Pela ordem durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio à decisão do Superior Tribunal de Justiça que condenou o Deputado Federal Jair Bolsonaro por insultos proferidos contra a Deputada Federal Maria do Rosário.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
PODER JUDICIARIO:
  • Elogio à decisão do Superior Tribunal de Justiça que condenou o Deputado Federal Jair Bolsonaro por insultos proferidos contra a Deputada Federal Maria do Rosário.
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2017 - Página 52
Assunto
Outros > PODER JUDICIARIO
Indexação
  • REGISTRO, JULGAMENTO, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ), OBJETO, CONDENAÇÃO, JAIR BOLSONARO, DEPUTADO FEDERAL, MOTIVO, INJURIA, DESTINATARIO, MARIA DO ROSARIO, ELOGIO, DECISÃO.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, apenas para registrar um fato político, histórico, um fato judicial, histórico, que aconteceu há poucos momentos no Superior Tribunal de Justiça.

    O Superior Tribunal de Justiça decidiu, por quatro a zero, confirmar a sentença que foi dada contra o Deputado Jair Bolsonaro na Justiça de primeiro grau, pelo fato de ter ele agredido verbalmente não somente a Deputada Maria do Rosário, mas todas as mulheres brasileiras, quando, em determinada ocasião, disse que não a estupraria, porque ela não merecia. Como se existisse qualquer mulher que merecesse ser estuprada.

    Esse tipo de concepção político-ideológica está hoje nos Estados Unidos redundando nesses movimentos nazistoides, fascistoides, na violência racial, de gênero, contra as mulheres também. Em boa hora, o Superior Tribunal de Justiça dá um paradeiro.

    Acho que é uma questão importante, que precisa ser comemorada por todas as mulheres, pelos movimentos feministas, pelas Parlamentares. Lá estavam várias Deputadas acompanhando o julgamento, várias delas do nosso Partido. E devo dizer que nos sentimos muito satisfeitos de que a justiça seja feita.

    Esperamos agora que o STF tenha a mesma presteza para fazer o julgamento dessa mesma ação, só que agora no âmbito penal, para que esse troglodita não mais use desse tipo de expediente, de colocação, para se referir às mulheres.

    Agradeço, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2017 - Página 52