Discurso durante a 112ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pela alta produção de milho no estado do Mato Grosso do Sul.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Satisfação pela alta produção de milho no estado do Mato Grosso do Sul.
Aparteantes
Ana Amélia, José Medeiros.
Publicação
Publicação no DSF de 10/08/2017 - Página 58
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • ELOGIO, QUANTIDADE, SAFRA, MILHO, LOCAL, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), AGRADECIMENTO, ENFASE, BLAIRO MAGGI, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA).

    O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, eu hoje tive um prazer muito grande de receber, no gabinete, o ex-Ministro da Agricultura e ex-Deputado Federal Neri Geller, bem como um dos seus principais assessores, José Maria, e representantes do meu Estado, da Famasul, Luis Alberto Moraes, mais conhecido como Mandi, e o Alan, que veio assessorando também, o Carlos, enfim, um grupo representativo.

    Qual era o objeto dessa discussão, que é muito importante para o Mato Grosso do Sul?

    Graças a Deus, Mato Grosso do Sul novamente vai ter uma supersafra. Isso causa uma certa inveja para esse povo lá do Mato Grosso, porque eles não conseguem ter essa produção que Mato Grosso do Sul tem. Só consegue o dobro, não é?

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) – Nós ensinamos bem.

    O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS) – Então, nós já produzimos qualquer coisa em torno de 9,8 milhões de toneladas de milho. Isso é muito importante.

    Ocorre que os nossos armazéns não dão conta hoje de armazenar essa quantidade, até porque nós temos ainda, da safra passada, qualquer coisa em torno de 2 milhões de toneladas de soja. E nós estamos começando um período de leilões. Para as pessoas que não entendem, não são da área, é que muitos Estados, como, por exemplo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, têm um número muito grande de suinocultura, de avicultura. E esses Estados são grandes consumidores de milho.

    Então, nós precisamos fazer o escoamento desse milho o mais rápido que pudermos. Como o número de produção supera o de armazenagem, isso tem que ser feito o mais rápido possível.

    O Governo, através da Conab... Esteve presente o Superintendente, Dr. Nilson, e nós combinamos. Os leilões são feitos de tal forma que o produtor tem hoje... O preço do milho, em função dessa supersafra, está muito abaixo do custo de produção. Então, o Governo acaba oferecendo um prêmio, e nós queremos que isso aconteça num volume razoável, para que realmente o produtor sul-mato-grossense não seja prejudicado. São coisas meio paradoxais. Nós temos que considerar que o produtor rural tem uma grande produção, mas essa grande produção acaba deprimindo o preço do milho. Isso é bom, evidentemente, para quem tem suinocultura, avicultura, porque acaba tendo um milho com um preço menor. O ideal, portanto, é tirar esse excesso e levar para as regiões onde existem suinocultura e avicultura em grande quantidade. Esse milho, inclusive, vai ajudar esses Estados.

    A reunião foi extremamente positiva.

    Eu queria aproveitar este momento para agradecer aqui ao Ministro Blairo Maggi, porque foi através do Ministro Blairo Maggi que o ex-Ministro e hoje Secretário Nacional de Agricultura me deu o prazer, a gentileza de atender o pessoal da Conab lá do meu Estado e os representantes da Famasul, que representam a Federação de Agricultura do Mato Grosso do Sul. Então, aproveito este momento para fazer esse agradecimento.

    O primeiro leilão será amanhã, e nós já esperamos que isso possa fazer com que, a partir de amanhã, comecem esses leilões num volume razoável.

    Não sei se a Senadora Ana Amélia ou o Senador José Medeiros desejam fazer um aparte.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Fora do microfone.) – Depois dele.

    O Sr. José Medeiros (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT) – Senador Moka, V. Exª trouxe um assunto que interessa aos nossos dois Estados, até porque eram um só. Em Mato Grosso, também houve uma supersafra. Nós temos a mesma deficiência, o mesmo déficit de armazém. Os produtores não estão armazenando; estão deixando ao relento, porque não há como armazenar isso. Mas a boa notícia também é que estão surgindo algumas alternativas. Na sexta-feira agora, provavelmente até com a presença do Presidente Michel Temer – aproveito para convidar tanto V. Exª quanto a Senadora Ana Amélia –, nós vamos inaugurar, em Lucas do Rio Verde, a primeira usina de etanol de milho, o que vai ajudar, com certeza, a mitigar um pouco essa questão da oferta, porque nós vamos agregar valor. Isso vai ser bom para o Estado de Mato Grosso, e, com certeza, logo, logo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul vão estar também com esse mesmo modelo para poder industrializar o milho e agregar valor. Muito obrigado.

