Comunicação inadiável durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de Luiz Henrique da Silveira, ex-Senador por Santa Catarina, falecido em 10 de maio 2015.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Luiz Henrique da Silveira, ex-Senador por Santa Catarina, falecido em 10 de maio 2015.
Aparteantes
Aloysio Nunes Ferreira, Ana Amélia, Armando Monteiro, Aécio Neves, Cristovam Buarque, Cássio Cunha Lima, Dalirio Beber, Elmano Férrer, Hélio José, José Maranhão, José Medeiros, Magno Malta, Reguffe, Simone Tebet, Sérgio Petecão, Valdir Raupp, Waldemir Moka.
Publicação
Publicação no DSF de 11/05/2016 - Página 19
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA, EX SENADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senadoras, Senadores, eu venho à tribuna hoje para fazer um registro, porque, há um ano, nós perdíamos, nesta data, num 10 de maio, o nosso colega Senador Luiz Henrique.

    Hoje, houve uma sessão em homenagem a ele na Câmara dos Deputados, e seu filho Cláudio estava lá, assim como amigos, familiares e vários Parlamentares.

    E eu, como um amigo dele, como alguém que tem orgulho da convivência com ele aqui nesta Casa, não poderia não trazer também, neste dia, mesmo neste momento conturbado da vida pública do País, alguma palavra para registrar, nos Anais do Senado Federal, a perda do nosso companheiro, Senador, colega, um exemplo de figura humana, de gestor público, de Parlamentar, de democrata, que deixou um legado fantástico da boa política.

    Eu estou apresentando um requerimento com homenagem de pesar pela passagem de um ano da perda do Senador Luiz Henrique, argumentando - e sei que é a expressão de todos os colegas aqui da Casa - o quanto o Brasil perdeu quando ele se foi aos 75 anos no ano passado. Aqui, também deixo uma palavra de conforto à minha amiga - nossa amiga - Ivete da Silveira, sua esposa, e a seus familiares e amigos.

    Estão aqui o Senador Moka e o Senador Aécio que certamente querem também fazer alguma manifestação nesse sentido. Senador Moka, em seguida, o Senador Aécio.

    O Sr. Waldemir Moka (PMDB - MS) - Senador Jorge Viana, assim como V. Exª, eu também fui à sessão solene, hoje, proposta pelo Deputado Federal Edinho Bez, de Santa Catarina. E eu quero lhe dizer que tenho muita saudade realmente do Luiz Henrique. Trata-se de um ano, um ano de um vazio muito grande de um homem que realmente honrou o seu Estado e o seu mandato, que foi várias vezes Governador, Deputado Federal, Líder do PMDB na Câmara dos Deputados. O que mais me chamava a atenção no Senador Luiz Henrique era a sua simplicidade, a sua humildade, a sua postura e o seu caráter. Então, se V. Exª me permitir, eu gostaria de subscrever o requerimento que está apresentando. Eu tive oportunidade também de lembrar do Luiz Henrique hoje na nossa Comissão de Assuntos Econômicos, que, aliás, ele chegou a presidir várias vezes. Ficam aqui a lembrança e a saudade de um grande amigo, o Senador Luiz Henrique.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - É com satisfação que eu acolho a assinatura de V. Exª, Senador Moka, no requerimento que apresento.

    Eu sei também que quem preside a sessão neste momento tinha uma grande amizade com o Luiz Henrique - eu me refiro ao Senador Ferraço.

    Eu ouço o Senador Aécio Neves.

    O Sr. Aécio Neves (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Senador Jorge Viana, registro, em primeiro lugar, considerar extremamente oportuna a lembrança de V. Exª, que, na verdade, é desta Casa, a um de seus mais ilustres membros. V. Exª nos permite aqui, como disse agora há pouco, num momento conturbado da vida nacional, lembrar da importância da política, da política como instrumento de superação das crises e dos impasses. E a política se faz com políticos, e Luiz Henrique foi daqueles que exerceu a política na dimensão maior que essa palavra possa ter, na sua plenitude. Eu posso dizer, mesmo não tendo como outros aqui uma relação tão próxima com Luiz Henrique, que acompanhei, pela proximidade dele com Ulysses e depois com Tancredo, a sua trajetória. E não seria errado dizer que Luiz Henrique sempre esteve do lado correto da história: nas lutas democráticas, na inovação na gestão do seu Estado, no Ministério que ocupou num momento desafiador da vida nacional e nos seus inúmeros mandatos no Parlamento. Fica à D. Ivete e aos seus familiares, em meu nome pessoal e em nome do PSDB, Partido que presido e que foi durante muitos embates democráticos seu aliado no Estado de Santa Catarina, o preito de reverência a alguém que soube honrar a política e fazer dela instrumento de melhoria das condições de vida da sua gente, em especial do seu Estado. Portanto, cumprimento mais uma vez V. Exª. O PSDB se reúne a todos que hoje desde cedo vêm manifestando as suas homenagens ao Senador, Governador, Ministro, extraordinário homem público Luiz Henrique da Silveira.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Muito obrigado, Senador Aécio. Eu sei que, ainda quando MDB, estavam todos juntos, e o Senador Luiz Henrique foi um grande amigo de Ulysses Guimarães. Ele presidiu o MDB, como ele gostava de falar, e realmente faz falta na vida pública nacional.

