Fala da Presidência durante a 139ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comunica orientação normativa referente ao Ato da Presidência do Senado nº 93, de 1997, que trata de regras para entrada no Plenário.

Autor
João Alberto Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: João Alberto de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO:
  • Comunica orientação normativa referente ao Ato da Presidência do Senado nº 93, de 1997, que trata de regras para entrada no Plenário.
Publicação
Publicação no DSF de 26/09/2017 - Página 6
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • COMENTARIO, NORMAS, VINCULAÇÃO, ATO, PRESIDENCIA, SENADO, REFERENCIA, EXIGENCIA, ACEITAÇÃO, INGRESSO, PLENARIO.

    O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) – Declaro aberta a sessão.

    A Presidência comunica ao Plenário que há expediente sobre a mesa e que, nos termos do art. 241 do Regimento Interno, vai à publicação no Diário do Senado Federal.

    Srs. Senadores, eu pedi à nossa assessoria uma orientação informativa sobre alguns comportamentos aqui no plenário e eu gostaria da atenção dos Srs. Senadores, inclusive essa normativa vem de um ato da Presidência do Senado nº 93, de 1997.

Art. 4º – Só poderão ter entrada e permanência no Plenário, nos Plenários das Comissões, na Sala do Café dos Senadores, na Tribuna de Honra e na Bancada de Imprensa, pessoas trajando terno de passeio completo, uniforme [no caso das senhoras], vestido ou calça comprida.

    Eu estou dizendo isso, porque nós estamos infringindo, às vezes, até aqui no plenário do Senado, e não há como fazer essa infringência. O informativo é muito grande e é bem interessante: "Não é permitida a presença na Bancada da Imprensa de pessoas a ela estranha", o que a gente vê comumente.

    E eu tenho outros informativos aqui bem interessantes sobre o qual, quando nós tivermos com o Plenário mais completo, eu gostaria de conversar com os Srs. Senadores. Por exemplo, não se pode falar com a Mesa sentado; nos apartes, sentado; qualquer outro tipo de palavra do Senador, ele tem de estar de pé. No horário em que fala no Pequeno Expediente, uma comunicação inadiável ou da liderança, não é permitido qualquer tipo de aparte. E, às vezes, a gente se comporta aqui não querendo ceder e não é bem visto.

    Eu quero dizer que, quando assim me porto, estou cumprindo o Regimento da Casa.

    Essa explicação... Eu não vou ler todo o documento e oportunamente poderei conversar com os Srs. Senadores.

    Mas o Senador não pode falar, não pode assumir a tribuna, não pode, de qualquer maneira, estar no plenário, sem paletó e gravata. Não é permitido pelo Regimento. Inclusive, isso fala do decoro da Casa.

    Com essas explicações, vou conceder a palavra.

    Há oradores inscritos. Em primeiro lugar, está inscrita a Senadora Ana Amélia, que vai falar por 20 minutos.

    A sessão não é deliberativa.

    Com a palavra V. Exª, Senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/09/2017 - Página 6