Fala da Presidência durante a 97ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a conduta de S. Exª. na presente sessão ordinária.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO:
  • Comentários sobre a conduta de S. Exª. na presente sessão ordinária.
Publicação
Publicação no DSF de 30/06/2017 - Página 20
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • COMENTARIO, CONDUTA, ORADOR, PRESIDENTE, SENADO, AUTOR, IMPEDIMENTO, SESSÃO ORDINARIA, DISCURSO, PARTIDO POLITICO, OPOSIÇÃO.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Senadora Gleisi, primeiro, quero pedir desculpa à senhora pela resposta que dei. Segundo, quero dizer para a senhora que o Regimento determina que, para que um Senador possa fazer uso da palavra, ele tenha que estar presente. E presença não é presença física. O Regimento determina que presença é painel.

    Então, da forma como a senhora me fez esse questionamento, fora do microfone, eu erradamente respondi à senhora que dizia que era porque quero. Eu podia ter dito o seguinte: porque é prerrogativa da Presidência. Então, me expressei mal. Peço-lhe desculpa por isso.

    Fique a senhora tranquila, tranquila, que, nesta cadeira aqui, pode ter sentado alguém que tenha respeitado o Regimento, a Constituição e a oposição igual a mim, mas, mais do que eu, ninguém.

    Então, aqui não há um Líder do Governo. Aqui não há um membro do Governo. Aqui há o Presidente do Parlamento brasileiro, e eu vou fazer essa prerrogativa dentro do Regimento. Darei a palavra, quando for dar a palavra; darei a palavra, quando entender que o art. 14 merece ser aplicado. Não farei absolutamente nada diferente, porque sempre... Eu já estive na oposição. Eu já fiz oposição. Eu já fui Liderança da oposição e já fui Liderança de governos.

    Então, aqui, nesta cadeira, a senhora pode ter certeza de que não vai ser, com todo o respeito e bem-querer que tenho pelo Líder do Governo, o Senador Romero Jucá que vai presidir os trabalhos, não vai ser V. Exª, por quem tenho o maior o respeito e que preside um dos maiores partidos do Brasil, que vai dirigir os trabalhos daí.

    Então, quem vai dirigir os trabalhos vai ser esta Presidência, baseada na Constituição e no Regimento, respeitando a ordem.

     Como a senhora disse: grito eu não estou aqui para ouvir, nem para fazer grito com ninguém. Quando eu sei que disse uma palavra que é, entendo eu, inadequada, tenho a humildade de pedir desculpa à senhora ou a qualquer um do Plenário. O princípio aqui é de respeito. Nós somos homens e mulheres aqui que já passamos dos 30 anos – respeitando a idade da senhora –, já passamos dos 30 anos. Então, precisamos... Aqui é a Casa mais madura, esta é a Casa Revisora. Nós vamos tratar aqui... Se eu tiver que passar 20 horas, 30 horas, 50 horas para ouvi-los, eu terei a paciência, e espero que minha coluna aguente para que eu possa ouvir a todos.

    O Senador Lindbergh pede a palavra pela ordem.

    Tem a palavra V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/06/2017 - Página 20