    Luiz Henrique nasceu no dia 25 de fevereiro de 1940, em Blumenau, Santa Catarina, Estado que ele amava, e teve a sua vida dedicada a Joinville, sua cidade. Ele faleceu no dia 10 de maio do ano passado, aos 75 anos.

    Ele era professor, Bacharel em Direito e um extraordinário gestor público. Foi Prefeito de Joinville por três vezes; Deputado Estadual de 1973 a 1975; Ministro da Ciência e Tecnologia de 1987 a 1988; Deputado Federal por cinco mandatos; Governador do Estado de Santa Catarina por dois mandatos; e faleceu quando exercia o seu primeiro mandato aqui, no Senado Federal.

    Eu sei que o Senador Luiz Henrique deixou o seu nome registrado nas melhores páginas da história do povo de Santa Catarina, no Município de Joinville. Hoje, eu ouvi muito a referência de que ele é o mais importante político do Estado de Santa Catarina dos últimos tempos, mas eu posso afirmar aqui - e sei que endossado pelos colegas - que ele foi um dos grandes políticos deste País.

    E, nesse um ano de perda, eu acho que vale o registro, especialmente pelo momento que atravessamos, tão árido de brasileiros como Luiz Henrique. Eu sinto falta do amigo, o Brasil sente falta do grande político que tínhamos.

    Eu ouço o Senador Aloysio Nunes, que também era um grande amigo de Luiz Henrique - ele era vice de V. Exª na comissão quando se foi. Depois, eu ouço a Senadora Ana Amélia.

    O Sr. Aloysio Nunes Ferreira (Bloco Oposição/PSDB - SP) - Senador Jorge Viana, o senhor se referiu a páginas bonitas que Luiz Henrique escreveu na história do povo brasileiro. E eu queria me referir ao último grande trabalho parlamentar do Senador Luiz Henrique, que ele fez a quatro mãos com V. Exª. Refiro-me ao Código Florestal, em que ele, com toda a sua extraordinária capacidade de agregação, conseguiu caminhar num terreno...

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Difícil.

    O Sr. Aloysio Nunes Ferreira (Bloco Oposição/PSDB - SP) - ... perigoso, num terreno cercado de radicalismos, de visões apriorísticas. Ao lado de V. Exª, ele conseguiu essa obra extraordinária da qual todos nós nos orgulhamos. Ainda hoje, é motivo de admiração e de busca de ser um modelo por vários países o nosso Código Florestal. Essa é uma lembrança que gostaria de ressaltar exatamente quando V. Exª está na tribuna. A notícia da morte de Luiz Henrique para mim foi muito, muito, muito impactante; eu a recebi por telefone. O nosso amigo comum Senador Agripino me comunicou. E eu fiquei aterrado, aterrado, porque...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Aloysio Nunes Ferreira (Bloco Oposição/PSDB - SP) - ... eu não esperava. Eu tinha dado a ele de presente um livro de Vassili Grossman, Vida e Destino, e tinha tido ocasião de comentar com ele sobre esse livro dois dias antes da sua morte. Luiz Henrique era um leitor voraz, um homem de uma curiosidade intelectual inesgotável, de uma vastíssima cultura, sempre em busca de coisas novas. Luiz Henrique nunca se acomodou com aquilo que havia conquistado e estava sempre elaborando, sempre buscando dar passos adiante e nos levando junto com ele, como seus amigos, seus companheiros. Eu também quero me associar a essa homenagem a ele e transmitir aqui, desta minha bancada, o meu abraço afetuoso à Ivete e a toda sua família.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Muito obrigado.

    O Sr. Dalirio Beber (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Senador.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Inclusive, eu vou, daqui a pouco, fazer a coleta de assinaturas para este requerimento do voto de pesar.

