Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Apoio à proposta do Ministério da Integração Nacional sobre redução dos juros de empréstimos oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste - FNE, que será apreciada em reunião do Conselho Monetário Nacional.

Autor
Fernando Bezerra Coelho (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PE)
Nome completo: Fernando Bezerra de Souza Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Apoio à proposta do Ministério da Integração Nacional sobre redução dos juros de empréstimos oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste - FNE, que será apreciada em reunião do Conselho Monetário Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 24/03/2017 - Página 18
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • APOIO, PROPOSTA, AUTORIA, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, APRESENTAÇÃO, REUNIÃO, CONSELHO MONETARIO NACIONAL (CMN), REFERENCIA, REDUÇÃO, JUROS, FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO NORDESTE (FNE).

    O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu queria trazer aqui uma reflexão sobre um tema muito importante. V. Exª tem tratado desse tema com toda a prioridade, mas é meu dever chamar a atenção de que o Conselho Monetário Nacional deverá se reunir hoje para apreciar a proposta do Ministério da Integração Nacional da redução dos juros do FNE, dos nossos fundos constitucionais do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste. Os juros que estão hoje valendo para os contratos de financiamento desses fundos constitucionais são juros exorbitantes.

    O Banco do Nordeste tem hoje mais de R$22 bilhões para aplicação e simplesmente a iniciativa privada não tem demandado recursos porque os juros estão muito excessivos. Então, é importante, Sr. Presidente, que V. Exª pudesse, mais uma vez, dirigir-se ao Ministro Henrique Meirelles para que ele possa acompanhar essa reunião do Conselho Monetário Nacional, que não fique apenas entre os técnicos do Ministério da Fazenda e do Banco Central.

    Sobretudo agora que a inflação cai, que a projeção de inflação para este ano é inferior a quatro pontos percentuais, que as taxas de juros hoje cobradas pelo Banco do Nordeste estão acima de nove pontos percentuais – nós estamos falando de juros reais superiores a 5% –, é importante que haja uma sensibilidade por parte do Governo Federal para que, nesta semana, nesta reunião, possa haver um novo indicativo de juros para os financiamentos dos fundos constitucionais. A proposta do Ministério da Integração é uma boa proposta, ouviram-se os técnicos do Banco do Nordeste e poderemos obter, na reunião desta semana, uma redução de dois pontos percentuais.

    Portanto, faço esse apelo a V. Exª, que tem conhecimento do assunto, para que V. Exª pudesse diligenciar, ainda no dia de hoje, para que essa reunião do Conselho Monetário Nacional possa produzir resultados efetivos que estão na expectativa de todo o setor privado do Norte, Nordeste e do Centro-Oeste.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/03/2017 - Página 18