve estar a serviço do desenvolvimento, valorizando o trabalho e a distribuição de renda, garantindo qualidade de vida e dignidade para todos os trabalhadores do campo e da cidade, da área pública e da área privada.

    Assim, a Central do Rio Grande do Sul está fazendo uma grande mobilização em defesa da Previdência, contra o ajuste fiscal, na defesa da democracia, contra a reforma da Previdência, contra a reforma trabalhista e pela auditoria - para que fique transparente - da dívida pública, lutando sempre por mais empregos para todos.

    Por fim, Srª Presidenta, registro aqui uma nota que recebi dos trabalhadores, que encaminharei para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Eu não quero ler toda a nota, mas vai na linha de um documento feito no Dia Internacional da Mulher, em defesa da natureza, contra a violência e contra a repressão militar aos movimentos sociais. É um documento que eu recebi, está escrito, e que, sem fazer juízo, remeterei à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

    O Sr. Blairo Maggi (Bloco União e Força/PR - MT) - Senador Paim, V. Exª me concede um aparte?

    O Sr. Walter Pinheiro (Bloco Apoio Governo/PT - BA) - Senador Paim, V. Exª me dá a oportunidade de um aparte?

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Com certeza.

    Senador Blairo Maggi.

    O Sr. Blairo Maggi (Bloco União e Força/PR - MT) - Muito obrigado.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Hoje pela manhã, cantamos parabéns juntos, com um bolinho que chegou aqui pela madrugada, às 8h30. O Senador Walter Pinheiro também passou por lá.

    O Sr. Blairo Maggi (Bloco União e Força/PR - MT) - Claro. Muito obrigado, Senador Paim. Eu quero cumprimentar V. Exª pelo aniversário. Hoje, Senador Ana Amélia, tive a oportunidade de comer um pedaço de bolo com o Senador Paim já cedo, um bolo vermelho, do Colorado, muito bom.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - A Senadora Ana Amélia passou por lá também.

    O Sr. Blairo Maggi (Bloco União e Força/PR - MT) - Passou por lá também? Quem chega mais cedo a esta Casa, como nós, costuma encontrar o Senador Paim já despachando em seu gabinete, no Anexo II. Em sua mesa, toda manhã ele despacha com sua equipe.

    A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - Ninguém ocupa, ninguém ocupa.

    O Sr. Blairo Maggi (Bloco União e Força/PR - MT) - Ninguém ocupa, é dele já. Eu chego cedo e vou para outra mesa, porque aquela já é dele. Mas eu quero cumprimentar V. Exª pelos 66 anos e dizer que está muito bem. É uma fortaleza, tem saúde e tem disposição, não apenas de saúde, mas de trabalho. Eu acho que o Senador Paim, sem nenhuma discussão, é o Senador que mais trabalha nesta Casa, que faz audiências públicas - na sexta-feira, nós vamos embora e ele faz três audiências públicas; na segunda, não há ninguém, e faz quatro -e está sempre presente, viajando pelo Brasil inteiro, com uma disposição enorme. Defende seus pontos de vista sempre com muita veemência, mas sabe ouvir aqueles que pensam de forma diferente, aqueles que têm necessidades diferentes. Senador Paulo Paim, além de reconhecer o seu trabalho, a pessoa maravilhosa que é, quero também dar os parabéns. Como disse a V. Exª hoje pela manhã, sempre que cumprimento alguém pelo aniversário, desejo duas coisas: saúde e vida longa. Se temos a oportunidade de ter essas duas coisas, do resto nós corremos atrás e nos viramos com o auxílio dos amigos, da família e da instituição em que V. Exª está hoje, o Senado Federal. Parabéns! Muita vida pela frente e muita saúde!

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito obrigado, Senador Blairo Maggi. Estive lá no seu Estado e percebi o carinho.

    Quero dizer aqui, de público, que estive em todos os Estados. Quando me diziam: "Esse Senador vai votar contra", eu dizia: "Os Senadores querem argumentos, querem dados". Se houver documentos que provem o que é melhor para todos não haverá um voto que eu considere negativo. Ainda hoje o Senador Eunício dizia: "Paim, sobre a questão da terceirização vamos construir um texto razoável, que garanta o direito dos trabalhadores. Terá o meu apoio". Isso eu ouvi de todos. Ouvi também do Senador Blairo Maggi e de cada Senador.

    No Estado do Senador Caiado, por exemplo - ele está aqui -, queriam me garantir que ele votaria contra. Eu lhes disse que se fosse um texto razoável, equilibrado, poderiam ter certeza de que o Senador Caiado não votaria contra.

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Eu disse lá, Senador Caiado, não é preciso V. Exª se comprometer com o que eu disse aqui.

    Senador Aloysio e Senador Walter Pinheiro.

    O Sr. Aloysio Nunes Ferreira (Bloco Oposição/PSDB - SP) - Senador Paulo Paim, hoje não pude comer o bolo. Nem sabia que havia bolo.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - É que chegou de surpresa.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Senador Aloysio, V. Exª perdeu o almoço. Teve um almoço, mais do que um bolo. Estou aqui para cumprimentar meu querido colega, assim como V. Exª.

    O Senador Aloysio está com a palavra.