    O Sr. Dalirio Beber (Bloco Oposição/PSDB - SC) - É aqui, Dalirio Beber.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Eu vou ouvir a Senadora Ana Amélia, depois a Senadora Simone. E rapidamente vamos ouvir todos, porque acho que é uma homenagem bonita que nós podemos fazer a um colega que faz muita falta ao País e que deixou uma lacuna enorme na política brasileira. Eu vou ouvir todos os colegas, porque é uma maneira bonita de fazermos uma homenagem a uma figura extraordinária, uma figura humana extraordinária, que foi o Senador Luiz Henrique.

    Senadora Ana Amélia, que também era grande amiga dele.

    A Srª Ana Amélia (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - Senador Jorge Viana, eu queria, primeiro, cumprimentá-lo por trazer, como disse muito bem V. Exª, nesta hora de tensão, de grande confrontação política, a memória de uma homenagem que nós devemos sempre fazer a um Senador, a um ex-Prefeito, a ex-Deputado do PMDB histórico.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Como ele dizia: do MDB. Ele falava assim.

    A Srª Ana Amélia (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - Ele falava MDB. Ele honrou pelo seu equilíbrio, pelo seu talento político, pela sua habilidade; uniu Santa Catarina; transformou Santa Catarina em um projeto audacioso, trazendo o mais famoso balé do mundo, o Balé Bolshoi para sua Joinville. O Senador Aloysio Nunes Ferreira lembrou também - e eu falo como Presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal - que ele compartilhou com V. Exª, Senador Jorge Viana, a responsabilidade maior de ter dado ao Brasil...

(Soa a campainha.)

    A Srª Ana Amélia (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - ... um Código Florestal moderno, atualizado às exigências nacionais de ser a maior economia agrícola do mundo, um País protagonista e um País preservacionista também, graças à consciência dos nossos produtores e à responsabilidade de todos. Então, a lei que foi produzida aqui está sendo, claro, aperfeiçoada. Eu mesma sou autora de um projeto, que está na Câmara, que trata das áreas de preservação nas cidades, áreas já consolidadas. E o Senador Dalirio Beber, que é de Blumenau e que assumiu o lugar dele - hoje fez uma missa em homenagem à memória de Luiz Henrique, a qual eu lamentei profundamente não ter podido ir -, sabe do que se trata. É uma matéria que interessa muito às cidades ribeirinhas, porque não havia essa regulamentação, pois não se pode tratar situações diferentes de forma igual. É o caso de cidades, áreas já consolidadas, terem uma regulamentação igual à da zona rural. Então, essa iniciativa faço também em homenagem ao Senador Luiz Henrique, que foi aqui Relator em algumas comissões. Então, eu quero cumprimentar V. Exª. Ele é um cidadão do mundo. O Luiz Henrique transformou Santa Catarina em um Estado internacional, com empresas do mundo inteiro investindo em Santa Catarina, com uma visão de futuro. E eu tive a honra de conviver com ele e com a esposa dele, Ivete, companheira de todas as horas. E, lamentavelmente, Luiz Henrique morreu no Dia das Mães. Então, para Ivete, a sua paixão de sempre, a companheira de sempre, de todas as horas, deve ter sido uma dor dupla a perda do seu amor, da sua paixão, do pai dos seus filhos. Então, eu queria cumprimentá-lo e dizer que sempre teremos que prantear essa figura notável que foi Luiz Henrique da Silveira.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Muito obrigado, Senadora.

    E eu lembro aqui o Cláudio, seu filho, que está aqui em Brasília. Aliás, eu deveria tê-lo convidado para estar aqui, mas, certamente, ele pode estar nos assistindo, assim como a Márcia, que era filha também.

    O sonho dele, já com 75 anos, era seguir fazendo amigos e amigas, seguir com a sua Ivete, viajando, conhecendo - era um grande intelectual -, lendo e escrevendo, mas, como ele dizia, o sonho dele era começar a netoterapia. Lamentavelmente, não pôde viver essa fase da vida, mas era uma pessoa apaixonada pela família, pelos amigos.

    Eu ouço a Senadora Simone e, em seguida, o Senador Dalirio, a quem eu agradeço porque organizou a missa hoje, participou da sessão também. Nós vamos organizar aqui o lançamento de um livro que trata da vida do Senador Luiz Henrique. Vamos fazer em breve, na biblioteca, mas vamos fazer em comum acordo com os colegas aqui que guardam essa amizade, essa admiração por essa grande figura que tivemos aqui, que foi o Senador Luís Henrique.

    Senadora Simone.

