Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogio ao Senador Acir Gurgacz pela realização da audiência pública sobre a liberação das obras em trecho da BR-319 que liga o estado de Rondônia e o estado do Amazonas.

Considerações sobre a precariedade do sistema elétrico de Roraima.

Autor
Telmário Mota (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Elogio ao Senador Acir Gurgacz pela realização da audiência pública sobre a liberação das obras em trecho da BR-319 que liga o estado de Rondônia e o estado do Amazonas.
MINAS E ENERGIA:
  • Considerações sobre a precariedade do sistema elétrico de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 22/06/2017 - Página 67
Assuntos
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • ELOGIO, ACIR GURGACZ, SENADOR, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, ASSUNTO, LIBERAÇÃO, CONTINUAÇÃO, OBRAS, ESTRADA, LIGAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), ESTADO DO AMAZONAS (AM), IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO NORTE.
  • COMENTARIO, PRECARIEDADE, SISTEMA ELETRICO, ESTADO DE RORAIMA (RR), FALTA, ENERGIA, SOLICITAÇÃO, PROVIDENCIA, MINISTRO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), DIRETOR, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), INCLUSÃO, SISTEMA ELETRICO INTERLIGADO.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Moderador/PTB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Senador Presidente, Jorge Viana, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a Senadora Ana Amélia acabou trazendo a esta tribuna um assunto pertinente e um assunto que, naturalmente, hoje questiona e envolve todos os Senadores. Está aí a dimensão que tomou, e eu lamento, pois é um discurso importante até para a população brasileira, mas, em função do nosso horário, também temos que cumprir aqui os prazos.

    Mas, quando eu vi o Senador Roberto Muniz – cadê o Senador Roberto? – falando, eu me lembrei, Senador Muniz, quando eu era auditor de banco. Eu era sediado na Bahia, em Salvador. Nós íamos para reuniões em São Paulo e, naquelas reuniões com a diretoria, eles diziam que iriam colocar um tempo para os baianos, porque, se deixar, eles falam muito. Então, V. Exª aqui, realmente, se empolgou tanto e discorreu de uma forma brilhante, no aparte de V. Exª. Quero parabenizá-lo sempre.

    Mas hoje, Sr. Presidente, eu também quero aqui parabenizar o nosso companheiro, Senador Acir Gurgacz.

    Ouviu, Senador Acir? Quero parabenizá-lo, porque V. Exª ontem trouxe a esta Casa uma audiência pública importante para os Estados do Norte do País, especialmente Rondônia, Amazonas, Roraima, e o centro como um todo. Então, a audiência pública de V. Exª teve um efeito positivo, extremamente positivo.

    V. Exª também trouxe a esta Casa, para nosso conhecimento, que o Desembargador Presidente Hilton Queiroz tirou todos os embargos que havia ou que existiam, para parar a BR-319.

    A BR-319 é o elo que liga o Norte ao Brasil como um todo. E, sem nenhuma dúvida, essa ligação maior fica ali, nos oitocentos e poucos quilômetros entre Rondônia e o Amazonas. E o meu Estado de Roraima é beneficiado com isso, porque hoje a comunicação terrestre é fundamental para o desenvolvimento do Estado de Roraima e de toda a nossa Região.

    Portanto, a persistência de V. Exª...

    Eu sempre digo: o Senador Acir não trabalha com banzeiro. Ele não faz zoada. É sempre esse Parlamentar elegante, tranquilo, mas de um resultado muito eficaz.

    Quero parabenizá-lo pela atitude, como também o Senador Cassol, que está ali, o Raupp, a Senadora Vanessa... Todos estavam empenhados na liberação dessa estrada tão importante para a nossa Região. Quero parabenizar V. Exª.

    E quero parabenizar o Desembargador Presidente, que teve essa lucidez de atender a essa demanda que o DNIT fez e tirar esses embargos do Ibama, que havia ali, freando o nosso desenvolvimento.

    Quero parabenizar V. Exª.

    Por outro lado, eu quero aqui, Sr. Presidente, registrar que recebi, com muita satisfação, uma carta de Cascavel, do Ceará, que é a terra do meu querido Presidente Eunício Oliveira, Tasso Jereissati, José Pimentel, meu grande orientador nesta Casa. É uma carta do Sr. Francisco Chavier Barbosa.

    Ele elogia o nosso trabalho, gosta muito de acompanhar o Senado e aqui colocou algumas frases que entende importantes dentro do contexto.

    Uma, que é a de John Kennedy, já aproveitei e coloquei no aparte da Senadora Ana Amélia. Mas ele diz também uma coisa aqui: "Se agires com dignidade, poderás não consertar o mundo. Mas uma coisa é certa: haverá, na Terra, um canalha a menos".

    Está vendo? Esse é o sentimento do povo. Aja com dignidade, que um canalha a menos nós vamos ter neste País. Então, está aí a carta que nós recebemos, portanto, do Sr. Francisco Chavier Barbosa, lá de Cascavel, do Ceará.

    Mas, Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, eu falei de duas coisas boas, mas também quero aqui, mais uma vez, bater uma tecla. Nesses dias atrás, estive aqui dizendo que o meu Estado, Roraima, está no apagão. Roraima está no apagão.

    Eu, desde quando vim para cá, tenho lutado para tirar alguns gargalos que hoje impedem o desenvolvimento do meu Estado, e um desses gargalos, Senador Acir, é exatamente a questão energética.

    Tenho lutado muito, porque Roraima é o único Estado da Federação brasileira, Senador Armando, que não está interligado. Não é como o do Senador Elmano Férrer, o Piauí, que está superinterligado, que tem várias universidades... E a gente fica muito orgulhoso de ter aqui esse legítimo representante do Piauí.

    O Senador Armando já disse que os tapetes estão vermelhos para ele retornar às suas origens, que é o PTB. Então, o convite é público. Não é possível que, com um apelo desse, agora... A gente faz essa apelação.

    Mas eu quero aqui, voltando ao Estado de Roraima, dizer que hoje nós tivemos que encaminhar dois ofícios. Um ao Dr. Fernando Coelho Filho, Ministro de Minas e Energia, e outro ao diretor da Eletrobras, Dr. Anselmo de Santana Brasil, solicitando providências urgentes. É lamentável. Hoje mesmo os Municípios de Caroebe, Amajarí, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Bonfim, Pacaraima, o Município sede, Boa Vista, Rorainópolis, São Luiz, o Uiramutã, todos esses Municípios estão atingidos pela péssima qualidade de trabalho prestado pela Eletrobras.

    Nós tínhamos, em Roraima, a Eletrobras, que cuidava da energia da capital – no caso da Eletrobras, a Boa Vista Energia –, e a CER, que era a companhia energética e cuidava da parte do interior. E o Ministro, sem nenhuma explicação, tirou a concessão da CER, e aí acabaram com a CER. O resultado: hoje, a Boa Vista Energia, Ministro Fernando, Ministro de Minas e Energia, não está dando conta do recado. Hoje, há apagão e prejuízos sobre prejuízos para os empresários, em todos os sentidos, com eletrodomésticos sendo queimados. A toda hora há um apagão em nosso Estado. Portanto, eu peço as providências.

    Encaminhei este ofício, porque Roraima não merece passar por esse sofrimento.

    Portanto, Sr. Presidente, a nossa fala era muito rápida nesse sentido.

    Quero agradecer a todos. O nosso muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/06/2017 - Página 67