Discurso durante a 193ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Crítica ao baixo número de voos para Roraima, Acre e Amapá.

Autor
Telmário Mota (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Crítica ao baixo número de voos para Roraima, Acre e Amapá.
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2017 - Página 54
Assunto
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • CRITICA, EMPRESA, TRANSPORTE AEREO, MOTIVO, REDUÇÃO, NUMERO, VOO, ESTADO DE RORAIMA (RR), ESTADO DO ACRE (AC), ESTADO DO AMAPA (AP).

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Moderador/PTB - RR. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, na mesma linha do Senador Jorge Viana, que hoje tem o seu Acre praticamente ilhado em termos de transporte aéreo, porque, durante todo o mês de dezembro, já não há mais vagas nas empresas aéreas, Roraima passa por esse mesmo problema. Roraima é muito mais distante.

    Lamentavelmente, o projeto com o qual a gente trabalhou, trabalhou em várias mãos, discutindo a necessidade real daquela região tão carente de uma assistência... O transporte aéreo na nossa região, Sr. Presidente, não é nenhum privilégio, nenhum luxo, é uma necessidade. De repente, Senador Davi Alcolumbre, o Amapá também deve passar por essa situação.

    Em Roraima, hoje, ninguém consegue uma passagem. Eu até estava preocupado, imaginando se a gente não concluir a votação até amanhã, pois tenho compromisso sério no final de semana, no meu Estado, e não tenho como voltar aqui, na próxima semana, por conta de que, até o final de dezembro, não há nenhuma expectativa de voo.

    Então, é lamentável que o Estado de Roraima fique aí isolado por falta de sensibilidade e, sem nenhuma dúvida, por uma ação muito forte do Estado de São Paulo e do Estado do Paraná, que foram alguns dos Estados que mais pressionaram para que este projeto, que ia beneficiar todos, especialmente nós da Região Norte, não fosse aqui aprovado.

    V. Exª contribuiu muito e deu um tempo, inclusive na votação deste projeto, para que ele tivesse êxito na aprovação. Lamentavelmente, faltou sensibilidade.

(Soa a campainha.)

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Moderador/PTB - RR) – E hoje Roraima, Acre e talvez até o Amapá já estejam aí sofrendo, estão ilhados de transporte aéreo.

    Então, eu queria fazer aqui esse registro e um apelo às empresas aéreas. Os Senadores, tanto do Acre quanto de Roraima, tiveram a disposição de ajudar a implementar mais esses voos. Portanto, que eles sejam colocados e não façam do Estado de Roraima um isolamento, como também não pode ser feito no Estado do Acre, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2017 - Página 54