Fala da Presidência durante a 96ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de sugestão ao Presidente da República interino, Michel Temer, de se catalogar todas as obras inacabadas do Brasil para que elas possam ser retomadas e assim se evitar o desperdício do dinheiro público.

Anúncio da apreciação da Lei de Responsabilidade das Estatais pela Câmara dos Deputados e que em seguida deverá passar por aprovação no Senado Federal.

Anúncio do recebimento de pedidos de impeachment de autoridades públicas e que os critérios de admissibilidade serão examinados por S.Exª sem preponderância de fatores políticos ou pessoais.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Registro de sugestão ao Presidente da República interino, Michel Temer, de se catalogar todas as obras inacabadas do Brasil para que elas possam ser retomadas e assim se evitar o desperdício do dinheiro público.
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA:
  • Anúncio da apreciação da Lei de Responsabilidade das Estatais pela Câmara dos Deputados e que em seguida deverá passar por aprovação no Senado Federal.
SENADO:
  • Anúncio do recebimento de pedidos de impeachment de autoridades públicas e que os critérios de admissibilidade serão examinados por S.Exª sem preponderância de fatores políticos ou pessoais.
Publicação
Publicação no DSF de 16/06/2016 - Página 18
Assuntos
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
Outros > SENADO
Indexação
  • REGISTRO, DIALOGO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INTERINO, APRESENTAÇÃO, SUGESTÃO, RETORNO, ANDAMENTO, OBRAS, PAIS, PRIORIDADE, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS (LDO), OBJETIVO, REDUÇÃO, PERDA, GASTOS PUBLICOS, DEFICIT, ORÇAMENTO, CRIAÇÃO, EMPREGO.
  • ANUNCIO, APRECIAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, LEI FEDERAL, RESPONSABILIDADE, EMPRESA ESTATAL, ASSUNTO, ALTERAÇÃO, CRITERIOS, OCUPAÇÃO, CARGO, EMPRESA PUBLICA, COMBATE, CRISE, POLITICA, NECESSIDADE, APROVAÇÃO, SENADO.
  • ANUNCIO, RECEBIMENTO, PEDIDO, IMPEACHMENT, AUTORIDADE PUBLICA, ENFASE, PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA, REGISTRO, IGUALDADE, UTILIZAÇÃO, CRITERIOS, ADMISSIBILIDADE, ANALISE, LEGALIDADE.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Peço aos Senadores que venham ao plenário.

    Senador Acir, nós vamos dar algumas informações enquanto aguardamos os Senadores para começarmos a Ordem do Dia.

    Hoje, mais uma vez, realizamos uma reunião de Líderes e discutimos alguns aspectos desse projeto importante que é a atualização do Supersimples. É evidente que algumas diferenças ficarão para serem resolvidas aqui no plenário do Senado Federal.

    Eu quero comunicar à Casa que ontem, em uma longa conversa com o Presidente Michel Temer, nós sugerimos ao Presidente fazer um diagnóstico das obras inacabadas do Brasil. É importante catalogá-las para que não continue havendo esse desperdício de dinheiro público. Nós temos um déficit monumental, que tivemos que reajustar há pouco. E não há absolutamente nenhum sentido, do ponto de vista do investimento público, que se abandonem as obras inacabadas e comecemos outras obras. O fundamental, até para gerar empregos e retomar as obras que foram abandonadas pelas próprias empresas que as faziam, é fazer um levantamento e criar na Lei de Diretrizes Orçamentárias critérios para a priorização dessas obras.

    Nós tivemos, no ano que passou, algo em torno de R$250 bilhões de restos a pagar. Esta, sim, uma outra pedalada inominável. Se nós continuarmos com déficit orçamentário e com R$250 bilhões de restos a pagar, não vamos nunca retomar a normalidade desses investimentos. E, na medida em que nós os abandonamos - e falo nós como Governo, incluindo todos os Poderes -, estamos agravando o desperdício, que já é muito grande. E eu coloquei à disposição do Presidente da República o Congresso Nacional para que, conjuntamente, façamos esse esforço no sentido de catalogarmos essas obras, esses investimentos.

    Eu quero comunicar aos Senadores também que a Câmara dos Deputados, ontem, apreciou uma das leis que considero muito importante, que é a Lei de Responsabilidade das Estatais, e fez algumas alterações com relação aos critérios para a ocupação de cargos nas estatais e nos fundos de pensão. Isso significa, em outras palavras, botar o dedo na ferida da crise. E a disposição do Senado, pelo menos com quem conversei, é de repor essas medidas que foram colocadas pelo Senado Federal, uma vez que esse projeto começou a tramitar no Senado e terá, terminativamente, a sua conclusão também aqui no Senado Federal.

    Eu quero também comunicar à Casa, o que já fiz de manhã na reunião de Líderes, que nós continuamos a receber pedidos de impeachment de autoridades.

    Nós já recebemos aqui, com relação à Procuradoria-Geral da República, nove pedidos de impedimento do Procurador-Geral. A maioria deles arquivei por serem ineptos, mas, a partir de agora, nós vamos novamente examinar com o mesmo critério, com o critério de sempre...

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - BA) - Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - ... sem nenhuma preponderância de fatores políticos ou pessoais.

    Eu, mais uma vez - e já daria a palavra ao Senador Otto -, reafirmo que minhas percepções individuais não contaminam a minha condução na Presidência do Senado Federal. Instituições não se prestam e não podem servir de biombos para persecuções individuais. Quando há um excesso contra o indivíduo, eu já disse aqui e queria repetir, ele é assimilável, ele é corrigível, não pode haver excesso contra a instituição.

    Dessa forma, fiel à minha conduta, nós vamos manter a independência entre os Poderes da República e zelar, como sempre o fiz, pelo equilíbrio constitucional.

    Senador Otto Alencar.

    Em seguida, nós vamos começar a Ordem do Dia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/06/2016 - Página 18