Pela ordem durante a 153ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio à decisão do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que suspendeu a importação de leite do Uruguai por tempo indeterminado.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Elogio à decisão do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que suspendeu a importação de leite do Uruguai por tempo indeterminado.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2017 - Página 69
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • ELOGIO, DECISÃO, BLAIRO MAGGI, MINISTRO, MINISTERIO DA AGRICULTURA (MAGR), SUSPENSÃO, IMPORTAÇÃO, LEITE, URUGUAI, PAIS ESTRANGEIRO, PRAZO INDETERMINADO, OBJETIVO, MELHORIA, ECONOMIA, SETOR, PRODUÇÃO, LATICINIO, ENFASE, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Presidente, o Senador Agripino acabou de falar como Senador do Rio Grande do Norte, e agora, como Senadora do Rio Grande do Sul, no outro extremo, venho aplaudir aqui a decisão do Ministro Blairo Maggi, da Agricultura, ao suspender a importação de leite do Uruguai por tempo indeterminado.

    Todas as entidades ligadas à produção de lácteos do meu Estado – o Sindilat, de Alexandre Guerra; a Federação dos Trabalhadores da Agricultura, de Carlos Joel da Silva; a Farsul, de Carlos Sperotto; as cooperativas que trabalham com a área de laticínios e leite – estavam numa situação desesperadora, talvez a mais profunda crise do setor de lácteos, de laticínios do meu Estado, com os preços caindo violentamente, não remunerando minimamente o custo de produção dos produtores de leite. E essa situação estava se agravando, a cada dia, pela importação em escala, além do que regularmente havia sido feito em outras épocas. E isso arrasou o mercado e a queda nos preços veio criar uma profunda crise, com muitos produtores, inclusive, pensando em abandonar a atividade, que é socialmente importante porque é uma renda adicional na diversificação da produção agropecuária do Rio Grande do Sul, que é uma das mais importantes bacias leiteiras do País.

    Então, eu queria saudar essa decisão do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, por ter entendido a gravidade da situação a que chegou o setor de leite do meu Estado do Rio Grande do Sul com essa decisão de suspender a importação por tempo indeterminado de leite do Uruguai.

    Obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2017 - Página 69