    A Srª Simone Tebet (PMDB - MS) - Obrigada, Senador Jorge Viana, V. Exª não fala só em nome da Mesa Diretora do Senado Federal, não fala só em nome do PMDB, meu Partido, Partido do saudoso Senador Luiz Henrique, mas fala, sem dúvida nenhuma, em nome de todos nós, os 81 Senadores desta Casa. Eu tive pouco tempo de convivência com o Senador Luiz Henrique. Ele era muito próximo e amigo do meu saudoso pai, e, infelizmente, quando cheguei a esta Casa, ele, por vontade divina, partiu, mas isso não deixa, da minha parte, de qualquer forma, a oportunidade de mencionar o pouco que conheço da vida dele. V. Exª, ontem, fez uma referência a Rui Barbosa, e eu fiquei aqui pensando, enquanto V. Exª fala, o quanto não faz falta a sabedoria de Rui Barbosa neste momento, a sensatez de Ulysses Guimarães, o equilíbrio de Tancredo Neves...

(Soa a campainha.)

    A Srª Simone Tebet (PMDB - MS) - ...a capacidade intelectual de um Darcy Ribeiro e a experiência de um Luiz Henrique; o quanto não faz falta para o Senado e para o Brasil; o quanto não faz falta para todos nós, nós que sabemos e conhecemos as mazelas e os problemas do País, mas que infelizmente não conseguimos, como eles conseguiriam, indicar os verdadeiros caminhos, os caminhos certos a seguir. Então, parabéns a V. Exª por, neste momento, estar homenageando um grande homem público e deixar para a população brasileira que está nos assistindo esta mensagem de que a história precisa ser reverenciada, que é com o passado que aprendemos a não cometer os mesmos erros, mas a repetir os acertos feitos por grandes homens públicos, como foi Luiz Henrique.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Eu agradeço o aparte, e ele sempre falava do seu pai, Ramez Tebet. Ele dizia que era um grande brasileiro, um grande companheiro dele de luta e, agora, ficamos sem os dois, mas nos deixaram ensinamentos.

    Eu ouço o Senador Dalirio Beber com satisfação.

    O Sr. Dalirio Beber (Bloco Oposição/PSDB - SC) - Muito obrigado, Senador Jorge Viana. Queria cumprimentar também aqui o Presidente da Mesa, Dário Berger, Senador de Santa Catarina e do Partido do nosso saudoso Luiz Henrique da Silveira; dizer que, de fato, Luiz Henrique merece esta e todas as homenagens que estão sendo prestadas aqui no Congresso Nacional, bem como todas aquelas que acontecem a cada dia nos mais de 295 Municípios do nosso Estado. Verdadeiramente, Luiz Henrique conseguiu, ao longo das mais de quatro décadas de atuação política no nosso Estado, ser uma referência, ser um grande farol a permitir que todos aqueles que quisessem navegar navegassem com segurança. Luiz Henrique tinha uma obstinação por praticar justiça social e ele, no momento em que assumiu a condição de candidato ao Governo do Estado de Santa Catarina, se impôs a obrigação de fazer com que todos os 295 Municípios de Santa Catarina pudessem ter igualdade de condições a oferecer aos seus habitantes. E lutou por isso. Descentralizou o seu Governo, no sentido de fazer com que as diferenças entre as regiões fossem eliminadas. Foi um Governador que sempre fez questão de dizer: "Eu quero ser Governador de Santa Catarina, mas quero ser o Governador mais prefeito que a história do Estado de Santa Catarina teve." E isso pautou a vida dele. De fato, ele não fazia distinção entre um prefeito de um Município pequeno ou de uma grande cidade do Estado de Santa Catarina. Se era deste ou daquele partido, isso não fazia diferença. Durante as campanhas eleitorais, ele dizia: "Eleição na terra, tempo de guerra." Acabava a eleição, ele procurava aglutinar, articular, no sentido de fazer com que todas as forças vivas que emergiam das urnas estivessem sintonizadas, para potencializar os ganhos em favor da melhoria do desenvolvimento do nosso Estado. Portanto, vejo que, após um ano, coincidentemente, Senador Jorge Viana, exatamente quando o senhor se manifestava, deram 15h15, o exato horário em que ele veio a falecer, no dia 10 de maio de 2015. Ou seja, quis o destino que o 15, que ele fazia sempre questão de carregar no seu peito, fosse o horário em que partiu desta para uma outra dimensão. Por isso, Jorge, nós catarinenses temos um orgulho muito grande de termos podido conviver com Luiz Henrique da Silveira durante essa trajetória política, mas, sobretudo, temos um grande orgulho, porque sabemos que ele tinha alcançado uma dimensão nacional. Hoje nós lamentamos a perda e lamentamos também saber o quanto estamos perdendo pela falta de Luiz Henrique atuante aqui, no plenário do Senado Federal. Um grande abraço. Muito obrigado pela oportunidade.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Obrigado, Senador Dalirio Beber.