    O Sr. Aloysio Nunes Ferreira (Bloco Oposição/PSDB - SP) - De qualquer maneira, Senador Paim, quero que receba aqui, de público, algo que digo sempre: tenho um enorme carinho por V. Exª, pelo seu valor, pelo denodo, pela persistência com que defende seus pontos de vista, pelas causas que abraça. Quero também ressaltar o fato de V. Exª ser um excelente colega, uma pessoa que convive bem com os contrários, uma pessoa que é amena na convivência com os demais, e merece as votações extraordinárias que tem recebido do povo do Rio Grande do Sul.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito obrigado, Senador Aloysio. Pode ter certeza de que tem sido uma satisfação dialogar com todos, até porque estou há 30 anos neste Parlamento. Se nós não soubermos dialogar com a oposição, não vamos a lugar nenhum. Que bom que existe uma oposição firme para fazer o bom debate sobre os temas que obrigam a situação a se mexer cada vez mais.

    Senador Walter Pinheiro.

    O Sr. José Serra (Bloco Oposição/PSDB - SP) - Senador Paim...

    O Sr. Walter Pinheiro (Bloco Apoio Governo/PT - BA) - Senador Paim, reafirmando o que pela manhã já havíamos compartilhado, falo da alegria de poder lhe dar um abraço e de comemorar um dia que é muito especial. Assim como a primavera é um processo de ressurgimento a cada momento, a cada ano, V. Exª consegue manter, no outono da sua idade, a primavera no vigor. E isso é fruto do comprometimento, fruto da raiz que mantém consigo, de toda uma história de luta. Hoje é um dia muito especial, mas, eu diria, muito mais importante ainda para quem, ao longo dos anos, tem a mobilização gaúcha para que continue no Parlamento. São 30 anos, mas 30 anos de correspondência, são 30 anos de entrega total, são 30 anos fazendo exatamente aquilo que anunciou na campanha, aquilo com que se comprometeu. Sabemos dos momentos difíceis que V. Exª atravessou, principalmente nesse quadrante da nossa História. Assim como nós nos renovamos em um processo dessa natureza, com um aniversário, Paim, eu costumo dizer que o correto é às vezes observarmos a nossa comemoração de aniversário não como um dia apenas, mas como um acumulado. As pessoas se localizam naquele dia, como se as coisas pudessem ser processadas assim, mas isso faz parte de uma construção constante. Inclusive, uma das coisas que vivenciamos nessa história é a oportunidade que Deus nos dá de contar os dias...

(Interrupção do som.)

    O Sr. Walter Pinheiro (Bloco Apoio Governo/PT - BA) - ... e não apenas do ponto de vista numérico, de quanto tempo nós alcançamos, mas, efetivamente, o que nós alcançamos, com quem nós trilhamos esse caminho e a certeza de que vamos continuar contando os dias por muitos e muitos anos.

    O Sr. Marcelo Crivella (Bloco União e Força/PRB - RJ) - Senador Paim, depois Marcelo Crivella.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito obrigado, Senador Walter Pinheiro, parceiro de tantos momentos de embate.

    Senador Eunício, eu lhe disse hoje pela manhã e vou dizer aqui: havia uma certa distância entre nós. Eu estava aqui no Senado e V. Exª na Câmara. Quando V. Exª chegou aqui e começamos a dialogar, eu passei a respeitá-lo mais do que antes, porque só o via na Câmara dos Deputados.

    O que eu disse no privado, digo aqui em público.

    O Sr. Eunício Oliveira (Bloco Maioria/PMDB - CE) - Senador Paim, sinceramente, eu fico muito feliz, quero abraçá-lo pelo dia de hoje. Eu tenho convicção de que o Brasil inteiro, principalmente o seu Rio Grande do Sul, está muito feliz porque V. Exª completa mais uma primavera. Quero lhe dizer, com toda a tranquilidade, que eu tenho uma profunda admiração pela dedicação que V. Exª tem ao mandato parlamentar, como V. Exª é cioso do seu dever para com o Rio Grande do Sul, para com o Brasil e para com esta Casa. Portanto, aprendi muito com V. Exª. Mesmo em posições muitas vezes diferentes, eu sempre respeitei V. Exª pela tranquilidade, pela calma, pelo discernimento, pela forma como V. Exª coloca as suas posições, olhando no olho. E hoje eu tive o privilégio de, pela manhã, ter mais uma conversa com V. Exª, para tratar de um tema tão caro a V. Exª, que é representar nesta Casa e defender os direitos dos trabalhadores. Sempre foi uma bandeira de luta de V. Exª a defesa dos trabalhadores brasileiros. Então, eu conversava com V. Exª e dizia, com muita tranquilidade, que esse texto de V. Exª será o texto mais equilibrado que alguém possa fazer na defesa dos trabalhadores terceirizados do Brasil. Portanto, alguém que vem inclusive lá de trás - eu, que até 1997, 1998, atuava muito nessa área e depois saí para exercer na plenitude o mandato parlamentar -, V. Exª pode ficar na certeza absoluta que o texto de V. Exª será subscrito por este Senador e por este Líder, porque eu tenho convicção de que, na defesa dos trabalhadores brasileiros, vai estar nesse bojo também a defesa do interesse nacional, a defesa das empresas brasileiras. Sem as empresas, nesse caso, não existiria a segurança que V. Exª quer dar para os trabalhadores brasileiros. Portanto, mais uma vez, eu quero deixar bem claro aqui o meu sentimento de respeito por V. Exª, pela maneira como V. Exª conduz o seu mandato e pela dedicação...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Eunício Oliveira (Bloco Maioria/PMDB - CE) - ... e obstinação que V. Exª sempre presta ao povo do Rio Grande do Sul e ao Brasil.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Rapidamente, vou passar para o Senador Serra, com muita satisfação, para o Senador Aécio Neves, com muita satisfação, e para o Senador Randolfe.

