Discurso durante a 66ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de José Santiago de Queiroz, pai de um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Acre (AC).

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de José Santiago de Queiroz, pai de um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Acre (AC).
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2017 - Página 114
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, PAI, FUNDADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), REGIÃO, ESTADO DO ACRE (AC), ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC. Sem revisão do orador.) – Eu queria cumprimentar mais uma vez o Dr. Fabiano e todos por esta audiência, esta sessão temática. Já me pronunciei duas vezes ao longo dela, já presidi a sessão, mas agora nós vamos seguir certamente com a sessão não deliberativa, e eu, tomando a iniciativa, Sr. Presidente, queria apresentar aqui e requerer um voto de pesar e a apresentação de condolências à família pelo falecimento do Sr. José Santiago de Queiroz.

    Homenagem ao querido José Santiago de Queiroz, falecido hoje, dia 16 de maio. Hoje ele foi enterrado em Rio Branco, aos 96 anos. Ele faleceu no Hospital do Idoso, da Fundação Hospitalar, que foi construída, inclusive, quando eu era governador. Com base no Regimento Interno da Casa, nos seus artigos e no seu regramento, eu faço esse requerimento em que proponho e peço que sejam apresentadas as condolências à família do falecido.

    Ele nasceu em Jaguaruana, no Ceará. Serviu o Exército durante a Segunda Guerra Mundial. Ao retornar ao Brasil, radicou-se em Manaus por oito meses – no caso, era cearense -, seguiu para o Acre, onde fez sua vida. Seu Queiroz casou-se com Valdomira Queiroz – ela é do Rio Grande do Norte –, e o casal começou essa vida por ter se conhecido em um navio que os levava ao Acre.

    A história de vida de ambos teve suas primeiras páginas escritas num navio de Manaus a Rio Branco. Eles constituíram uma família de amigos, que hoje sofre com essa perda. Tiveram sete filhos: o Francisco Queiroz; João Batista Queiroz, um querido amigo e irmão, que chamamos de Badate, é um companheiro extraordinário que nós temos no Acre; o José Augusto Queiroz; a Maria das Graças Queiroz; Marileide Queiroz; Fernando Queiroz, in memoriam; e Paulo César Queiroz, também in memoriam.

    Por fim, vale destacar que seu filho Badate – no caso, esse amigo a quem me referi –, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, destaca-se no Acre – em Rio Branco, especialmente –, por uma atividade comercial muito antiga: com seu armarinho. Ele é parte da história da vida da nossa luta política e também do comércio, que teve e tem um papel muito importante ali na Praça da Bandeira, em Rio Branco.

    Por todo o exposto, registro esta singela homenagem aos filhos do Sr. José Santiago de Queiroz, que escolheu o Acre para constituir sua bela família. Que Deus possa recebê-lo e confortar todos aqueles que o amavam.

    Faço esta homenagem hoje, dia 16 de maio, data do seu falecimento, e peço que possa constar nos Anais do Senado...

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – V. Exª será atendido.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... e que seja encaminhado o Voto de Pesar aos familiares.

    E por último, antes dos colegas – sei que outros colegas podem estar ainda pedindo a palavra...

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Só tem um orador inscrito, que é o Senador Lindbergh.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – ... eu queria também apresentar, Senador Lindbergh...

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ. Fora do microfone.) – Fique à vontade.

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC) – Eu queria apresentar um requerimento, com fundamento no art. 50, §2º, da Constituição Federal, e nos termos do art. 216 do Regimento Interno do Senado Federal: que sejam prestadas pelo Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no âmbito da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), informações sobre causas e providências que vêm sendo tomadas face às interrupções dos serviços de internet e telefonia móvel em Cruzeiro do Sul, no Acre.

    Passei meu fim de semana lá em Thaumaturgo, trabalhando, conversando com pessoas, me reunindo com lideranças do meu Partido, do PSB, do PCdoB, participando de um encontro de mulheres lá no Município de Thaumaturgo. Também me encontrei, em Cruzeiro do Sul, com lideranças importantes, conversando com amigos, enfim, fazendo o que gosto, no interior do Acre, mas, pasme, Presidente: virou uma rotina, salvo engano já é a 12ª vez que, no sábado, o Município fica sem internet, sem telefonia móvel. Quer dizer, nos puseram escravos desse serviço, dependentes dele, e, na véspera do Dia das Mães, as lojas, os comerciantes de Cruzeiro do Sul não podiam vender com cartão de crédito, por exemplo. A situação, o prejuízo foi enorme, as pessoas não puderam se comunicar. Isso põe em risco uma série de atividades da cidade, causa um prejuízo tremendo para a população. Eu não poderia ir a Cruzeiro do Sul, passar um fim de semana em Cruzeiro do Sul, no Juruá, e não transformar esse pedido deles numa voz aqui no Senado.

    Então, estou apresentando um requerimento à Anatel, ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, pedindo providências, porque não é possível. É lamentável que haja um descaso do Governo Federal com o meu Estado, com o Estado do Acre. A cobertura é de qualidade precária; o custo dos serviços é bastante elevado; e não há uma universalização do serviço. Então, são três coisas pelas quais eu luto.

    Sou relator da avaliação de políticas de banda larga no Brasil. No caso do Acre, enquanto o mundo já se prepara para a era 5G, para a Internet das Coisas, o Acre ainda tem a maioria dos seus Municípios usando a tecnologia 2G. Estou fazendo desta causa uma causa do meu mandato. Já tenho um compromisso da Vivo de fazer uma grande transformação, para que a gente possa ter pelo menos 17 dos 22 Municípios do Acre com tecnologia 3G, 4G, e isso eu espero que aconteça ainda este ano.

    Mas hoje eu venho aqui para fazer essa denúncia. A informação que a Oi passa é que houve a ruptura de um cabo de fibra ótica e que isso leva Cruzeiro do Sul a viver o drama que está vivendo. A população de Cruzeiro do Sul merece respeito. Eu sou Senador do Acre inteiro e sei que estou transformando uma solicitação, uma cobrança, uma denúncia do povo de Cruzeiro do Sul, do povo do Juruá, de Mâncio Lima, de Rodrigues Alves, de Porto Walter e de Thaumaturgo – que tão bem me acolheu neste final de semana – num requerimento em que faço uma manifestação ao Ministro, em que peço providências à Anatel. Vou pedir uma audiência ao Dr. Juarez Quadros, da Anatel, vou falar com as operadoras, como já comecei a fazer hoje, porque penso que o interesse da população de Cruzeiro do Sul é o meu interesse.

    Era isso o que eu queria fazer, Sr. Presidente: apresentar esse voto de pesar, somando-me à família Queiroz, em Rio Branco, ao meu amigo Badate; e também trazer uma denúncia, um apelo, uma cobrança, em nome da população de Cruzeiro do Sul, para que se melhore imediatamente, para que se trate com respeito e com responsabilidade a população de cinco Municípios do Acre: Cruzeiro do Sul, Thaumaturgo, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2017 - Página 114