    Queria registrar a presença aqui, no plenário, nas galerias, do ex-Deputado e Prefeito de Porto Alegre, Fortunati, que certamente está junto com outros prefeitos que estão na Marcha dos Prefeitos.

    Vou ouvir o Senador Cristovam e, em seguida, os Senadores que pedem a palavra. Vou só acelerar um pouco, para não ferir a lista, mas acho que é uma justa homenagem que estamos fazendo.

    Senador Cristovam.

    O Sr. Cristovam Buarque (Bloco Socialismo e Democracia/PPS - DF) - Senador Jorge Viana, que bom que o senhor tomou essa iniciativa - talvez nenhum outro de nós tivesse lembrado, por mais amigos que fomos dele -, e fico feliz com a lembrança, mas quero agregar um lado do nosso querido que muita gente esquece. Ele foi um político sintonizado com o espírito do tempo; o espírito, por exemplo, do avanço científico e tecnológico. Ele carregou essa bandeira do avanço científico e tecnológico, inclusive, como Ministro, que foi, da Ciência e Tecnologia, e era um preocupado permanente com isso. Na época em que faleceu, estávamos trabalhando a possibilidade de um grupo fazer uma viagem, para conhecer - e o senhor era um dos nomes - o Vale do Silício, na Califórnia.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Exatamente.

    O Sr. Cristovam Buarque (Bloco Socialismo e Democracia/PPS - DF) - Por que aquilo deu certo ali? Por que não temos algo daquele tipo aqui, também? Ele foi, sim, um homem que carregou o espírito do tempo, que tanta falta faz na política brasileira hoje.

(Soa a campainha.)

    O Sr. Cristovam Buarque (Bloco Socialismo e Democracia/PPS - DF) - Por isso, a sua lembrança de trazer aqui uma homenagem a ele carrega tanta importância. Neste momento, ele faz uma falta imensa, não apenas pelo carinho de amigos, mas também pelo respeito de simpatizantes, pelo respeito de liderados da visão que ele tinha do mundo. Parabéns, Senador Jorge Viana.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Obrigado.

    O Senador José Medeiros saiu? O Senador José Medeiros, rapidamente, queria também fazer uma homenagem ao colega Luiz Henrique, e eu o ouço com satisfação.

    O Sr. José Medeiros (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) - Senador Jorge Viana, quero lhe parabenizar também por este pronunciamento que é um pronunciamento que vem representar, com certeza, o anseio e a vontade de todo o Senado Federal brasileiro de fazer esta justa homenagem a esse grande Senador que foi o Senador Luiz Henrique. Eu tive pouco tempo convivendo com ele, mas tive o privilégio de, por quase cinco meses aqui na Casa,...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O Sr. José Medeiros (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) - ... ver a qualidade daquele Parlamentar. Homem sereno, culto, mas, acima de tudo, simples, de uma simplicidade imensa. Eu diria, para resumir, que engrandecia e engrandeceu este Senado brasileiro. Neste momento em que nós estamos passando por tantas turbulências, momentos de dificuldade, quão bom seria se ele estivesse aqui... Com certeza estaria engrandecendo o debate da política nacional. Ele, com certeza, veio dotado com aquele dom de Salomão: era um homem sábio e iluminava o caminho por onde passava. Pelo pouco tempo que passei aqui, vi o respeito com que todos se relacionavam com ele, mas um respeito que ele não impunha....

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Ele conquistava.

    O Sr. José Medeiros (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) - Ele realmente conquistava, dava para ver que era admiração, uma coisa natural da pessoa dele, pela forma de agir, pela forma com que tratava todos. Eu, por exemplo, um Senador vindo de uma suplência, cheguei aqui apenas com cinco meses. O respeito com que ele me tratava era uma coisa muito forte. Então, V. Exª fez um grande bem hoje, Senador Jorge Viana, ao lembrar desse grande brasileiro chamado Luiz Henrique.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Muito obrigado.

    O Sr. José Medeiros (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) - Isso é importante, porque é bom que os bons exemplos sejam sempre lembrados, porque se tem uma coisa que o País está precisando, neste momento, são de exemplos. Muito obrigado.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Muito obrigado.

    Eu ouço o Líder do PSDB na Casa, o colega Cássio Cunha Lima.

    O Sr. Cássio Cunha Lima (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Senador Jorge Viana, eu não poderia faltar também com o meu testemunho e a minha palavra nesta justa, oportuna e louvável iniciativa de V. Exª em prestar homenagem à memória do Senador, Governador, Deputado, Prefeito Luiz Henrique da Silveira.