    Senador Eunício, eu vejo essa questão da terceirização, de fato, com muito cuidado e muito carinho. Só para dar um exemplo, no dia 10 de abril, vai haver a festa do meu aniversário, em Porto Alegre, mas, no dia 9, vai haver uma grande conferência nacional com as empresas terceirizadas, porque eu sou Relator da matéria, e eles vão para lá, porque acreditam que dá para construir um grande entendimento.

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - V. Exª tem me orientado e me aconselhado nesse sentido.

    E quero dizer mais, Senador Serra: eu peguei para relatar o projeto que vai regulamentar o trabalho escravo e tenho dito a todos que não quero injustiça para lado nenhum. Ao mesmo em tempo que eu quero uma lei clara que proíba o trabalho escravo, não deixaremos na lei nenhuma fresta para que um malandro alegue que há trabalho escravo na fazenda de alguém e queira confiscar a fazenda, ou mesmo área urbana, do proprietário. A justiça e a verdade em primeiro lugar.

    Senador Serra.

    O Sr. José Serra (Bloco Oposição/PSDB - SP) - Senador Paim, a maior prova do seu caráter político hoje é dada por todos os que vêm ao microfone para cumprimentá-lo pelo aniversário, colegas Senadores de pensamentos diferentes, de formações diferentes, até de partidos adversários, que vêm e prestam uma homenagem pelo espírito público que V.Exª tem, com o qual eu convivo desde a época da Constituinte. Inclusive, V. Exª lembrará, tivemos um projeto em comum, que foi o do seguro-desemprego.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - De sua autoria, do qual tive a alegria de ser coadjuvante, entrei junto com o Jorge Uequed, mas o primeiro signatário foi V. Exª.

    O Sr. José Serra (Bloco Oposição/PSDB - SP) - Exatamente. Eu lembro até um detalhe: na Constituinte propriamente dita, eu fiz a emenda que criou o que veio a ser o FAT.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - O FAT, que é o lastro do seguro-desemprego.

    O Sr. José Serra (Bloco Oposição/PSDB - SP) - A ideia de financiar o seguro-desemprego e a ideia, inclusive, de financiamento para o BNDES. Na oportunidade de apresentar projetos, o projeto de V. Exª entrou antes do meu; da regulamentação ao projeto de lei, como o do ECA também, e V. Exª a todo momento deu-me o crédito da autoria original.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Porque era o mais completo, e acabou encabeçando.

    O Sr. José Serra (Bloco Oposição/PSDB - SP) - Eu diria que não fez mais do que a obrigação. Ser decente, ser um político decente no Brasil...

(Soa a campainha.)

    O Sr. José Serra (Bloco Oposição/PSDB - SP) - ... deveria ser uma obrigação, não uma virtude tamanha, mas, na verdade, o gesto de V. Exª deu-lhe uma altura, um desprendimento com relação a mim e ao meu ponto de observação muito grande. Quero dizer que admiro o seu espírito público, sua persistência, sua transigência nas discussões. Talvez muitos aqui não saibam, nos meus projetos, eu sempre tenho a oportunidade de lhe falar pessoalmente, referir-me pessoalmente a eles, a dar explicação a V. Exª, que sempre me parece necessária. V. Exª é um Senador imprescindível para o Senado brasileiro, isso é o que eu noto aqui, inclusive, nas diferentes manifestações - imprescindível -, é um Senador necessário para o Congresso brasileiro. Meus parabéns!

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito obrigado, Senador.

    O Sr. José Serra (Bloco Oposição/PSDB - SP) - Fora a observação que lhe fiz de que a sua aparência é de uma idade menor, talvez haja um equívoco feito na hora do registro.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Essa foi a melhor parte, Senador.

    Senador Aécio Neves, por favor.

    É uma satisfação receber um aparte do meu querido Senador Serra, tivemos longos períodos juntos na Câmara e com V. Exª, inclusive, Presidente da Câmara dos Deputados.

