Explicação pessoal durante a 184ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Explicação pessoal acerca das despesas de seu gabinete de Senadora, e cobrança de que a Casa faça reformas institucionais que levem à redução do orçamento da mesma.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Explicação pessoal
Resumo por assunto
SENADO:
  • Explicação pessoal acerca das despesas de seu gabinete de Senadora, e cobrança de que a Casa faça reformas institucionais que levem à redução do orçamento da mesma.
Publicação
Publicação no DSF de 30/11/2016 - Página 85
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • EXPLICAÇÃO PESSOAL, DESPESA, GABINETE, ORADOR, REIVINDICAÇÃO, REDUÇÃO, ORÇAMENTO, SENADO.

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR. Para uma explicação pessoal. Sem revisão da oradora.) – Senadora Ana Amélia, a senhora não se preocupe. Eu não tenho problema nenhum de expor minhas contas, elas estão no Portal da Transparência. As pessoas podem ir lá, ver quanto eu gastei, ver quantas passagens eu utilizei, no que eu gastei.

    Não é sobre isso que eu estou falando. Nós não estamos falando de voluntarismo aqui, do "eu faço a minha parte". Nós estamos votando uma emenda constitucional que vai impor ao povo brasileiro uma das maiores restrições em termos de direitos sociais que nós já tivemos na História. Nós vamos regredir na Constituição de 1988. Nós vamos tirar saúde e educação do seu correspondente, a Receita Corrente Líquida e a Receita Líquida. É isso que nós vamos fazer. Nós vamos diminuir o salário, porque não vai caber na conta para dar aumento real ao salário mínimo. Nós vamos ter que fazer a reforma da Previdência aqui, retirando direitos e benefícios previdenciários.

    O que eu estou dizendo é que nós temos que ter a coragem de, institucionalmente, também fazermos para esta Casa. Não adianta voluntariamente fazer. Nós temos direito a verbas, temos direito ao salário, temos direito a passagens, são direitos dos Senadores. Temos que gastar aquilo a que temos direito. Agora, se queremos tirar o direito dos outros, vamos começar pelos nossos, porque, senão, fica um discurso demagogo: "Eu fiz a minha parte!"

    Não é isso que nós estamos discutindo. Nós estamos discutindo política de Estado. Portanto, eu não tenho problema nenhum, Senadora Ana Amélia; minhas contas estão...

(Soa a campainha.)

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – ... públicas, não tenho telhado de vidro em relação a isso.

    Faço economia com as verbas aqui. Foi meu o projeto que acabou com o décimo-quarto e o décimo-quinto salários de Deputados e Senadores. Foi meu o projeto também o primeiro que tramitou aqui sobre teto de salários. É meu o projeto que está sendo discutido sobre efeito cascata dos salários. É meu o projeto também que propõe, que vai ser apresentado, que propõe a venda dos imóveis parlamentares. Não tenho nenhum problema em relação a isso.

    Nós discutimos. Agora, é importante que a discussão se faça às claras. Nós temos que ter uma decisão institucional nesta Casa, uma decisão política sobre como nós vamos fazer o ajuste no Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/11/2016 - Página 85