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Ministro.

    O Sr. Cássio Cunha Lima (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Ministro. Conheci Luiz Henrique na Assembleia Nacional Constituinte. Tive a honra de ser dele colega na Bancada do, então, PMDB, era o Partido que nós militávamos juntos, e já, naquela altura, a vida e o destino nos aproximou de tal forma que nos encontramos mais adiante, ele, como Prefeito de Joinville; eu, como Prefeito de Campina Grande, e com que orgulho ele mostrava o Ballet Bolshoi, que ele trouxe para Santa Catarina, para o Brasil e, especificamente, para Joinville. Logo mais adiante, nos encontrávamos, ele como Governador de Santa Catarina, eu, como Governador de Paraíba, e o destino fez com que os nossos caminhos pudessem... Ele com muito mais brilho, talento e capacidade do que eu, claro, mas o nosso percurso na política foi muito semelhante. Então, quero trazer a homenagem ao povo de Santa Catarina, que muito tem de que se orgulhar do Senador, do Governador Luiz Henrique. Quero transmitir à D. Ivete e a todos os filhos e familiares o meu carinhoso beijo - posso assim dizer -, um beijo filial, fraterno. D. Ivete é uma mulher extraordinária, doce, meiga, afável, carinhosa, fraterna. Então, que o Senado da República possa sempre se lembrar da memória desse grande estadista, desse extraordinário brasileiro, desse fantástico e raro homem público que foi Luiz Henrique da Silveira. Felicito V. Exª pela iniciativa e trago a palavra, tenho certeza, da Bancada da Paraíba no Senado de homenagem à memória do Senador Luiz Henrique.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Eu agradeço o aparte e encerro...

    O Sr. Elmano Férrer (Bloco Moderador/PTB - PI) - Senador Jorge Viana, permita-me um aparte. Eu gostaria também, pela Liderança do PTB e em nome do meu Estado, o Piauí, de somar-me às considerações, à homenagem que V. Exª presta, assim como os demais Senadores, ao nosso imortal companheiro, que Deus levou, mas cuja memória está presente nesta Casa, o nosso Senador Luiz Henrique, ex-Ministro, ex-Governador, ex-Prefeito, que deixou sua marca não só na história de Santa Catarina, mas na história político-administrativa do nosso País. Eu lembraria aqui apenas duas coisas importantes que marcaram a vida do homem Luiz Henrique como um amante das belas artes, principalmente a arte da dança, quando teve a felicidade de trazer, ultrapassar as fronteiras da Rússia...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Elmano Férrer (Bloco Moderador/PTB - PI) - ... e trazer para o Brasil, especificamente para a sua querida e idolatrada cidade de Joinville, a Escola Bolshoi. Inclusive, o Piauí mantém um acordo de cooperação cultural que permite a permanência constante, alternada a cada oito anos, de estudantes jovens daquela escola, tanto de Teresina como do próprio Estado do Piauí. Outro aspecto importante na vida do homem público, Governador de Santa Catarina, foi a descentralização do desenvolvimento, prestigiando o regionalismo e o municipalismo, ou seja, tirando a ênfase no desenvolvimento da capital para espraiá-lo por todo o território de Santa Catarina. Um exemplo que ele deixou, como homem público, sobretudo como Governador do Estado, para nós outros foi que o desenvolvimento deve não só se concentrar na capital, mas sobretudo levando em conta o regionalismo, o território e o desenvolvimento municipal de todo o Estado de Santa Catarina. Parabenizo V. Exª pela oportuna felicidade em prestar essa homenagem, reconhecida por todos os Senadores, ao nosso imortal Senador Luiz Henrique.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Muito obrigado, Senador Elmano Férrer.

    O Sr. Hélio José (PMDB - DF) - Nobre Senador Jorge Viana, estou aqui com o microfone há algum tempo...

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Desculpe, Senador Hélio.

    O Sr. Hélio José (PMDB - DF) - Eu quero homenagear o nosso nobre Senador Luiz Henrique. Eu acho que o morrer é o renascer para uma nova vida, e eu sei que ele, de onde estiver, está nos iluminando aqui. Luiz Henrique é um exemplo de democracia. Acho que quem acompanhou a Constituinte brasileira lembra da organização do MUP, lembra que as grandes conquistas no Brasil se deram também por iniciativa do Luiz Henrique, um resistente trabalhador, uma pessoa que defendeu as causas populares aqui nesta Casa e no Congresso Nacional. Então, é com muita oportunidade que V. Exª traz esse tema aqui para o plenário. Quero desejar à família do Luiz Henrique e ao Luiz Henrique que Deus o tenha e que esteja em bom lugar, porque ele merece. Obrigado.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Obrigado.