    O Sr. Aécio Neves (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Agradeço a oportunidade, Senador Paim, de me unir a tantos colegas e, tenho certeza, a tantos brasileiros que gostariam de aqui ter a oportunidade de abraçá-lo. Farei um rápido testemunho apenas. Acho que pode haver aqueles que gostam mais ou os que gostam menos do Senador Paulo Paim, não acredito que existam muitos que não gostam, mas algo em relação a V. Exª, Senador Paulo Paim, jamais poderá ser dito: que, em algum momento de sua trajetória - e eu acompanho boa parte dela aqui no Congresso Nacional, primeiro na Câmara, depois aqui no Senado - tenha faltado coerência a V. Exª, que em algum momento tenha faltado a V. Exª bravura e coragem, até, muitas vezes, de forma isolada, para defender aquilo que acreditava ser o melhor para aqueles que V. Exª vem representando há tantos anos no Congresso Nacional. Fomos parceiros em um momento importante na Câmara dos Deputados, onde constituímos uma agenda a várias mãos que possibilitou o fim da imunidade parlamentar, o início da possibilidade de os Parlamentares serem julgados independente de autorização do Supremo; criamos ali a Comissão de Legislação Participativa, o Conselho de Ética. Enfim, lembro-me sempre de V. Exª em construções em favor de um Brasil mais transparente, de um Brasil mais justo. Portanto, falo em meu nome, falo em nome do Partido que presido, que muitas vezes tem embates duros com o Partido de V. Exª, mas que sabe respeitar o seu caráter, o seu espírito público e, mais do que isso, sabe reconhecer a sua importância para o Parlamento brasileiro, pela interlocução que V. Exª permite de inúmeros movimentos da sociedade, que, através de sua voz...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Aécio Neves (Bloco Oposição/PSDB - MG) - ... fazem com que suas reivindicações, suas angústias e, quem sabe, suas esperanças cheguem a esta Casa. Muitos, muitos anos de vida a V. Exª, para que continue honrando a boa política brasileira como vem fazendo até aqui.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Senador Aécio Neves, só me permita que diga...

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Senador Paim, eu queria...

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Eu só queria dizer a ele que, no período em que S. Exª foi Presidente da Câmara, com certeza, eu tive todo o espaço do mundo para fazer a boa política. Agradeço a S. Exª.

    O Sr. Marcelo Crivella (Bloco União e Força/PRB - RJ) - Senador Paim...

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Senador Paim, vamos seguir ainda, vou passar a Presidência ao Presidente Renan.

    Mas antes eu queria falar do orgulho, da satisfação, da amizade, do carinho que tenho por V. Exª, como os colegas têm demonstrado. E tomara que V. Exª siga aqui trabalhando pelos que mais precisam, pelos que não podem, pelos que não sabem, como V. Exª tem feito. Tenho muito orgulho de sua trajetória e de ser seu colega de luta aqui.

    Quero registrar também a presença do Jornalista Fernando Gabeira, ex-Parlamentar, um grande jornalista e querido amigo. Bem-vindo.

    Passo para o Presidente Renan.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Senador Randolfe, rapidamente.

    O Sr. Marcelo Crivella (Bloco União e Força/PRB - RJ) - Senador Paim.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Senador Petecão, em seguida, eu passo a V. Exª.

    O Sr. Sérgio Petecão (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) - Senador Paim...

    O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Socialismo e Democracia/REDE - AP) - Brevemente. Eu não poderia, neste momento, Senador Paim, deixar de cumprimentar V. Exª. Eu quero subscrever o que o Senador Aécio aqui destacou: V. Exª não parece nem de longe a idade que diz ter. Aliás, Senador Paim, juventude é continuar a acreditar nos sonhos que acalentou no início de sua militância. Algo que caracteriza V. Exª é a coerência e nunca desistir dos sonhos que tem. Sou testemunha disso. Para mim é um presente de Deus estar no Senado Federal acompanhando e ser companheiro de V. Exª, que é - eu já disse algumas outras vezes aqui - um companheiro que outrora tanto me inspirou na minha militância, seja no movimento estudantil, seja na luta social. Nós acompanhamos V. Exª desde as conquistas da Constituinte, conquistas que V. Exª liderou para os trabalhadores brasileiros. Então, V. Exª não completa idade, V. Exª completa primaveras que o rejuvenescem sempre.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Senador Randolfe, permita-me que eu diga isso. Numa certa oportunidade, Senador Randolfe, num determinado local, eu fui chamado ao palco para receber um prêmio, e o Senador Randolfe, esse jovem, foi chamado primeiro. Ele me esperou para subirmos juntos e disse: "Que bom poder subir com meu mestre aqui, neste palanque!" Eu digo: "Bom é eu poder dizer que, se um dia eu pude ensinar alguma coisa, se você aprendeu comigo, hoje o aluno superou o mestre", porque ele foi o primeiro colocado, eu entrei em segundo, do lado dele, mas, na hora de subir, ele fez questão que eu subisse ao lado dele. Esse é o Senador Randolfe, a quem eu rendo aqui uma pequena homenagem.

    Senador Petecão, Senadora Ana Amélia e Senador Bezerra, em seguida.

    O Senador Petecão - eu estive no Estado dele - me acompanhou de ponta a ponta, Senador Jorge, com a sua equipe, porque V. Exª estava viajando, mas ele me acompanhou também lá num belo momento.

    O Sr. Sérgio Petecão (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) - Senador Paim, na mesma linha dos colegas que fizeram uso da palavra, qualquer tipo de elogio para V. Exª seria pouco. Eu tive o prazer de conhecê-lo aqui no Senado, parceiro da Comissão de Direitos Humanos, sempre um Parlamentar assíduo. Todos os dias, em todas as sessões, faz questão de estar presente, às vezes, sozinho, esperando que chegue um colega para que possamos começar os trabalhos. Eu não poderia deixar passar em branco essa oportunidade também de te desejar muita saúde, muitas felicidades. Na mesma linha, Paim, hoje, lá no Estado do Amazonas, está aniversariando uma pessoa pela qual eu tenho um carinho muito grande, o Sr. Mário Diogo, que está fazendo 103 anos. Ele foi prefeito e é escritor. Ontem, na cidade de Boca do Acre, eu tive o prazer de participar de uma sessão solene - o aniversário dele é hoje - e vi o Sr. Mário Diogo, acompanhado dos seus dez filhos - são oito mulheres e dois homens -, fazer um discurso. Ele gosta da política, é uma pessoa que tem uma vida dedicada à Região Amazônica. Então hoje, no aniversário do Sr. Mário Diogo, uma pessoa pela qual eu tenho um carinho e uma admiração muito grande, eu queria aproveitar para desejar muita felicidade a V. Exª. Parabéns, Paim, você merece!

