Explicação pessoal durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Explicação pessoal referente ao pronunciamento do Senador Lindbergh Farias, sobre a questão de ordem suscitada pela Senadora Vanessa Grazziotin, em que aponta a suspeição do Senador Antonio Anastasia, indicado para a relatoria da Comissão Especial destinada ao julgamento do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

Autor
Aécio Neves (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Aécio Neves da Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Explicação pessoal
Resumo por assunto
SENADO:
  • Explicação pessoal referente ao pronunciamento do Senador Lindbergh Farias, sobre a questão de ordem suscitada pela Senadora Vanessa Grazziotin, em que aponta a suspeição do Senador Antonio Anastasia, indicado para a relatoria da Comissão Especial destinada ao julgamento do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2016 - Página 56
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • COMENTARIO, REFERENCIA, QUESTÃO DE ORDEM, AUTORIA, VANESSA GRAZZIOTIN, SENADOR, ASSUNTO, SUSPEIÇÃO, ANTONIO ANASTASIA, INDICAÇÃO, RELATOR, COMISSÃO ESPECIAL, SENADO, OBJETIVO, JULGAMENTO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CITAÇÃO, LINDBERGH FARIAS, NOME, ORADOR, DEFESA, LEGALIDADE, ESCOLHA, AUTOR, RELATORIO.

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB - MG. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Apenas para uma rapidíssima consideração, até porque argumentos falaciosos como esse não merecem a minha resposta.

    O que fez o PSDB, depois das eleições e depois de eu ter assumido a derrota eleitoral em ligação à Presidente da República, foi entrar com uma ação junto ao TSE que foi acolhida por esse tribunal, mostrando que ilicitudes haviam sido cometidas durante o período eleitoral.

    Não vou polemizar com o Senador, porque seria talvez dar-lhe uma dimensão que ele não tem. Apenas me ocorre aqui...

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Você está na delação do Delcídio.

    O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Até como uma - não é o que ele tem dito...

    Esse nível de debate não interessa ao Senado. Eu apenas digo algo ao ilustre Senador lembrando aqui Platão, que, há mais de 2 mil anos, nos ensinava algumas coisas. Uma dessas coisas sempre me vem à mente, quando escuto este Senador na tribuna. Platão dizia - e viveu 400 anos antes de Cristo - que as pessoas comuns falam de coisas, as pessoas brilhantes falam de ideias, e as pessoas medíocres falam de pessoas. Então, o Senador só vem à tribuna, talvez pela ausência de argumentos, para atacar pessoas. O que nós estamos propondo é algo que vai ser discutido na Comissão, no foro adequado, de forma democrática, sem necessidade de ofensa a quem quer que seja.

    O Senador Antonio Augusto Anastasia é reconhecido nesta Casa como dos mais qualificados Senadores: professor de direito constitucional, equilibrado, ameno no trato. E cumpre-se o Regimento: indicado pelo segundo maior Bloco. Não é possível que, numa questão como esta, já vamos, aqui, fazer um debate pessoal, de um nível que a sociedade brasileira não quer mais.

    Concordo com V. Exª que, no âmbito da Comissão Especial, será dirimida essa questão. Eu acho que o Senado Federal estará extremamente bem representado pelo Senador Antonio Augusto Anastasia, como estará pelo Raimundo Lira e pelos demais membros da Comissão.

    É hora de travarmos o debate em torno dos temas centrais, as acusações que são feitas à Presidente da República, e tirarmos isso desse Fla-Flu, dessa discussão entre partidos, porque ela em nada atende às expectativas do Brasil, que vive o momento de uma crise extremamente aguda e profunda.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2016 - Página 56