Discurso durante a 194ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Cumprimentos ao Presidente do Senado, Eunício Oliveira, pela prestação de contas do ano legislativo de 2017.

Autor
Telmário Mota (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Cumprimentos ao Presidente do Senado, Eunício Oliveira, pela prestação de contas do ano legislativo de 2017.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2017 - Página 32
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • CUMPRIMENTO, PRESIDENTE, SENADO, EUNICIO OLIVEIRA, ESTADO DO CEARA (CE), PRESTAÇÃO DE CONTAS, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ELOGIO, GESTÃO.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Moderador/PTB - RR. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, na mesma linha que os companheiros que me antecederam, quero dizer que o espírito natalino vem recheado de reflexões e de renúncia.

    V. Exª, hoje ocupando essa tribuna, ainda com matéria deliberativa, prestou uma longa conta do seu trabalho. Quero, com isso, parabenizá-lo. Mas o discurso de V. Exª despertou o espírito natalino nos nossos companheiros. Vi aqui o Líder Lindbergh, que, por diversas vezes, naturalmente buscando seu espaço, tentando fazer a sua voz ser ouvida, pode até ter ultrapassado, exagerado, mas exatamente, neste momento, ele se encontra em reflexão, também pede as suas desculpas e traz água para o leito do rio.

    V. Exª sabe que esta Casa é uma Casa de discussão, é uma Casa de debates, é uma Casa de diversos interesses e, portanto, interesses conflitantes. V. Exª ocupou a Presidência do Senado e do Congresso e não deixou a banda passar. V. Exª trouxe o Senado para o eixo do debate, comprometido com o povo, comprometido com as leis, comprometido com a justiça. O tempo pode até ter sido curto, é verdade.

    O desgaste do Congresso, aqui já destacado por alguns companheiros, não pode ser corrigido só com a atitude do Presidente. O desgaste do Congresso vai ser corrigido com o encontro dos Parlamentares com o seu povo. Portanto, Sr. Presidente, não tenho nenhuma dúvida de que o gesto de V. Exª foi de gestor, foi um gesto de pai. E vemos isso, por exemplo, com o Senador Randolfe, da minoria, reconhecendo que não foi esmagado pela maioria porque teve a proteção responsável de V. Exª.

    Então, quero aqui dizer que V. Exª dificilmente vai ter unanimidade, mas tem a unanimidade do reconhecimento. Mesmo na dureza, mesmo na flexibilidade, todo mundo entende que V. Exª sempre buscou o consenso e o bom encaminhamento da coisa pública e dos serviços desta Casa.

    V. Exª deu um exemplo de austeridade, e fico aqui feliz, porque, quando eu fui Vereador, pela primeira vez na história das câmaras do norte, quando houve uma devolução na Câmara de Boa Vista, foi por uma sugestão minha, como economista. E esse recurso, ao ser devolvido ao Executivo, foi colocado em creches. E aqui, pela sua capacidade de gestão, pela sua visão de empreendedor que é, de um político comprometido com a austeridade, V. Exª conseguiu economizar naquilo que é possível e deu um exemplo de que o Senado está atento à reclamação e às observações da população.

    Também essa história de que o Senador tem de apreçar daqui, de gastar dali, eu acho que essas verbas indenizatórias, esses recursos disponibilizados aos gabinetes são exatamente para uma boa função do Parlamentar. O que o Parlamentar não pode fazer é pegar propina, o que o Parlamentar não pode fazer é se envolver em corrupção, porque é isso que macula o nome do Senado, não são as verbas indenizatórias. Elas, aplicadas corretamente, fiscalizadas...

    O órgão público da maior transparência é o que V. Exª comanda: pode ter certeza disso. Nós somos a vitrine, somos o shopping center das despesas, onde todo mundo tem o poder de análise.

    Então, V. Exª, sem nenhuma dúvida, assumiu preparadamente a Presidência desta Casa num momento de turbulência – o País passando por crise ética, crise moral, crise econômica, crise política. E V. Exª não fugiu à sua tarefa e colocou o Senado e o Congresso nos principais debates.

    Se fizemos tudo correto? O tempo vai avaliar, mas a vontade foi, com certeza, de fazer o melhor. E o melhor V. Exª deu para esta Casa.

    Parabéns à gestão de V. Exª! Parabéns aos eleitores do meu querido Ceará, por tê-lo escolhido!

    Sei que V. Exª, nesse pequeno tempo, passou por enfermidade – V. Exª teve ainda isso. Não é fácil, num momento de crise, ainda mais convivendo com alguma crise de enfermidade, mas V. Exª teve o pulso e a vontade de fazer esta Casa funcionar. Por isso, os dados estatísticos que V. Exª trouxe hoje são positivos e aplausíveis.

    Parabéns! Que Deus o abençoe. Feliz Natal e Ano-Novo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2017 - Página 32