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Obrigado.

    Foi muito bom estar nos Estados de todos os senhores. E digo aqui, em público: eu elogiei todos. Quando tentavam dizer: "Não, esse aqui vai votar diferente", "Eu afirmo estar equivocado, espere o resultado. Nós vamos construir um grande entendimento e não permitir um único Senador votar diferente em qualquer tema de interesse." Naquele momento, eu estava lá defendendo, no caso, uma mudança no projeto da terceirização.

    Senador Bezerra.

    O Sr. Fernando Bezerra Coelho (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE) - Senador Paulo Paim, em meu nome, em nome do Partido Socialista Brasileiro, eu quero também trazer os nossos cumprimentos pela passagem do seu aniversário. Eu acompanho a trajetória política de V. Exª desde o momento da Constituinte, quando fui seu companheiro de Assembleia Nacional Constituinte. Acho que, ao longo desses anos, como Deputado Federal e como Senador, é difícil haver algum tema de interesse do trabalhador brasileiro, em defesa dos direitos sociais, que não esteja ligado à sua trajetória e à sua luta. Seguro-desemprego, a questão dos direitos trabalhistas, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre tantas outras bandeiras que V. Exª, como grande representante do Estado do Rio Grande do Sul, sempre abraçou, sempre defendeu e sempre se apaixonou por esses temas, contaminando seus pares, lá na Câmara e agora no Senado. Eu tenho grande orgulho, grande honra de poder ser membro do Senado Federal com V. Exª sendo um dos mais destacados e atuantes Parlamentares desta Câmara Alta. Parabéns!

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Senador Bezerra, deixe-me falar que eu tenho conversado muito com V. Exª e com o Senador Romário, que são duas pessoas que eu conheci aqui no dia a dia. Como eu disse antes, quanto mais eu os conheço, mais eu os respeito.

    Senadora Ana Amélia, eu tive a liberdade, pela nossa amizade, de deixar a senhora quase que por último. Não a última, mas a terceira antes de encerrar essa fala.

    A Srª Ana Amélia (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - Senador Paulo Paim, como Senadora, sua colega - sentamos lado a lado, aqui na Bancada do Rio Grande do Sul -, queria dizer que, quando cheguei aqui, em 2011, V. Exª, o Senador Pedro Simon e eu dividíamos e compartilhávamos as questões do Rio Grande. Nunca faltou, na visão não só dos gaúchos, mas também dos brasileiros, a nossa união em favor do nosso Estado. Quanto a sua relevância no atendimento aos temas sociais, de interesse social, seja dos aposentados, seja dos trabalhadores, seja das minorias, é indispensável fazer um registro, porque esse seu papel é muito reconhecido, quando era Deputado Federal e agora como Senador. Mas quero dizer que, em 2010, eu tive o privilégio de disputar com V. Exª a vaga de Senadora. E foi uma campanha respeitosa, extremamente respeitosa. E eu inclusive, para muita gente que não entendia, colocava: "São duas vagas, são dois votos". E eu dizia: "Vote no Paim e vote na Ana Amélia; ou Ana Amélia e Paulo Paim".

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Sou testemunha.

    A Srª Ana Amélia (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - Então, eu queria dar este testemunho aqui para destacar esse aspecto da sua responsabilidade. Eu desejo que, em 2018, V. Exª e eu, se o seu partido deixar - e espero que assim o faça - estejamos juntos, Senador Paulo Paim, percorrendo o mesmo caminho e solicitando o apoio dos eleitores do Rio Grande do Sul para que continuemos aqui, no Senado Federal. Muito obrigada e parabéns, Senador, mais uma vez.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - O depoimento de V. Exª, Senadora Ana Amélia, com certeza, já alavanca os votos, já que todo mundo sabe que eu adoro o Parlamento, nasci para estar no Legislativo. Nunca quis ser prefeito porque eu gosto do Legislativo. E seu depoimento, no dia do meu aniversário, já me aponta caminhos. E pode saber que o respeito é o mesmo que tenho por V. Exª. Se é o que dizem, talvez, que sou um dos Senadores que mais trabalham, sou obrigado a dizer que a senhora é uma das Senadoras que também mais trabalham.

    Senador Caiado.

    O Sr. Ronaldo Caiado (Bloco Oposição/DEM - GO) - Quero não só cumprimentá-lo, mas dizer que, hoje pela manhã, tive a oportunidade de falar com V. Exª para lhe desejar não só muitos anos de vida, mas essa fibra, essa determinação, essa coerência que tem sido sua trajetória. E, independentemente de posições políticas, independentemente das posições em momentos divergentes, V. Exª sabe que construiu nesta Casa um sentimento de respeito por parte de todos os seus pares, pela maneira elegante, pela maneira competente, com conteúdo com que defende suas teses, V. Exª que representa aqui tão bem o seu eleitorado e o seu Estado. Eu não poderia deixar de completar as saudações a V. Exª, aqui nos microfones do Senado Federal, para deixar confirmada esta data que alegra a todos nós. E desejo-lhe muitos anos de vida, saúde e paz. Muito obrigado.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito obrigado, Senador Caiado.

