Discurso durante a 172ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Defesa da construção de uma adutora no Vale do Gurgueia.

Autor
Elmano Férrer (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Defesa da construção de uma adutora no Vale do Gurgueia.
Publicação
Publicação no DSF de 10/11/2017 - Página 58
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • DEFESA, CONSTRUÇÃO, ADUTORA, LOCAL, VALE, GURGUEIA, REGISTRO, APOIO, COMPANHIA DE PESQUISA DE RECURSOS MINERAIS (CPRM), MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (CODEVASF).

    O SR. ELMANO FÉRRER (PMDB - PI) – Um minuto apenas.

    Já que V.Exª falou dessa abundância de água também a que nos reportamos aqui, quero dizer que temos um projeto já concebido por geólogos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), hoje Serviço Geológico do Brasil; temos o projeto de uma adutora, que é exatamente para levar água desse aquífero lá do Gurgueia, onde já existem 37 poços tubulares.

    Já falei sobre isso da tribuna desta Casa, mas, por oportuno, vou repetir novamente. Existem 37 poços tubulares, que foram perfurados na década de 1980. Se fôssemos fazê-los hoje, gastaríamos R$100 milhões, segundo cálculos superficiais feitos não só pela CPRM, como pelo próprio DNOCS. Estão lá os poços que foram feitos para irrigação, mas o projeto não andou. Eles estão não diria abandonados, mas inutilizados.

    Então, os geólogos da CPRM conceberam esse projeto de levar água desse rio – eu diria rio subterrâneo – do Vale do Gurgueia para 51 Municípios dessa região dos cerrados piauienses, a que me referi aqui, para resolver o problema em definitivo dessas populações desses Municípios, que estão hoje em torno de quase 500 mil habitantes. Ou seja, é uma adutora da mais alta relevância.

    Nós abraçamos essa ideia e conseguimos agora com o Governo, através do Ministério da Integração e da Codevasf, os recursos necessários para fazer o estudo de viabilidade. Não é que o Governo vai fazer a adutora agora. Não; será feito inicialmente... Acreditamos nesse projeto, mas será feito agora o estudo de viabilidade – viabilidade técnica, viabilidade econômica e viabilidade ambiental dessa adutora.

    Então, queria só fazer esse registro e reiterar que nós estamos com o apoio do Ministério da Integração, da Codevasf e de outros órgãos e instituições. E o próprio Presidente da República nos assegurou os recursos necessários para esse estudo de viabilidade dessa adutora. Nós acreditamos em sua viabilidade, mas temos que aguardar.

    Era só esse registro que eu não poderia deixar de fazer nesta oportunidade.

    Agradeço, mais uma vez, a condescendência, aliás, a paciência de V. Exª.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/11/2017 - Página 58