Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a atuação de S. Exa junto ao Ministério da Educação para a criação de novos cursos de medicina no Estado de Rondônia.

Registro de solicitação de recursos financeiros ao Ministro da Saúde Ricardo Barros para mudar o cabeamento elétrico do hospital municipal de Alto Floresta, no Estado de Rondônia.

Autor
Ivo Cassol (PP - Progressistas/RO)
Nome completo: Ivo Narciso Cassol
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Destaque para a atuação de S. Exa junto ao Ministério da Educação para a criação de novos cursos de medicina no Estado de Rondônia.
SAUDE:
  • Registro de solicitação de recursos financeiros ao Ministro da Saúde Ricardo Barros para mudar o cabeamento elétrico do hospital municipal de Alto Floresta, no Estado de Rondônia.
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/2017 - Página 17
Assuntos
Outros > EDUCAÇÃO
Outros > SAUDE
Indexação
  • AGRADECIMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), ATENDIMENTO, PEDIDO, CRIAÇÃO, FORMAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, MEDICINA, LOCAL, MUNICIPIO, JI-PARANA (RO), JARU (RO), ROLIM DE MOURA (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • AGRADECIMENTO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), MOTIVO, COMPROMISSO, ATENDIMENTO, SOLICITAÇÃO, DESTINAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, OBJETIVO, CONSERTO, ELETRICIDADE, HOSPITAL, LOCAL, MUNICIPIO, ALTA FLORESTA (MT).

    O SR. IVO CASSOL (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Sr. Presidente.

    Srªs e Srs. Senadores, é com alegria e satisfação que, mais uma vez, subo à tribuna desta Casa, primeiramente para agradecer a Deus por tudo que tem propiciado à minha vida. Especialmente, quero aqui fazer um agradecimento a todas as minhas amigas dos quatro cantos do meu Estado de Rondônia e do Brasil, agradecer aos meus amigos, às liderança religiosas, que, em casa ou na igreja, sempre, nas suas orações, estão pedindo para que nosso Pai Celestial sempre me acompanhe, guie-me, proteja-me e continue me dando cada vez mais suporte, para que eu consiga cada vez mais me moldar da maneira que a nossa sociedade, que as pessoas do meu Estado, aquelas que sempre me têm acompanhado nas minhas caminhadas, desejam.

    Eu quero aqui dizer, Sr. Presidente, que, na última semana, infelizmente um colega desta Casa, nas mídias sociais, denegriu e, ao mesmo tempo, ofendeu a mim, minha esposa, meus filhos e meus netos com palavrões de baixo calão, não de um Parlamentar, de um Senador da República. Mas, ao mesmo tempo, eu jamais abaixei o nível e jamais ofendi por mais que esse representante do Estado de Rondônia tenha cometido ou tenha feito alguma coisa para o Estado ou para si. Enfim, não vamos aqui discutir. E não vou trazer para a tribuna desta Casa os fatos que aconteceram e a resposta também que dei à altura para esse cidadão. Infelizmente eu considero que esse Parlamentar perdeu o equilíbrio, perdeu o controle, porque ele tinha que vir à tribuna do Senado ou na Comissão de Constituição e Justiça e discutir comigo o projeto da maneira que eu coloquei em pauta e não tentar atingir minha moral, minha pessoa e minha família. Mas, ao mesmo tempo, eu olho para frente e vejo as coisas boas que há, porque, por mais que algum queira o confronto, eu não entro nesse jogo.

    E, junto, aqui no nosso plenário, está o Prefeito da cidade de Alta Floresta d'Oeste, o empresário Carlos, comerciante, Prefeito de uma cidade que, além de tudo, tem um potencial agrícola extraordinário, o maior produtor de feijão da Região Norte, tem quase 3 mil quilômetros de estrada e tem, no Estado de Rondônia, um potencial turístico no turismo de piscicultura, que é o Porto Rolim, que recebe pescadores dos quatro cantos do Brasil. Carlos, é uma alegria tê-lo aqui no plenário do Senado Federal. Quero te desejar sucesso nessa administração. Juntamente com o nosso parceiro, o Deputado Luiz Cláudio, temos trabalhado para botar recurso para que você possa ter sucesso naquela administração da cidade, junto com todos lá: vereadores, Vice-Prefeito. Infelizmente, perdemos o Vice-Prefeito, Edmar. Que Deus o tenha onde está, mas, com certeza, está junto com a gente e a população que acredita nisso.