    Eu estive lá no seu Estado nesse fim de semana. Aí um menino, um bom militante, foi à tribuna e falou dessa briga para privatizar ou não a empresa de energia elétrica de lá, a Celg. E eu disse: "Mas quem é que estava na mesma trincheira do Lindbergh e minha? Quem era o outro?" Ele disse: "Eu vou dizer". Daí ele disse o seu nome. Isso mostra que a questão não é ideológica, mas, sim, defender causas nas quais nós todos acreditamos.

    Senador Tasso Jereissati, com enorme orgulho. V. Exª e eu já fomos Senadores, juntos, no passado e estamos no presente.

    O Sr. Tasso Jereissati (Bloco Oposição/PSDB - CE) - Para a minha honra. Para a minha honra. Verdadeiramente, é minha honra, Senador Paim, pelo fato de que, apesar de nós discordamos na maioria das proposições que nós fazemos, o respeito e a admiração que eu tenho por V. Exª são enormes. V. Exª realmente representa uma parte da sociedade brasileira e o faz com muita dignidade e coerência. Talvez nenhum de nós aqui possa ter esse título de ter tido uma posição e essa posição ser coerente ao longo, eu acho, dos seus 16 anos de Senado. E, apesar de discordando aqui e ali, respeitado sempre. Eu gostaria de deixar ressaltado isso, por ter tido a honra de ter um companheiro com quem podemos discutir, realmente, com grandeza e dignidade.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito obrigado, Senador Tasso Jereissati. Pode ter certeza absoluta de que o que eu mais gosto é isto: oposição ou situação, eu tenho o mesmo discurso. É poder olhar para trás e para frente e dizer: "Eu não mudei o discurso". Não consigo mudar. Não consigo. Não há jeito. Alguns dizem: "Não, mas ser governo é diferente". Não consigo mudar aquilo que foi forjado na minha vida como concepção de sociedade e de causas que eu defendo. Não há como eu defender uma causa quando sou oposição, e outra causa totalmente contrária àquela original se eu estou na Base do Governo. Continuarei lutando sempre para que essas causas nas quais acredito se tornem realidade.

    Por isso, eu agradeço o seu discurso da coerência, que é a mesma coerência que eu vi sempre em V. Exª. E sempre foi também um conciliador - permita-me que eu diga -, muito mais agora do que no passado, contribuindo para a proposta de entendimento, como vai ser com o tal do Estatuto das Estatais. Pelo que eu percebo, vai-se chegar a um grande acordo, pela forma como V. Exª está conduzindo esse processo.

    O Sr. Elmano Férrer (Bloco União e Força/PTB - PI) - Senador...

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Eu vou passar para o Senador Agripino. O Senador Renan Calheiros está ali heroicamente resistindo. É só meu aniversário, não é despedida, não é nada. (Risos.)

    Senador Agripino.

    O Sr. José Agripino (Bloco Oposição/DEM - RN) - Senador Paim, não é todo dia que se fazem 58 anos. Então, não posso deixar de dar minha palavra aqui ao aniversariante do dia, pelas 58 primaveras. Agora, Senador Paim, eu quero prestar um testemunho, e quero fazê-lo rapidamente. A política do Brasil hoje exige muita nitidez na formulação programática dos partidos. Se existe um Parlamentar que tem uma formulação programática claríssima é V. Exª. V. Exª é o Senador da Previdência, é o Senador do aposentado, é o Senador que tem compromisso com categorias. E defende, primeiro de tudo, com habilidade, com lhaneza de trato. V. Exª é homem do PT, mas deixe lhe dizer: V. Exª é o meu petista preferido. Sabe por quê? V. Exª sabe encaminhar as coisas, V. Exª não é grosseiro, V. Exª é habilidoso. Nós estivemos juntos em várias batalhas e estivemos separados em outras batalhas. Mas eu lhe cumprimento com muita cordialidade, do fundo do coração, porque gosto de V. Exª. Gosto do seu jeito, gosto da sua forma de agir e da sua sinceridade. V. Exª é, acima de tudo, um cidadão, um político leal. Não diz o que não vai fazer. O que V. Exª diz é o que V. Exª vai fazer, por isso é respeitado. Por essa razão é que está hoje sendo aparteado pelo Senado inteiro, pelo fato de estar fazendo aniversário. Todo mundo faz aniversário, mas V. Exª está tendo a consagração de ser aparteado por todo o Senado. E eu não poderia deixar - em meu nome e em nome do meu Partido - de desejar muita paz, muita saúde e muitos anos de vida pública profícua ao meu petista preferido.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito obrigado, Senador José Agripino.

    Senador Hélio José, só permita que eu diga ao Senador José Agripino por que eu aprendi a respeitar, ao longo desta minha caminhada, Líderes da oposição. Para mim, o Líder da oposição é aquele que me diz claramente: "Paim, com isso eu concordo; nisto eu não posso acompanhá-lo". E V. Exª tem agido exatamente dessa forma - como aqui agem, eu diria, 99% daqueles que fazem oposição, mas têm sempre uma posição clara: "Nisto aqui eu não vou acompanhá-lo. Nisto eu vou acompanhá-lo".

