Pela Liderança durante a 89ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Apelo ao Governo Federal para que adote medidas a fim de viabilizar a disponibilidade de linhas aéreas para a região norte do país.

Críticas à falta de investimentos do governo federal na área da saúde no estado de Roraima (RR).

Autor
Telmário Mota (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Apelo ao Governo Federal para que adote medidas a fim de viabilizar a disponibilidade de linhas aéreas para a região norte do país.
SAUDE:
  • Críticas à falta de investimentos do governo federal na área da saúde no estado de Roraima (RR).
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2017 - Página 36
Assuntos
Outros > TRANSPORTE
Outros > SAUDE
Indexação
  • PEDIDO, PROVIDENCIA, GOVERNO FEDERAL, AUMENTO, DISPONIBILIDADE, TRANSPORTE AEREO, REGIÃO NORTE, MOTIVO, ISOLAMENTO, ESTADO DE RORAIMA (RR), DESRESPEITO, POPULAÇÃO.
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, FALTA, INVESTIMENTO, RECURSOS, SAUDE PUBLICA, ESTADO DE RORAIMA (RR), MOTIVO, AUMENTO, DOENÇA, CHIKUNGUNYA, DESRESPEITO, POPULAÇÃO.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Moderador/PTB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Senador Jorge Viana, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, lamentavelmente o meu Estado está isolado, ilhado pelo Governo Federal em vários aspectos.

    Primeiro, três empresas aéreas – a Gol, a Latam e a Azul – fazem linhas para o meu Estado. A Latam tinha uma linha que fazia um trecho entre Boa Vista e Manaus, 900km. Agora houve uma mudança: a Gol ficou e faz todos os dias essa linha, exceto aos domingos, e a Latam tirou esse voo e o traz para Brasília. Agora, vejam só, uma verdadeira odisseia, uma via-sacra, porque o voo sai às 2h10 de Boa Vista e chega às 14h em Boa Vista. Ou seja, saí às 2h10 de Boa Vista, vem para Brasília, chega às 6h, e às 6h vai para Manaus, chegando lá às 14h. Quer dizer, há um desrespeito total dessas empresas aéreas.

    Aí o pessoal da Latam, que tinha essa linha, disse que está estudando o assunto por causa da questão da crise nacional, está estudando o retorno dessa linha, com a frequência que fazia, para setembro, como se setembro fosse amanhã.

    Então, fica aqui o meu apelo. Há um verdadeiro desrespeito por parte dessas empresas. Não estão respeitando o povo do meu Estado, principalmente de Roraima. E aqui eu faço um apelo ao Ministro da Justiça, Torquato, para que, imediatamente, retire aquela corrente que hoje isola o Estado de Roraima. Há uma corrente na BR-174. Agora, vejam, não temos tráfego aéreo para Manaus, a estrada às 18h é fechada com uma corrente na Reserva Waimiri-Atroarí. Aí Roraima vira um Estado albergado, um Estado albergado. Imaginem, às 18h recolhem o Estado e às 6h abrem! Que Brasil é este?! Isso é uma afronta à Constituição brasileira! É um desrespeito ao povo brasileiro. Estava bem avançado o assunto com o ministro anterior da retirada dessa corrente, pois não há nenhuma explicação para isso.

    Portanto, eu faço um apelo ao Presidente da República, que tem esse compromisso, faço um apelo ao Ministro da Justiça, Torquato, para que, imediatamente, seja retirada essa corrente. Roraima não pode ficar desta forma, isolada em via aérea, isolada em via terrestre e sem condições em vias fluviais. Portanto, fica o meu apelo e que sejam imediatamente tomadas todas as providências no sentido de dar a Roraima os mesmos direitos que todos os brasileiros possuem. Roraima é um ente federativo que merece todo o respeito, todo o respeito. Roraima não pode passar por isso.

    Continuando, vejam vocês o abandono do Governo Federal para com o meu Estado. Nós temos o recurso de uma emenda de Bancada na ordem de 70 milhões para a área de saúde, impositiva. Desse recurso não foi liberado R$1, um tostão. Resultado: em Roraima, chega a quase 400 o número de casos confirmados de febre chikungunya – 99% são na capital de Boa Vista. Enquanto a Prefeita cuida das plantas, a saúde do povo está abandonada. Essa é a situação lamentável. Um verdadeiro descaso tanto da Prefeitura quanto do Governo do Estado.

(Soa a campainha.)

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Moderador/PTB - RR) – Resultado: aí está o lastro da febre chikungunya. E o Governo Federal de braços cruzados ou de costa para o nosso Estado, liberando todo o dinheiro para o DNIT, porque nós sabemos que o DNIT compra as britas da filha de um Senador do meu Estado, aquele mesmo que é denunciado por vender medida provisória. E Roraima hoje isolado, abandonado na área de saúde, abandonado na questão do tráfego aéreo, terrestre e fluvial, e o povo gritando "epa", gritando "amém".

    Portanto, o Governo Federal deveria e deve olhar o Estado de Roraima como um ente federativo e respeitar o nosso povo, um povo sofrido, maltratado, mas, com certeza, um povo honesto e trabalhador, que quer, sim, somar com o Brasil e não ficar isolado do Brasil como um todo.

    Portanto, Sr. Presidente, essa era a minha fala.

    O meu muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2017 - Página 36