    Quero aproveitar esta oportunidade aqui hoje, Senador, para trazer coisas boas para o nosso Estado de Rondônia. Eu venho lutando e cobrei do Ministro da Educação e, especialmente, do Ministério da Saúde cursos de Medicina, porque hoje nós temos três cursos em Porto Velho – da São Lucas, da Fimca e da Unir – e temos um curso da Facimed, de Medicina, na cidade de Cacoal. Temos também um que já está liberado. Esperamos que, em breve, a Unesc, de Cacoal, possa, sim, de uma vez por todas, ao mesmo tempo, ter a condição de começar a fazer o vestibular e abrir nova oportunidade para os nossos jovens acadêmicos que querem aproveitar a oportunidade de entrar no curso de Medicina.

    E eu venho trabalhando junto com o Deputado Luiz Cláudio, Carlos, junto com o Ministro Ricardo Barros e junto com o Secretário Rogério Abdalla. Nós estivemos ontem com o Ministro e pedimos para quatro cidades o curso de Medicina. Pedimos mais quatro cursos. Um para a cidade de Ji-Paraná, para a população de Ji-Paraná.

    Enquanto há alguns que deviam se preocupar com o Estado e com a cidade, eu, na verdade, me preocupo com a cidade e com o Estado e não com o trabalho particular e individual de alguma pessoa. Eu me preocupo com os nossos jovens que saem do ensino médio e têm um sonho de ter um curso de nível superior. E esse curso, com certeza, é Medicina.

    E muitos, Carlos, saem do nosso Estado, saem de Alta Floresta, de Rolim de Moura, de Ji-Paraná e vão para cidades da Bolívia, para países vizinhos da Bolívia, para o Paraguai ou para a Argentina, com dificuldade depois para poder trabalhar no nosso Estado. No Brasil, o único que pode contratar é o Mais Médicos.

    Faço essa luta junto com o Ministério da Saúde, pois o Ministro Ricardo Barros é do nosso Partido. Além de Deputado Federal, é o nosso Ministro.

    Para nossa alegria, ontem à tarde, às 18h, em audiência pública com o Ministro Ricardo Barros, foi dado o sinal positivo do Ministério da Saúde, e serão atendidas três cidades do Estado de Rondônia com curso de Medicina. Já há o aval do Ministério da Saúde para as cidades que vão ser beneficiadas com o curso de Medicina, como a cidade de Rolim de Moura.

    Outra cidade que vai ser beneficiada com o curso de Medicina e para a qual vimos trabalhando é a cidade de Ji-Paraná, que é o coração do Estado de Rondônia.

    A outra cidade que já tem a aprovação do Ministério da Saúde e está indo ao Ministério da Educação para, aí, sim, fazer o edital, colocar na praça e dar oportunidade para as faculdades particulares participarem desse leilão, desse concurso, enfim, da modalidade que rege a legislação, a outra cidade, além de Ji-Paraná, é a cidade de Jaru.

    Aí, o povo de Ariquemes que está me assistindo agora diz o seguinte: "Mas, Cassol, Ariquemes é a terceira maior cidade do Estado de Rondônia em população, em índice econômico naquela região, por que ficou de fora?" Na verdade, não ficou de fora. Acontece que a equipe da saúde ainda está estudando se pode, em breve, também autorizar a região da Grande Ariquemes. Aí, sim, a cidade de Ariquemes também terá um curso de Medicina.

    Eu me recordo, Prefeito Carlos, de que, quando era Governador do Estado de Rondônia, em 2003, o curso da Unir, em Porto Velho, ia fechar, porque o Estado, que estava construindo um prédio que ia auxiliar o laboratório, enfim as salas de aula, o Estado não estava mais fazendo. Eu fui lá e assumi um compromisso com o reitor na época, com os acadêmicos, e o curso de Medicina permaneceu e está lá até hoje, ampliando, depois, com a São Lucas e, ao mesmo tempo, ampliando com a Fimca e com a Facimed, de Cacoal.

    Mas só isso é suficiente? Não é, não. Nós precisamos de mais profissionais na área da saúde, especialmente a Região Norte, especialmente o nosso Estado de Rondônia.

    Com o cadastramento e com a aptidão da cidade de Rolim de Moura para ter a oportunidade de ter um curso de Medicina, vai atender, ao mesmo tempo, as cidades de Alta Floresta, de Alto Alegre, de Santa Luzia, de Parecis, de São Felipe, de Primavera, de Castanheiras, de Novo Horizonte, de Brasilândia, de São Miguel, de Seringueiras, de São Francisco, de Costa Marques e o Brasil afora.