    Assim, a gente vai crescendo e aprendendo juntos. Agradeço muito a V. Exª.

    Senador Hélio José.

    O Sr. Hélio José (Bloco Maioria/PMB - DF) - Senador Paim, você é o exemplo de homem público. Você, como companheiro, como sindicalista da CUT, é uma pessoa que merece todas as nossas homenagens, porque, desde a sua primeira Legislatura aqui, em que você foi Deputado Federal, tem essa posição rente, essa posição ética, intransigente em defesa dos trabalhadores e dos menos favorecidos deste País. Eu tenho a honra de trabalhar com V. Exª na Comissão de Direitos Humanos e de ver o seu compromisso com as questões sociais e com as coisas caras para o nosso povo, coisas que muitas vezes são simples, mas que são fundamentais para a vida. Então, hoje, que é o dia do seu aniversário natalício, eu quero lhe dizer que Deus o ajude, que lhe dê muita saúde, que lhe dê todo o gás do mundo para continuar por muitos e muitos anos aqui conosco, porque você contribui demais para nós todos e para o Brasil. Parabéns! O Rio Grande do Sul está de parabéns por tê-lo, e o Brasil mais ainda, pela sua colaboração com o Brasil inteiro, principalmente com os trabalhadores, com os aposentados e com as pessoas menos favorecidas. Parabéns, nobre Senador.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito obrigado, Senador Hélio José.

    O Sr. Alvaro Dias (Bloco Oposição/PV - PR) - Senador Paim...

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Eu vou passar, Alvaro, para o Senador Elmano Férrer, que está aqui esperando; em seguida, para V. Exª. O Senador Elmano Férrer, porque ele gosta de dizer que é o Senador do velhinho, dos velhinhos, por causa do cabelo branco dele e do meu.

    O Sr. Elmano Férrer (Bloco União e Força/PTB - PI) - Senador Paim, eu queria, em nome do meu partido, o PTB, e em meu nome pessoal, somar-me às considerações, ao respeito que todos os membros desta Casa têm por V. Exª. Quero dizer que V. Exª dignifica e qualifica este Senado da República. Peço a Deus que ilumine o nosso companheiro, que o abençoe e guie nesta sua caminhada em defesa da sociedade brasileira, especialmente dos trabalhadores do Brasil.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito obrigado, Senador Elmano Férrer, que tem dado depoimentos belíssimos em defesa de todo o nosso povo.

    O Sr. Dalirio Beber (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Senador Paim...

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Senador Alvaro Dias, Senador Lasier; em seguida, o Senador Dalirio.

    O Sr. Alvaro Dias (Bloco Oposição/PV - PR) - Senador Paulo Paim, V. Exª é o trabalhador Senador e o Senador trabalhador; não sei se mais trabalhador ou mais Senador. O que importa dizer é que ninguém trabalha mais do que V. Exª nesta Casa. Alguém pode tentar aproximar-se do trabalho que V. Exª realiza todos os dias, mas, certamente, superá-lo é muito difícil. Por essa razão, as nossas homenagens no seu aniversário e que possa ter sempre muito sucesso. Sua presença aqui é necessária, sempre necessária. Parabéns.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Senador Alvaro Dias, V. Exª tem dialogado muito comigo, e eu só posso dizer que, por incrível que pareça, muitos me perguntam: "Como é que vota o Alvaro Dias?" Olha, na maioria dos casos, nós votamos juntos.

    Senador Ataídes, por favor; Senador Lasier; agora o Senador Garibaldi sentou-se ali, vai ter que falar, e daí eu encerro.

    Senador Ataídes, por favor.

    O Sr. Garibaldi Alves Filho (Bloco Maioria/PMDB - RN) - Eu já venho falando desde ontem. (Risos.)

    O Sr. Ataídes Oliveira (Bloco Oposição/PSDB - TO) - Senador Paulo Paim, eu ainda continuo achando que sou um chegante nesta Casa perto dos senhores que estão aqui há longa data, na política e nesta Casa. Mas, quando a gente chega, procura alguns companheiros, alguns colegas para ter como espelho. E eu confesso que, em 2011, quando cheguei aqui como suplente, comecei a participar ativamente da CDH, onde V. Exª era Presidente e continua até hoje. As palavras de todos os nossos companheiros aqui são uma figura de linguagem, um pleonasmo. Por exemplo, subir para cima é um pleonasmo. Se eu for falar, vou repetir todas as palavras dos companheiros. Eu vou resumir, Senador Paim, dizendo que o Brasil tem orgulho de ter um Senador do seu calibre, do seu porte. Como foi bem colocado aqui, V. Exª é defensor dos menos favorecidos do nosso País. Temos conversado muito sobre o caso dos aposentados, sobre o trabalhador de forma geral, sobre a terceirização. Enfim, Senador Paim, que Deus hoje lhe dê muita saúde para que V. Exª continue esse belo trabalho que tem feito no Senado Federal e pelo seu Estado do Rio Grande do Sul. Parabéns, Senador!