    O Senador Magno Malta pediu para também fazer uma homenagem ao Senador Luiz Henrique.

    O Sr. Magno Malta (Bloco Moderador/PR - ES) - Um registro muito rápido. Parabéns a V. Exª! Eu estava no sepultamento dele. V. Exª falou em nome de todos nós e nos representou muito bem. Mas é uma figura com quem eu não convivi tão proximamente quanto V. Exª e tantos outros. A minha proximidade se deu no Senado da República. Mas eu acompanhava a história de Luiz Henrique porque, quando comecei a fazer vida pública neste País, eu já acompanhava bem alguns, para saber como se faz, e acompanhava outros para saber como não se faz. Eu só discordo, de todas as referências que foram feitas aqui ao Senador Luiz Henrique, daqueles que disseram que ele foi um exemplo. Para mim, não foi. Acho que ele não foi exemplo de nada. E algumas referências aqui diziam isto, que ele foi um exemplo. Minha mãe, D. Dadá, que era analfabeta profissional, dizia que os maus é que servem de exemplo; os bons servem para ser copiados. O apóstolo Paulo escreveu: "Sede meus imitadores, como sou de Cristo, Jesus." Luiz Henrique viveu para ser copiado, porque quem serve de exemplo são os maus; os bons servem para ser copiados. E que tenhamos uma nova geração de luizes henriques lá no Estado dele, e que isso reverbere para toda a Nação; de um homem probo público da mais alta qualidade. Parabéns a V. Exª por trazer à tribuna esse relato tão significativo após um ano do passamento desse líder tão importante do Estado de Santa Catarina.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Senador Raupp.

    Muito obrigado, Senador Magno.

    O Sr. Valdir Raupp (PMDB - RO) - Senador Jorge Viana, é muito difícil encontrar palavras para citar todos os feitos do Luiz Henrique. Eu pude acompanhar algumas das suas campanhas; estive, inclusive, quando era Governador do meu Estado, na campanha da primeira eleição dele a prefeito de Joinville. Depois de já ter sido Deputado Federal, presidente nacional do nosso Partido, o PMDB, e de tantos mandatos, teve uma sequência de sucesso pelo trabalho que fez. Está ali o nosso presidente, Dário Berger, que também acompanhou todos esses momentos. Foi uma sequência de vitórias: eleito Prefeito de Joinville, reeleito Prefeito de Joinville, eleito Governador de Santa Catarina, reeleito Governador. Acho que foi o único Governador, Prefeito, Presidente que renunciou ao mandato - não foi isso, Sr. Presidente Dário Berger? - de governador para poder disputar a reeleição, para não deixar dúvida se a máquina seria usada, se teria privilégios. Ele renunciou ao mandato, faltando nove meses para concluir o mandato de governador, para disputar a reeleição, que ganhou, com folga. E seria novamente eleito governador, se não tivesse falecido. Seria quase que candidatura única, porque era imbatível novamente para o governo. E nesse momento em que estamos vivendo, é muito difícil para os políticos, pelo menos com muitos mandatos, manter a popularidade que ele tinha. Ele conseguiu superar tudo isso. Então, parabenizo V. Exª, a família do Senador Luiz Henrique e o povo de Santa Catarina, que teve, na pessoa de Luiz Henrique, um grande estadista, um grande mandatário, um homem que tinha envergadura para ser Presidente da República. Parabéns!

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Muito obrigado.

    Ouço o Senador Reguffe e, depois, o Senador Armando.

    O Sr. Reguffe (S/Partido - DF) - Senador Jorge Viana, quero apenas fazer uma breve saudação à família do ex-Senador Luiz Henrique e dizer que, quando eu era novo nesta Casa, ele me recebeu de uma forma muito carinhosa, sempre tendo para mim uma palavra de carinho. E quero dizer que faltam hoje homens públicos neste País que pensem a política pelo lado das ideias, e não pelo lado dos interesses, da simples busca por cargos no governo. Nessa curta convivência nesta Casa, o Luiz Henrique sempre me passou isso. Ele tinha o espírito republicano, no conceito real que existe de República, no conceito real que existe de Política com "p" maiúsculo, que é a política pelas ideias, a vontade de servir à população e de discutir formas de melhor servir à população, e não de se servir dos cargos públicos. Dito isso, eu queria saudar a família dele e também a população de Santa Catarina, do nosso Presidente neste instante, Dário Berger, e dizer que Santa Catarina tem que ter orgulho. Foi muito curta a convivência com ele aqui, mas com essa curta convivência pude testemunhar que era uma pessoa preocupada com o País, preocupada com um País melhor e com formas de melhorar os serviços públicos deste País.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Muito obrigado, Senador Reguffe.