    E a cidade de Jaru não é diferente, Sr. Presidente. Perto da cidade de Jaru, nós temos Theobroma, Vale do Anari, Machadinho, Jorge Teixeira. Nós temos também o distrito de Tarilândia, Nova União, Mirante, Ouro Preto, Urupá, Teixeirópolis, Jorge Teixeira. Portanto, são vários locais.

    O exemplo de Ji-Paraná...

(Soa a campainha.)

    O SR. IVO CASSOL (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RO) – Ji-Paraná com o curso de Medicina, Sr. Presidente, vai atender não só Ji-Paraná, mas o Município de Ouro Preto, vai atender também o Município de Presidente Médici. E olhe que Ji-Paraná é a nossa segunda maior cidade do Estado de Rondônia.

    Mas, além disso tudo, é dar oportunidade para os nossos filhos não precisarem se deslocar do Brasil e fazer o curso na Bolívia, por mais que alguns, por condições financeiras, vão. Mas tendo oportunidade de participar em vestibular, muitos desses ficarão nessa oportunidade que está sendo aberta para esses novos cursos.

    A parte do Ministério da Saúde está feita. A parte do Ministério da Saúde está conclusa para a cidade de Rolim de Moura, para a cidade de Jaru e para a cidade de Ji-Paraná, faltando só a cidade de Ariquemes.

    Portanto, essas três cidades que frisei por primeiro estão indo para o Ministério de Educação. E aí, assim, quero pedir para o Ministro da Educação que, urgentemente, faça um decreto...

(Soa a campainha.)

    O SR. IVO CASSOL (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RO) – ...faça a portaria, publique-se para que a gente possa dar oportunidade para as nossas faculdades no Estado de Rondônia participarem e ao mesmo tempo terem a condição de dar esse curso, para dar essa oportunidade para esses acadêmicos que querem ser os nossos futuros médicos.

    Portanto, neste momento, mais uma vez quero agradecer, Sr. Presidente... Mas também, além disso, agradecer ao Ministro Ricardo Barros. Ontem, nós estivemos pedindo recursos do empenho que foi assumido, o compromisso, no ano passado para a cidade de Ariquemes: R$3 milhões. E ele autorizou, já foi para a Caixa Econômica Federal para que se proceda R$1 mil para este ano e 2,1 milhões no começo de 2018.

    Ao mesmo tempo, fizemos um pedido junto com o Prefeito Carlos, para que a gente possa também liberar no mínimo R$1,6 milhão a R$1,8 milhão para a cidade de Alta Floresta, para que possa mudar toda a fiação elétrica,...

(Soa a campainha.)

    O SR. IVO CASSOL (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RO) – ... possa mudar todo o cabeamento e possa melhorar ainda mais o hospital municipal da sua cidade, Carlos.

    Vamos trabalhar em cima disso. O Ministro deu a palavra para nós de que vai dar atenção especial, e nós vamos aguardar nos próximos dias se vamos ter sucesso nessa solicitação nossa.

    Além da substituição dos cabos, da fiação, da parte elétrica, vai ser colocada a climatização, o ar-condicionado em todas as enfermarias, em todos os consultórios, para que a gente possa dar ao nosso paciente uma qualidade de vida mais digna e melhor.

    Com certeza, o nosso trabalho aqui é grande, e a continuação é maior ainda, mas por isso quero aqui agradecer a Deus, agradecer aos nossos amigos e amigas que, sempre em suas orações, colocam o nosso nome para Deus possa abençoar.

    E aqui, ao mesmo tempo, com certeza, quero agradecer essa confiança, esse carinho especial que todas essas pessoas sempre tiveram, Sr. Presidente, na minha pessoa.

(Soa a campainha.)

    O SR. IVO CASSOL (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RO) – Obrigado de coração. Não há dinheiro que pague isso. Eu só tenho uma maneira de tentar retribuir: continuar trabalhando.

    Por isso, quero deixar aos taxistas do Estado de Rondônia o meu abraço. Vou à luta, porque esse projeto de lei que foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça vai inviabilizar, vai proibir vocês fazerem o trabalho que estão fazendo hoje. Portanto, a luta é de vocês, é uma "pegadinha" que está na lei: primeiro, a penalidade é pesada, é uma multa pesada; segundo, a retenção da carteira e retenção do veículo.

    Não é isso o que eu quero para os taxistas do Brasil; não é isso o que eu quero para os taxistas do meu Estado de Rondônia. O que eu quero é aqui, sim, fazer um trabalho para o povo, e não ficar fazendo trabalho para empresa particular, como algum Parlamentar faz aqui nesta Casa.

    Um abraço e obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/2017 - Página 17