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito obrigado, Senador Ataídes. Estive em seu Estado dialogando muito com aquele povo e percebi também o carinho que eles têm por V. Exª.

    Senador Lasier Martins, e daí nós vamos encerrar com o meu amigo que está lá atrás.

    O Sr. Lasier Martins (Bloco Apoio Governo/PDT - RS) - Senador Paulo Paim, essa verdadeira torrente de felicitações fala por si. O senhor é extremamente estimado por seus colegas. Agora, suponho que eu seja aquele companheiro que tem mais tempo de convivência com V. Exª. Eu acho que nos conhecemos há mais ou menos 30 anos, desde o seu tempo de líder sindical em Canoas, sempre com o mesmo equilíbrio, a mesma serenidade, a mesma educação, a mesma respeitabilidade. E é este o Paulo Paim com quem nós queremos continuar convivendo. Tenho observado que V. Exª é o primeiro Senador a chegar ao Senado todos os dias. O Senador Paim tem uma mesa cativa aqui, no bar do Senado. Quando passo diariamente para registrar a presença, ali está o Senador Paulo Paim, o que significa compenetração, responsabilidade e amor à função que tem aqui, no Senado. Cumprimentos pelo seu aniversário.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Obrigado, Senador Lasier. De fato, nós nos conhecemos há muitos e muitos anos, V. Exª atuando na grande imprensa e eu na área sindical. Então, havia um convívio permanente, porque V. Exª cobria - e cobria corretamente - e dava espaço para aqueles que estavam à frente dos movimentos. Agradeço a V. Exª.

    Eu queria ouvir o meu Senador Dalírio, lá atrás.

    O Sr. Dalirio Beber (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Eu gostaria também de me associar às palavras de tantos Senadores que, por estarem há tanto tempo convivendo e dividindo, digamos, a responsabilidade de legislar aqui, no Senado Federal, também me fazem ter o dever de reconhecer, neste pouco tempo que aqui estou, tudo aquilo que se dizia a respeito de V. Exª, da sua dedicação, do seu idealismo e da forma carinhosa com que, apesar de temas difíceis de serem tratados, sempre tratou com respeito também aqueles que divergiram. Eu acho, Senador Paulo Paim, que, da boa política, o senhor é o exemplo pelo que, de fato, a sociedade brasileira tanto reclama. Se hoje, digamos, a imagem da classe política não é aquilo que se deseja, com certeza o senhor jamais contribuiu para que ela chegasse aos níveis atuais. Por isso, eu gostaria de aproveitar para cumprimentá-lo e desejar saúde e paz. Que a sua convivência com as atividades parlamentares aqui, no Senado Federal, prolongue-se por muito tempo, porque, com certeza, a cada ano, o senhor tem mais condições de contribuir para o bem-estar da população brasileira. Meus parabéns!

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Agradeço, Senador Dalirio, a V. Exª, que logo que chegou aqui já mostrou que está à altura dos grandes Senadores desta Casa.

    Por fim, a Senadora Gleisi Hoffmann. Se só falar o Vice-Presidente e mais nenhum do PT, vai dar a impressão de que nós estamos em litígio, o que não é verdade. O Senador Cássio já me elogiou ontem, aqui. Enfim, teceu considerações de um respeito mútuo.

    A Srª Gleisi Hoffmann (Bloco Apoio Governo/PT - PR) - Vou fazer uma brincadeira aqui. Jamais perderíamos para o PSDB em elogios a V. Exª. Então, eu não poderia deixar de registrar aqui também os meus parabéns e de felicitá-lo, dizendo que é um orgulho e uma honra muito grande tê-lo como companheiro de Bancada, mas sobretudo como um amigo e uma pessoa que luta tanto pelos direitos humanos, pelos direitos dos trabalhadores. Então, leve meu fraterno abraço e, com certeza, de toda a nossa Bancada, a Bancada do Partido dos Trabalhadores, por esta data, pelo seu aniversário e por tudo o que V. Exª representa nesta Casa, é a defesa do povo brasileiro.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito obrigado, Senadora Gleisi Hoffmann.

    Senador Renan Calheiros, eu só queria agradecer a tolerância. Permita que eu lhes diga: eu gosto muito do Legislativo e, claro, tenho um carinho especial pelo Senado. Estou com 66 anos e me deixe dizer para vocês aqui ao terminar: o melhor presente que eu recebi, na minha vida, foi a fala dos senhores e das senhoras a esse humilde negro que, um dia, chegou ao Parlamento, com humildade, mas com coragem de fazer um bom debate, em defesa de tudo aquilo em que acredito.

    Muito obrigado, Senadores e Senadoras. Obrigado, Presidente. (Palmas.)

(Durante o discurso do Sr. Paulo Paim, a Srª Ana Amélia deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pelo Sr. Jorge Viana, 1º Vice-Presidente.)

(Durante o discurso do Sr. Paulo Paim, o Sr. Jorge Viana, 1º Vice-Presidente, deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pelo Sr. Renan Calheiros, Presidente.)

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Eu quero também cumprimentar o Senador Paulo Paim, que nos dá a honra, o grande prazer, uma satisfação muito grande da convivência diária com todos nós aqui, no Senado Federal. O sentimento da Casa, que acabou sendo expressado por todos, é realmente uma unanimidade com relação a essa satisfação que V. Exª nos dá.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2016 - Página 36