Discurso durante a Reunião do Senado Federal, no Senado Federal

Satisfação com a conclusão iminente das obras de reforma do Centro de Referência da Saúde da Mulher em Boa Vista (RR).

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Satisfação com a conclusão iminente das obras de reforma do Centro de Referência da Saúde da Mulher em Boa Vista (RR).
Publicação
Publicação no DSF de 15/07/2016 - Página 13
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • ELOGIO, CONCLUSÃO, OBRA DE ENGENHARIA, MELHORIA, HOSPITAL, SAUDE, MULHER, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), RORAIMA (RR).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SECRETARIA DE REGISTRO E REDAÇÃO PARLAMENTAR - SERERP

COORDENAÇÃO DE REDAÇÃO E MONTAGEM - COREM

 14/07/2016


    A SRª ANGELA PORTELA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nos últimos anos, são inegáveis os avanços conquistados na área da saúde da mulher. Se, inicialmente, as políticas do setor se concentravam na área da saúde reprodutiva - notadamente na assistência à gestação, ao parto e ao pós-parto -, hoje em dia foram incluídos outros aspectos de igual importância, como o controle do câncer de mama e de colo de útero, o planejamento familiar e o combate às doenças sexualmente transmissíveis.

    Apesar dos notáveis avanços, ainda há muito a ser aprimorado. Como exemplo, posso citar os desafios da modernidade, como a gravidez tardia, o estresse que acomete cada vez mais mulheres e a chaga da violência, que, infelizmente, ainda grassa em nosso País, a despeito dos avanços trazidos pela Lei Maria da Penha e pelo avanço das delegacias especializadas de combate à violência contra a mulher.

    Diante desse cenário, gostaria de saudar a conclusão iminente da reforma do prédio onde funcionarão as futuras instalações do Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM). Trata-se da antiga Residência Médica, localizada no bairro Aparecida, em Boa Vista, cujas obras custarão aos cofres públicos mais de 1 milhão e 300 mil reais, entre recursos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.

    Com a desocupação do prédio atualmente ocupado pelo Centro, anexo ao Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth, a maternidade vai ganhar 37 leitos, melhorando, e muito, o atendimento às gestantes e aos nascituros.

    Atualmente, o CRSM realiza 60 mil consultas anuais, além de planejamento reprodutivo, exames de ultrassom e mamografia, pré-natal de alto risco, testes rápidos para HIV e sífilis, diagnósticos de câncer de mama e colo de útero e tratamento de doenças urológicas.

    É preciso salientar que o Centro atende a mulheres vindas de todos os 15 Municípios de Roraima, bem como dos países vizinhos, como Venezuela e Guiana.

    A inauguração da nova sede permitirá o aumento do número de procedimentos, bem como a ampliação do atendimento odontológico às gestantes. Haverá, também, espaço destinado a palestras voltadas à educação familiar e sexual, além de orientação para tratamento de doenças.

    Trata-se, portanto, de enorme avanço no campo da saúde da mulher em Roraima, que merece todo o nosso apoio e louvor.

    Certamente, não será a solução para todos os problemas. Será, entretanto, mais um passo importante rumo a um futuro melhor e de mais bem-estar para as mulheres roraimenses.

    Muito obrigada.


     U:\SUPER\AAAAAESCRIBA.doc 8:45



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/07/2016 - Página 13