    O Senador Armando pediu para dar uma palavrinha também.

(Soa a campainha.)

    O SR. JOSÉ MARANHÃO (PMDB - PB) - Senador, um aparte, por favor.

    O Sr. Armando Monteiro (Bloco Moderador/PTB - PE) - Senador Jorge Viana, eu queria me congratular com o pronunciamento de V. Exª e queria também me associar a essas homenagens prestadas a essa grande figura que foi o nosso Governador, Senador, Luiz Henrique, com quem tive o privilégio de conviver nesta Casa durante quatro anos. Entre muitas virtudes e atributos que caracterizavam esse grande homem público brasileiro, quero destacar a sua simplicidade, a sua cordialidade, que em todos os momentos ele revelava no trato com seus colegas e seus companheiros. Um homem que cumpriu uma trajetória exemplar, toda ela pontilhada por vitórias, êxitos eleitorais, mas, a despeito disso, tinha com todos os companheiros uma atitude sempre muito cooperativa e muito cordial. Portanto, eu não poderia deixar, nesta hora, de me associar às homenagens, dizendo que uma figura como Luiz Henrique é uma referência, é uma inspiração e uma referência, sobretudo uma inspiração nesse momento em que o País vive, em que a classe política brasileira está tão desprestigiada. Haveremos, a partir de exemplos como o de Luiz Henrique, de alguma maneira de contribuir para regenerar o tecido político no Brasil e, quem sabe, fazer com que a classe política brasileira, por exemplos como esse, possa se reconciliar com a opinião pública do nosso País. Muito obrigado, Senador.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Agradeço, Senador Armando Monteiro.

    Ouço o Senador Sérgio Petecão. Em seguida, o Senador José Maranhão.

    O Sr. Sérgio Petecão (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) - Senador Jorge Viana, primeiramente, eu queria parabenizá-lo pela iniciativa de vir à tribuna e fazer este pronunciamento, sendo aparteado pela maioria dos Parlamentares e Senadores aqui presentes, para lembrar do nosso saudoso Luiz Henrique. Eu também o conheci pessoalmente no Senado. Já conhecia a sua história como Governador, como Parlamentar. A minha filha, Samara, que é amiga da sua filha, que faz balé, tinha um sonho.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Ir ao Bolshoi.

    O Sr. Sérgio Petecão (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) - E ela pediu para participar de um evento, uma classificação que havia no Bolshoi. Eu não conhecia o Luiz Henrique, mas era a pessoa que eu conhecia aqui de Santa Catarina, com quem eu tinha uma relação mais próxima. Falei com ele, e, de pronto, ele me atendeu. Ficou feliz com toda a história que é o Bolshoi na vida dele, e, a partir daquele dia, eu tive com ele uma relação bem mais próxima. Então, eu queria aproveitar a oportunidade também para prestar a minha solidariedade à família. Foi uma perda muito grande deste homem público não só para a família, mas para o nosso País. Quero parabenizá-lo pela iniciativa de ir à tribuna e trazer este debate hoje ao Senado. Parabéns, Senador Jorge!

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Obrigado, Senador Sérgio.

    Ouço, então, por último, o Senador José Maranhão, Presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

    O Sr. José Maranhão (PMDB - PB) - Quero me juntar à quase unanimidade, pelo menos dos que já ouvimos até agora, ao grau de estima, de consideração e de respeito histórico que o Plenário deste Senado tem pela figura ímpar do nosso homenageado. Tive a honra de participar com ele do movimento de redemocratização do País. Sobretudo no período da eleição indireta de Tancredo Neves, nós trabalhamos juntos, e pude admirar de perto a figura, a personalidade de Luz Henrique, um homem coerente, um homem firme na defesa dos seus ideais, dos seus princípios, e era por esse caminho que ele enveredou durante toda a sua trajetória política. Muito justa a iniciativa de V. Exª. Pode ficar certo que nós todos nos sentimos representados na sua iniciativa e no seu propósito.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Muito obrigado, Senador.

    Fizemos aqui, sem combinar, uma homenagem acho que justa a essa figura querida, um grande intelectual, um grande amigo, um grande brasileiro.

    Já encerro, mais uma vez, deixando o meu abraço à Srª Ivete, ao Cláudio, que está aqui também, em Brasília, à Márcia, aos seus netos, dizendo que estou apresentando requerimento que requer homenagem de pesar ao Senador Luiz Henrique.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/05/2016 - Página 19