Discurso durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da inocência de Gladson Cameli, senador, citado na operação Lava Jato.

Comentários sobre o pronunciamento do General Antonio Hamilton Martins Mourão sugerindo intervenção militar no País.

Críticas a aprovação da reforma política, com referência ao fundo partidário para campanhas políticas.

Autor
Telmário Mota (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:
  • Registro da inocência de Gladson Cameli, senador, citado na operação Lava Jato.
SISTEMA POLITICO:
  • Comentários sobre o pronunciamento do General Antonio Hamilton Martins Mourão sugerindo intervenção militar no País.
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Críticas a aprovação da reforma política, com referência ao fundo partidário para campanhas políticas.
Aparteantes
Ana Amélia, Gladson Cameli.
Publicação
Publicação no DSF de 20/09/2017 - Página 17
Assuntos
Outros > CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Outros > SISTEMA POLITICO
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • REGISTRO, INOCENCIA, GLADSON CAMELI, SENADOR, MOTIVO, INDICAÇÃO, NOME, RELAÇÃO, OPERAÇÃO, POLICIA FEDERAL, INVESTIGAÇÃO, CORRUPÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
  • COMENTARIO, DEFESA, DEMOCRACIA, PRONUNCIAMENTO, OFICIAL GENERAL, EXERCITO, SECRETARIO, DIVISÃO DE ECONOMIA E FINANÇAS, ASSUNTO, INTERVENÇÃO, MILITAR, BRASIL, MOTIVO, CRISE, POLITICA.
  • CRITICA, APROVAÇÃO, REFORMA POLITICA, REFERENCIA, CRIAÇÃO, FUNDO PARTIDARIO, RECURSOS PUBLICOS, FINANCIAMENTO, CAMPANHA ELEITORAL.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Moderador/PTB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, Senador do Acre, Gladson Cameli, V. Exª estava ali no plenário, e eu ia até cumprimentar V. Exª.

    Um dia V. Exª foi citado em investigações ou citações, coisa dessa ordem. E, um dia, V. Exª foi questionado nesta Casa e disse que iria provar sua inocência. Agora, eu soube que a Justiça realmente comunga com o seu sentimento da inocência.

    Isso, naquele momento, me preocupou, porque V. Exª é um Senador novo, é um Senador expoente, é uma das lideranças que nasce no Estado do Acre.

    E eu fiquei extremamente preocupado porque a renovação política, Senadora Ana Amélia, precisa acontecer exatamente com esses homens brilhantes.

    E V. Exª, hoje, sem nenhuma dúvida, está muito mais leve externamente, porque V. Exª já tinha essa consciência quando usou a tribuna.

    Quero parabenizar V. Exª.

    O Sr. Gladson Cameli (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Peço um aparte, Senador Telmário, só para agradecer a V. Exª o carinho, o reconhecimento. Eu não tinha dúvidas de que, mais cedo ou mais tarde, a Justiça iria provar que eu nunca fiz, comunguei com nada ilícito na minha vida política, na minha carreira pessoal, empresarial. Eu sempre digo que sempre confiei e confio tanto na justiça divina como na nossa Justiça brasileira. Muito obrigado pela deferência, Senador.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Moderador/PTB - RR) – V. Exª está convidado a pagar um churrasco para a Senadora Ana Amélia e para os demais também. O Senador Medeiros ficou salivando.

    Bom, Sr. Presidente, eu vim aqui hoje falar um pouco da privatização. Mas eu vim aqui porque houve vários ataques ao General Antonio Hamilton Martins Mourão pela fala desse general, Senadora Ana Amélia e Senador Medeiros.

    O Senador Medeiros é uma pessoa que tem influência – quero até parabenizá-lo pelo brilhante trabalho, porque hoje é um Senador muito ouvido nas redes sociais – e sabe que, diariamente, vemos manifestações pela desilusão das pessoas, por não acreditarem mais, pelo fato de a política não estabelecer mais sonhos. Vemos diariamente as pessoas pedindo uma intervenção militar. Claro que essa intervenção militar é a decisão mais drástica que poderia haver. E o melhor dos sistemas ainda é o sistema democrático. Mas a democracia deve ser dentro da regra, dentro da normalidade, não convivendo com o errado, não convivendo com aquilo que cada dia mais macula, cada dia mais destrói, cada dia mais tira a fé do povo brasileiro das suas instituições.