    O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS) – Agradeço a V. Exª o aparte, que incorporo ao meu discurso.

    Senadora Ana Amélia.

    A Srª Ana Amélia (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Senador Moka, o senhor é um defensor incansável do setor agropecuário, especialmente das demandas do seu Estado do Mato Grosso do Sul. Ontem, lá em São Paulo, tive a honra de citar V. Exª e também os colegas Walter Pinheiro, Otto Alencar, Eduardo Amorim e Aloysio Nunes Ferreira na questão do nosso projeto, o PLS nº 200, da pesquisa clínica. Encontrei, ao sair, Senador Moka, e compartilhei, dizendo que aquele projeto, no prêmio que eu estava recebendo ontem lá no Icesp, junto com a Fundação Octavio Frias de Oliveira, era compartilhado com os pacientes de câncer e também com os produtores, com os pesquisadores, com os consultores legislativos desta Casa, que tanto nos têm ajudado, e com os relatores dessa matéria aqui no Senado, que agora está na Câmara, e também com todos os cientistas que trabalham no Brasil na área do câncer, especialmente uma pessoa muito cara ao senhor, que é o Dr. Paulo Hoff, e o Dr. Fábio Franke, que é de Ijuí, que foi um dos auxiliares desse processo. Mas eu queria, Senador Moka, dizer que encontrei, no hotel em que eu estava, um grupo de produtores, de agroindustriais, de dirigentes de agroindústria do seu Estado. Todos eles me fizeram muitas referências a V. Exª. Depois eu vou lhe dar os nomes das pessoas para dizer-lhes que disse também que convivemos muito, que estive, à época do Código Florestal, em Chapadão do Sul, lá no seu Estado, e fiquei impressionada com o que está acontecendo lá. Esses empresários têm também consumo de milho, porque são os maiores industriais da área de frangos no seu Estado, e fiquei muito feliz de ouvir esse depoimento. E também quero dizer, para terminar: nós fizemos na Comissão de Agricultura uma audiência pública tratando da relevância da pesquisa e da inovação na área da agricultura, para melhorar o desempenho, e só ouvimos notícias importantíssimas como a relevância que tem a formação da pesquisa no nosso País...

(Soa a campainha.)

    A Srª Ana Amélia (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – ... para a agricultura, que é um tema muito caro para o senhor. É aquela história, que no Código Florestal aumentamos a produtividade reduzindo a área plantada, graças à tecnologia, que aumentou a competitividade da produção agrícola brasileira, superando inclusive a dos Estados Unidos. Parabéns, Senador Moka, pela sua combativa luta em defesa dos interesses do seu Estado e de uma agricultura cada vez melhor e mais sustentável.

    O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS) – Eu quero, ao encerrar, dizer que este País deve muito exatamente a esses produtores, a essas produtoras, homens e mulheres de mãos calejadas. Aí eu me refiro também ao pequeno agricultor, à agricultura familiar, àquela que produz o alimento do dia a dia. Fico feliz por V. Exª citar o Dr. Paulo Hoff, que foi, sem dúvida nenhuma, uma pessoa...

(Interrupção do som.)

    O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS. Fora do microfone.) – ... muito importante.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Desculpe, Senador Moka.

    O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS) – Eu queria agradecer, então, a emenda da Senadora, que acabou beneficiando aquele que seria um voluntário. Nada mais justo.

    Agradeço ao Dr. Paulo Hoff pela contribuição, mas é claro que quem ganha com isso é a população, aqueles que vão poder ter remédios e fazer avançar essa pesquisa clínica. E cada doente... V. Exª inclusive começou esse trabalho através de um voluntário, se não me engano de nome Afonso, e nós pudemos contribuir. Eu fico muito feliz de ter participado com V. Exª.

    Ao Senador Medeiros, quero dizer que esse problema de ter uma supersafra, é um problema positivo, porque, na verdade, nós temos esse privilégio de ter terras férteis, produtivas e homens com tecnologia suficiente, porque nós não aumentamos a área plantada; nós aumentamos a produtividade, o que é melhor.

    Agradeço ao Presidente o tempo concedido.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/08/2017 - Página 58