Discurso durante a 85ª Sessão Especial, no Senado Federal

Destinada a comemorar o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil.

Autor
PATRÍCIA RODRIGUES DO AMARAL
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Destinada a comemorar o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil.
Publicação
Publicação no DSF de 13/06/2017 - Página 20
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • PRONUNCIAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, MOTIVO, COMBATE, TRABALHO INFANTIL, COMENTARIO, DEFESA, NECESSIDADE, ASSISTENCIA SOCIAL, DESENVOLVIMENTO, JUVENTUDE, ELOGIO, PROGRAMA, APRENDIZAGEM, GOVERNO FEDERAL.

    A SRª PATRÍCIA RODRIGUES DO AMARAL – Muito obrigada, Excelência. Eu é que agradeço.

    Inicialmente, quero agradecer a Deus a oportunidade de ter chegado até aqui e dizer que muito me honra, Senador, participar deste momento de construção e de buscas de meios e encaminhamentos.

    Estou aqui como Presidente do Fórum de Secretarias de Trabalho e também como representante do Fórum de Secretários de Assistência Social, que contempla todos os Estados da Federação.

    Nós, como Secretários de Trabalho e Secretários de Assistência Social, temos a cada dia a consciência de que essas duas políticas públicas carecem e necessitam caminhar de mãos dadas.

    Fiquei muito feliz de ouvir o Thalisson dizer da experiência, dizer de toda evolução dele, como cidadão – desde ele menor até agora jovem – dentro das unidades de pesquisa e de trabalho que a gente têm distribuídas em vários dos nossos rincões, não é Drª Mafra? 

    É muito bom saber que, quando nos unimos em propósito ou em prol de algumas ações, temos resultados positivos.

    A erradicação do trabalho infantil é uma fala que temos em todos os Estados brasileiros, fazendo ações, levando para a porta de entrada da assistência social que é o CRAS; para a porta de entrada do trabalho que são os SINEs; pedindo e levando a fala de que precisamos fomentar, de que precisamos dar mais garantias para que essas duas forças de trabalho possam se construir, possam se consolidar neste momento de crise.

    Senador Valadares, nós temos a consciência de que, se o trabalho não for fomentado, se os nossos orçamentos não forem construídos com o fim de possibilitar ao SINE dar qualificação, dar acesso ao nosso trabalho dentro da intermediação de mão de obra, não conseguiríamos minimizar o nosso desabastecimento também na assistência social.

    A assistência social recebe todo aquele trabalhador que não conseguiu aquele acesso ao mercado de trabalho. Infelizmente, nós vemos famílias que estão hoje sem nenhuma possibilidade de sobrevivência e, de repente, ela tem, sim, que colocar o seu filho ali para auxiliar minimamente com aquele mínimo necessário a sua subsistência. E cabe a nós, como entes públicos, como políticos de gestões de políticas públicas, desenvolver ações, potencializar ações, para que possamos, sim, dar um retorno aos nossos jovens, àqueles jovens que aqui estão representados através da música, através do Jovem Aprendiz: a fala de que nós estamos trabalhando com o foco e com a vontade de que o futuro deles seja um futuro sem tantas vulnerabilidades e tantas misérias.

    Os Estados, todos eles aqui representados na força desses dois foros, têm a figura de mais de 8 mil CRAS, que são Centros de Referências e que são o aporte inicial das famílias vulneráveis. Temos também mais de 1,8 mil CREAS, que são os centros que tratam das pessoas, das crianças, adolescentes e idosos que foram, de alguma forma, minimizadas nos seus acessos dentro daquela construção de unidade de cidadania.

    Enfim, Senador, eu agradeço.

    E eu não poderia deixar de falar nesta Mesa e dizer, Ministra, que é uma honra tê-la conosco neste momento e trazer a voz de socorro dos Estados, tanto na política de trabalho quanto na política de assistência social. Carecemos de mais aporte, carecemos de que o nosso Projeto de Lei do SINE seja aprovado, para que a gente possa em si dar mais sustentação ao trabalhador, que tanto necessita da nossa voz.

    Todos os Estados estão pedindo socorro, quer seja na política de trabalho, quer seja na política de assistência social, para que os nossos recursos dos nossos equipamentos sejam aportados, e para que seja dada efetividade as nossas ações de qualificação, de aprendizado. Jovem Aprendiz é um sonho de todos os Estados da Federação, porque a gente entende que, através do trabalho, o trabalho orientado, com dignidade, aos nossos jovens, teremos homens e mulheres muito mais fortalecidos e que irão engrandecer ainda mais o nosso Brasil, que é tão belo.

    Mais uma vez, agradeço a presença de todos, agradeço a atenção de todos e espero podermos nos encontrar num momento que não seja de um dia de combate ou de erradicação do trabalho infantil, mas num dia em que possamos verdadeiramente falar que os 2,7 milhões de jovens que nós temos ainda nos indicadores de trabalho infantil não estarão mais na nossa realidade.

    Eu agradeço a todos.

    Muito bom dia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/06/2017 - Página 20