    Um governo só pode ser forte, um país só pode ser forte, Senador Maranhão, se ele tiver naturalmente as suas instituições fortalecidas.

    Portanto, eu entendo que a fala do General Mourão representa uma luz amarela diante de todos os casos e descasos e vários problemas sem solução. Eu acho que a impunidade neste País começa a criar essa incomodação em todos os segmentos.

    E não tenho dúvida de que o General Mourão, além de ser general, é humano, é brasileiro, é patriota, é nacionalista, tem amor por esta terra. E ele – veja você – é Secretário de Economia do Exército Brasileiro.

    E todo mundo lembra que, um dia desses, nós usamos esta tribuna exatamente para reclamar dos cortes que foram feitos no orçamento do Exército Brasileiro.

    O Exército Brasileiro hoje teve contingenciamento – hoje, não –, teve contingenciamento no seu recurso, impedindo de ele efetuar as suas obrigações institucionais neste País. E isso, naturalmente, deve ter incomodado o General Mourão, como também ele deve ter recebido todas essas manifestações. Eu acho que ele acabou dando um recado para que as pessoas não tornem isso uma brincadeira; para que este País não venha a se acostumar com as coisas erradas; para que este País volte a andar no seu leito; para que este País, as instituições brasileiras, as autoridades brasileiras voltem a ter a esperança, que passem confiança para o povo brasileiro. Portanto, eu entendo isso como um sinal amarelo.

    É importante que todo mundo, neste momento – Poder Executivo, Poder Judiciário e Poder Legislativo –, realmente receba essa mensagem como uma mensagem de mudança de comportamento, como uma mensagem de que ninguém pode ficar na impunidade, na indecisão, de que nem tudo pode ser colocado para debaixo do tapete, porque está todo mundo alerta, está todo mundo olhando, e há muita gente que ama este País e não vai permitir – a grande maioria absoluta ama este País – que essas mazelas, esses procedimentos não republicanos, que hoje maculam, que hoje denigrem, que hoje diminuem as nossas instituições, continuem sendo praticados.

    Então, é fundamental que, neste momento, os órgãos, as instituições brasileiras se ergam, fortaleçam se e punam todos os culpados. Que vão os homens, mas que fiquem as instituições. Os homens são passageiros, as instituições têm de ser sólidas, cada dia mais muito mais fortes. E, para serem mais fortes, elas têm de ser transparentes, e, para serem transparentes, elas têm de punir todos os culpados. Isso é fundamental, é fundamental.

    Agorinha a gente ouviu aqui falar, Senador Medeiros, Presidente, da questão da reforma política. Veja você: um Congresso que não tem condições de fazer uma reforma política vai já, já permitir que o Judiciário baixe uma resolução, que baixe uma resolução na ótica do Judiciário, no sentimento do Judiciário, no olhar do Judiciário. Ou seja, faltam poucos dias para que saia desta Casa uma resposta de uma reforma, que não seria a reforma do sonho brasileiro, não seria a reforma que casaria com o sentimento do povo brasileiro, Senadora Ana Amélia, mas uma reforma que já estabelecesse pelo menos a regra do jogo. Está bem aí. Nós precisamos estabelecer, dizer qual é o formato, o que nós vamos ter disponível para, realmente, ir às urnas e aí fazer a nova escolha de um novo Congresso, de dois terços do Senado, 100% dos Deputados Federais, Deputados Estaduais, Governadores deste País e Presidente da República também – claro, e o Presidente da República.

    Portanto, nós não podemos estar... Eu digo que, às vezes, fico incomodado nesta Casa quando sinto que aqui se engole um elefante e se engasga com uma formiga. A gente tenta fazer com que a coisa ande, e é um puxa daqui, um puxa d'acolá. E o povo brasileiro não consegue entender esse mecanismo, esse formato, essa metodologia que realmente não anda, não busca um consenso.

    Eu sempre digo que nós não vamos atender 100% a demanda e a necessidade de todos os pré-candidatos e candidatos à reeleição. Eu digo sempre que a maior preocupação, o maior entrave, Senadora Ana Amélia, a todo esse processo...

(Soa a campainha.)

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Moderador/PTB - RR) – ...é exatamente, Senador – permita-me mais um tempo –, a questão financeira.

    Eu aqui fico extremamente à vontade, eu fico extremamente à vontade. Eu sempre digo que eu sempre fiz as minhas campanhas com a cara, a coragem, com a minha voz, com os meus sapatos e com a minha verdade, com as minhas posições ideológicas. É assim que eu faço política. Eu nunca vi necessidade... Eu fiz este mandato de Senador, que é um mandato robusto e que muito me honra, em cima de uma pampa, conversando com o povo, onde o povo se encontrava; ali, nas filas naturais, nos sinais, nas reuniões naturais das pessoas. Eu chegava, fazia uma panfletagem, fazia as minhas propostas.

    Então, eu acho que essa preocupação de financiar campanha...

(Soa a campainha.)

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Moderador/PTB - RR) – ...eu não tenho nenhuma, eu não tenho nenhuma. Estou muito tranquilo, estou muito tranquilo. Não vejo essa necessidade. Sapato é barato, compre sapato. A voz Deus deu de graça. Então, use a sua voz e o seu trabalho – o seu trabalho ora!

    Se o cara passa aqui quatro anos como Deputado Federal; passa oito anos como Senador; quatro anos como governador – muitos oito anos, mas, com oito anos, não pode ir à reeleição –, vai ainda querer dinheiro para fazer campanha? Não, chega para o povo: "Olha, você me deu tantos anos de mandato. Eu fiz isso. Mereço ou não mereço voltar?"

    Eu vejo hoje, por exemplo, o Rio Grande do Sul, vejo aquele Estado e vejo aqui os Senadores de lá. E aqui sempre tenho dito à Senadora Ana Amélia que eu tenho até medo de ela ir para Roraima, porque o povo de Roraima tem uma admiração por ela, não é, Osterni? Osterni é um Vereador de Bonfim que realmente é fã número um da Senadora. Às vezes, eu estou no meu gabinete, e ele diz: "Senadora Amélia está falando, faça um aparte a ela." Por que ela conquistou o Brasil? Porque a Senadora Ana Amélia é, desta Casa, uma das poucas Senadoras que têm coerência. Não conseguimos ver na fala da Senadora, no comportamento, oscilações.

    Por isso, hoje, eu estive no Rio Grande do Sul, Senadora, e você é muito querida naquela terra, e aquela terra está muito bem representada, sem nenhuma dúvida, por V. Exª, pelo Senador Paulo Paim, por Lasier. E eu não tenho dúvida de que aquele que é bom volta. Eu torço muito. Ainda tenho mais quatro anos nesta Casa e quero ter o prazer de poder sempre estar bebendo na sabedoria de V. Exª, aprendendo muito com V. Exª, porque V. Exª realmente honra qualquer Parlamentar que possa ter participado da mesma Legislatura que V. Exª.

    Pode usar a palavra, por favor.

    A Srª Ana Amélia (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Muito obrigada, Senador Telmário Mota, pela generosidade das referências, que são sempre estimulantes, mas apenas aumentam muito a responsabilidade para continuar trabalhando dessa forma...

(Soa a campainha.)

    A Srª Ana Amélia (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – ...com comprometimento, com interesse social. Estamos, neste aspecto, do mesmo lado; trabalhamos pelos mesmos interesses sociais, na área da saúde, da agricultura, da produção, do desenvolvimento. V. Exª, pela situação que está no Estado de Roraima, pelas minorias, pela comunidade indígena, por quilombolas, da mesma forma, como nós também temos demandas nessas áreas no Rio Grande do Sul: meio ambiente e sustentabilidade.

    Então, V. Exª também... Nós temos aqui uma convivência extremamente fraterna e extremamente respeitosa. Eu queria também aproveitar que V. Exª está na tribuna para mandar um grande abraço para o nosso querido Vereador lá de Bonfim, pela gentileza que ele tem sempre ao fazer essas referências, que são, claro, muito estimulantes. Um grande abraço, Senador.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Moderador/PTB - RR) – Obrigado, Senadora Ana Amélia.

    Portanto, Sr. Presidente, eu quero encerrar. Claro que findei... O Senador Medeiros me deu tão poucos minutos... Ele é muito caxias quando está na Presidência. Ele reduziu meu tempo a muito pouco, e acabou que o meu outro pronunciamento ficará para amanhã. Mas esse assunto era importante a gente aqui destacar.

    Sr. Presidente, meu muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/09/2017 - Página 17